Jovem Crente: Minha vida depois do ano que a mudou

Minha vida depois do ano que a mudou


Meu nome é Julia Vital, sou carioca, fiz CLD (Curso de Liderança e Discipulado) no SBPV (Seminário Bíblico Palavra da Vida) no ano de 2014, e estou aqui para compartilhar tanto meu testemunho sobre a minha experiência no CLD, para você que faz ou pretende fazer (com conselhos para te ajudar!), quanto de como está a minha vida hoje, três anos após ter me formado no curso.

Se ainda não viu, não esqueça de visitar a primeira parte deste artigo: 






Após o CLD:

Então, finalmente: Como está minha vida hoje, após o CLD?

Deus sabe o que faz e quando faz! Não falha e me colocou na faculdade certa, no ano certo, na turma certa, com as pessoas e amizades certas.

Antes de ingressar no Ensino Superior eu orava desesperadamente com medo do que enfrentaria devido à má fama do mundo universitário no que diz respeito a caminhos desagradáveis a Deus que conduzem a perdição. Então, eu clamava ao Senhor por pelo menos uma amiga cristã na faculdade. Assim que entrei conheci duas na minha turma mesmo. Elas caminham comigo e temos uma amizade bíblica de edificação mútua e encorajamento.

Mesmo assim, não significa que seja fácil... Um dia, desesperançosa, pedindo a Deus um motivo para continuar na faculdade, porque estava tudo muito difícil e eu só pensava em desistir e voltar para o Seminário, ouvi um louvor tocando no campus. Achei que estava ouvindo coisas, mas segui o som... Encontrei uma pequena roda de pessoas sentadas no chão louvando ao Senhor! Assim, conheci o Conexão, que nada mais é do que um movimento cristão na faculdade, que começou em 2014, ano em que eu estava no CLD, com um dos meus amigos mais próximos hoje. Ele simplesmente decidiu sentar no chão no meio do campus com mais dois amigos cristãos, em um local aberto, visível e movimentado, louvando e fazendo uma rápida reflexão em cima de algum versículo bíblico.

Pela Graça e para a Glória de Deus, o movimento foi crescendo exponencialmente e hoje já estamos em diversos campi e faculdades, até fora do Estado, e em processo de implantação de núcleos fora do país! 

Pouco tempo depois que cheguei no Conexão esse meu amigo me convidou para ajudá-lo na liderança, e hoje sou a responsável por montar o estudo semanal e enviar para todos os líderes. Fazemos estudos direcionados ao público universitário com quebra gelo, dinâmica, aplicação prática, desafios para a semana com testemunhos na semana seguinte; além de sala de oração, onde nos reunimos em uma sala mais reservada, não apenas para clamar por nossos pedidos individuais, mas também pelas vidas cativas nos nossos campi, alunos, professores e funcionários, pelas mentiras disseminadas através das ideologias, sofismas e filosofias universitárias; por oportunidades e estratégias para levar a Verdade bíblica, pela política e governo do nosso país, etc.

Também nos unimos com outros movimentos cristãos (somos parceiros, não concorrentes!) para programações especiais, como evangelismo, recepção de calouros, encontro de intercessão e adoração (fizemos um na UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro -, que estava há meses em greve sem verbas beirando a falência, baseados em 2 Cr 7.14, ou seja, como IGREJA buscando ao Senhor, pedindo perdão pelos pecados de corrupção do Estado do RJ, clamando a Deus por justiça e restauração do campus, clamando pelo Governo de Deus acima do governo dos homens naquele lugar! E na semana seguinte os funcionários foram pagos e as aulas voltaram, para a honra e glória do nosso Deus!).

Além disso, por perceber que, infelizmente, muitos jovens estão desviados e o único contato de muitos com a Palavra é através do Conexão, entendemos a necessidade de não interromper completamente as atividades nas férias. Promovemos então os encontros de verão e inverno, onde reunimos a galera de todas as faculdades em algum evento diferente durante o recesso de aulas. No verão costuma ser um luau, e no inverno fizemos nossa primeira Conferência agora em julho. Com culto, louvor, adoração, Palavra direcionada para o público universitário e oficinas com temas como:

- Universidade, casamento e família: Missão possível?
- Empreendedorismo: seu negócio a favor do Reino
- Discipulado no ambiente acadêmico
- Apologética e pós modernidade: Defesa da fé em ambiente acadêmico
- Entrei ou vou entrar na faculdade, e agora?


