Jovem Crente: Sobre o ano que mudou a minha vida

Sobre o ano que mudou a minha vida


Meu nome é Julia Vital, sou carioca, fiz CLD (Curso de Liderança e Discipulado) no SBPV (Seminário Bíblico Palavra da Vida) no ano de 2014, e estou aqui para compartilhar tanto meu testemunho sobre a minha experiência no CLD, para você que faz ou pretende fazer (com conselhos para te ajudar!), quanto de como está a minha vida hoje, três anos após ter me formado no curso.

Ida para o CLD:

Bom, vamos começar pelo começo...

Talvez compartilhar a experiência de como se deu o processo da minha ida para o CLD, possa contribuir com a sua decisão de ir (ou não).

Nunca havia cogitado fazer Seminário antes, que dirá interno. Ninguém da minha família ou próximo a mim fez, e na igreja, apenas os pastores. Durante todo o meu 3º ano do Ensino Médio estive indecisa quanto ao que cursar na faculdade e, por isso, brigava com Deus em oração porque achava que Ele tinha que me revelar sobrenaturalmente a carreira que eu deveria seguir, visto que eu queria que minha profissão estivesse vinculada ao meu ministério, de forma que eu não O servisse apenas aos domingos na igreja. Mas com o silêncio de uma resposta específica de Deus, após fazer todos os testes vocacionais online gratuitos que encontrei, e por causa de alguns motivos e objetivos pessoais e ministeriais, entendi o direcionamento de Deus para cursar Pedagogia.

Um versículo que me ajudou muito durante essa fase foi: "Quem é o homem que teme o Senhor? Ele o instruirá no caminho que deve seguir" (Sl 25.12). Aprendi a me preocupar em temer ao Senhor apenas, e confiar que Ele instruiria o caminho que eu deveria seguir, pois Ele é o maior interessado em que eu cumpra os propósitos que Ele tem sonhado para a minha vida, e faz infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou sequer pensamos (Ef 3.20 - Grifo da autora), então bastava entregar, confiar, descansar (e estudar!) que o mais Ele faria (Sl 37.4).

Então, prestei vestibular e passei para a Unirio, uma Universidade Federal da minha cidade. Porém, em uma conversa com uma amiga sobre a juventude da nossa igreja, ela citou uma terceira pessoa que eu sequer conhecia que "fez um curso de 1 ano no PV (Palavra da Vida) e voltou com a vida transformada". Eu só tinha ouvido falar do PV uma vez na vida antes, como um acampamento apenas, mas essa parte da conversa ficou na minha cabeça durante dias, inclusive sonhei duas noites a respeito disso, até que decidi pesquisar sobre o CLD. Vendo que só havia fora do meu Estado e achando loucura, fiz a seguinte oração: "Deus, se estiver mesmo me chamando para ir, então que aconteça tudo sem que eu tenha como dizer que não foi da Sua Vontade". Parece um passo de fé, mas foi de covardia. Em outras palavras eu estava dizendo "faz tudo acontecer, porque eu não vou mover um dedo!".

A partir dali, Deus foi encaminhando cada detalhe, abrindo as portas, confirmando no coração dos meus pais que são separados e estavam desviados na época (inclusive mandando pessoas que nem os conheciam para falar com eles a respeito desse Seminário), enviando mantenedores sem eu sequer buscar, através do apoio e incentivo do meu pastor, e da minha igreja que é pequena e pagou 70% da mensalidade, etc.

Diante disso, eu larguei tudo! Família, casa, namorado que eu tinha na época, amigos, cidade, vaga em faculdade Federal no curso que eu finalmente tinha escolhido, para mergulhar de cabeça nessa aventura com Deus! Cheguei ao SBPV de para quedas, sem nunca ter ido antes ou sequer conhecer alguém, direto para morar. Uma das maiores e melhores decisões que eu já tomei na vida!

O ano no CLD:

O ano foi incrível, o que não é sinônimo de fácil. O CLD não é como um "acampamento de 1 ano", como muitos pensam equivocadamente. Um versículo que muito me encorajou, especialmente por eu ver se cumprir na minha vida enquanto aluna do CLD, foi: "Respondeu Jesus: Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais já no tempo presente casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna" (Mc 10.29-30).

E, de fato, esse ano tem tudo para mudar a sua vida, mas só se você permitir! Pensando nisso, gostaria de dar três conselhos, tanto para quem cursa, quanto para quem pretende cursar o CLD.

1. INVISTA EM VIDAS!

Estudar é fundamental, mas você vai aprender a fazer isso sozinho, vai acumular material e conhecer muitos outros a que vai poder recorrer ao longo da vida. Mas dificilmente você vai ter em outro local tanta concentração de pessoas cristãs, bíblicas, dispostas a ter uma amizade "como o ferro afia o ferro" (Pv 27.17), de confissão de pecados, edificação mútua, etc. Os vínculos que construímos ali permanecem para vida toda. E, cá entre nós, é maravilhoso ter sempre onde passar as férias com amigos de todos os lugares do Brasil e até outros países!