Temos vivido experiências incríveis com Deus dentro de um ambiente tão cético e mundano, não apenas nos encorajando mutuamente na caminhada cristã, como sendo Igreja ali dentro, luz nas trevas, levando vidas a um encontro com Cristo e voltando para Ele. E creio que o Conexão tem dado tão certo porque nasceu no coração do Pai, e por graça e misericórdia Ele compartilhou conosco e a ÚNICA coisa que fizemos foi dizer "EIS-ME AQUI", nada mais. Então nada disso é por nossa causa, mas TUDO vem dEle, é por meio dEle, e para Ele; somos meros canais, instrumentos. Deus só requer de nós disposição, no mais Ele capacita e conduz.

Outro ponto importante de enfatizar é que não estamos levantando a bandeira Conexão, mas do EVANGELHO! Existem outros movimentos cristãos universitários que não são nossos concorrentes, mas parceiros de ministério, inclusive alguns caminham conosco e fazemos programações juntos (ABU, alfa e ômega/CRU campus, Dunamis Pocket, etc.). Porém, não é porque se intitula de cristão que é Evangelho verdadeiro de fato, infelizmente além das ideologias/sofismas/filosofias universitárias, temos encontrado movimentos ditos "cristãos", mas que pregam falsas doutrinas e distorcem a Verdade bíblica. É importante estar atento, vigilante e, assim como os irmãos de Beréia (At 17.10-12), conferir tudo nas Escrituras para não ser levado por qualquer vento de doutrina.

Além disso, uma grande contribuição do CLD para a minha vida que influencia diretamente em tudo o que faço hoje é o hábito de VIDA DEVOCIONAL! 

Não passe fome e se alimente apenas aos domingos na igreja, até para não passar vergonha quando for questionado sobre sua fé em algum momento. Mas também se lembre que não temos todas as respostas sempre, e isso não é um problema, seja humilde! Caso não saiba responder algo, diga que vai pesquisar e estudar a respeito para responder melhor depois. Mas Deus capacita e o Espírito Santo ministra e nos lembra do que falar, até porque Ele é o maior interessado em que o Nome dEle não seja envergonhado. Contudo, como trazer a memória aquilo que sequer sabemos? Só podemos lembrar de algo que já sabíamos previamente, certo? Nesse ponto, ter passado 1 ano tendo aulas bíblico-teológicas no CLD foi fundamental não só para o aprendizado da Palavra, mas para entender melhor de Teologia, apologética, como defender minha fé, evangelizar, e etc. Mas de nada adiantaria se eu não continuasse buscando ao Senhor diariamente, no secreto também! (Lc 12.11-12; 1 Pe 3.15; 2 Tm 2.15; Mt 6.6).

Eu poderia me alongar ainda mais falando de diversos pontos da minha vida pessoal, familiar, acadêmica, profissional, eclesiástica, etc. Certamente ainda tem muito que eu poderia compartilhar e que o CLD contribuiu significativamente, mas espero que as experiências que registrei aqui possam te ajudar e motivar a ter as suas próprias também. Que Deus te abençoe, cumpra os planos que tem sonhado para a sua vida e te leve a lugares infinitamente mais altos do que você pediu ou sequer pensou, para honra e glória do nome dEle!



Julia Vital

Julia se dedica ao ministério na faculdade, que tem como campo missionário. Faz parte da liderança do Conexão (movimento cristão universitário) na UFRJ e também participa do Evangelho em Movimento, junto com outros jovens, fazendo evangelismo em diferentes ações urbanas por sua cidade. É formada no CLD (Curso de Liderança e Discipulado) e atualmente cursa Pedagogia na UFRJ. Congrega na Igreja Presbiteriana do Brasil no Recreio (IPBR), RJ.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões ou opiniões. Lembre-se:
- pode discordar, mas com educação