2. TENHA CORAÇÃO ENSINÁVEL!

- Esteja aberto para exortação e repreensão para crescer em sabedoria (Pv 9.9). Elas servem para nos aperfeiçoar, não desencorajar.

- Confesse seus pecados (Tg 5.16; Pv 28.13), preferencialmente para alguém da liderança de sua confiança (pais de quarto ou grupão são excelentes opções! São treinados para caminhar contigo, interceder e ajudar sem julgar!).

- Disposição para ministério: Entenda que antes da liderança, quem escolhe e direciona onde e em que você vai servir é o próprio Deus através da equipe em oração. Ele te conhece como ninguém (seu perfil, personalidade, dons, talentos, áreas que precisam ser trabalhadas…) e vai te colocar no melhor lugar para você!

- Permita-se ser tratado em TODAS as áreas da vida! Não retenha nenhuma para si, Ele é onisciente e já sabe de tudo. Tentar esconder só te tira o privilégio de se relacionar e ter experiências profundas com Ele. E você nunca perde por se entregar ao Senhor, cuja vontade realmente não é a sua, mas é boa, agradável e perfeita (Rm 12.2) e faz com que TUDO coopere para o bem daqueles que O amam (Rm 8.28). Ele te ama bem mais do que você mesmo, e, não só sabe, como TEM aquilo que é melhor para cada área da sua vida.

3. DESFOQUE DE RELACIONAMENTO

Apaixonar-se e sonhar em casar não é apenas normal, como saudável! No entanto, muitas vezes estamos tão preocupados em encontrar alguém de Deus para casar que esquecemos de SER alguém de Deus primeiro. E ser PARA Deus, não para um futuro cônjuge.

Estamos na fase ideal para servir ao Senhor sem reservas! Não somos crianças, temos certa independência, alguns até o próprio dinheiro, mas ao mesmo tempo creio que a maioria não sustente uma casa nem tenha contas pesadas para pagar; nem vidas dependendo de nós (cônjuge, filhos). É o momento perfeito para se entregar completamente e viver aventuras com Deus! Como o CLD, por exemplo, que talvez não seja possível em outras fases da sua vida.

Enquanto isso, permita que ELE cuide do seu coração, guarde-o nEle (Pv 4.23). Nenhuma área da sua vida é fútil para Deus, e Ele é o primeiro a sonhar com um casamento bíblico, feliz e saudável para a sua vida. Além disso, assim como a nossa fruta favorita tem gosto ruim enquanto não está madura, do mesmo modo é despertar o amor antes da hora (Ct 8.4). Não se trata apenas de encontrar a pessoa de Deus, mas de SER a pessoa dEle para alguém também, e no tempo certo! Quando casar, você vai ficar o resto de sua vida com a pessoa (amém?!), vão ter muito tempo para aproveitar o casamento, mas a juventude e solteirice é só agora e não voltam mais! Aproveite esse tempo para se aventurar integralmente e viver experiências únicas com o Verdadeiro Noivo e Amado da sua alma.

Mas voltando ao meu testemunho do ano no CLD...

Também passei o ano todo orando para continuar no Seminário e fazer TM (Teológico Ministerial), mas os meus pais não deixaram, e entendi que a vontade de Deus também se manifesta através da deles, pois Deus move até o coração do Rei (Pv 21.1), e também faria o mesmo com meus pais se assim quisesse. Então, voltei para o Rio de Janeiro, e assim que cheguei recebi a notícia da aprovação para a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)! Fui estudiosa e boa aluna a vida toda, fiz curso pré vestibular durante o Ensino Médio, mas não conseguia vaga na UFRJ, só na lista de espera da Unirio. No entanto, depois de passar o ano no CLD, conhecendo mais sobre Deus e mim mesma (o que também me ajudou a confirmar a decisão do curso que escolhi), tratando minhas fraquezas e dificuldades - sendo a ansiedade a maior delas, que muito me atrapalhava durante o vestibular -, fiz ENEM em Atibaia mesmo sem estudar NADA além da Bíblia, e passei para UFRJ na primeira chamada, em um ano que surpreendentemente o meu curso estava entre os cinco mais concorridos do ENEM. Mais uma vez Deus abriu as portas, instruiu o caminho que eu deveria andar e fez infinitamente mais do que pedi ou pensei, no tempo certo.

Então, finalmente: Como está minha vida hoje, após o CLD? Essa parte fica para o artigo da próxima semana! ;) Não perca!


Artigos Relacionados:



Julia Vital

Julia se dedica ao ministério na faculdade, que tem como campo missionário. Faz parte da liderança do Conexão (movimento cristão universitário) na UFRJ e também participa do Evangelho em Movimento, junto com outros jovens, fazendo evangelismo em diferentes ações urbanas por sua cidade. É formada no CLD (Curso de Liderança e Discipulado) e atualmente cursa Pedagogia na UFRJ. Congrega na Igreja Presbiteriana do Brasil no Recreio (IPBR), RJ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões ou opiniões. Lembre-se:
- pode discordar, mas com educação