Jovem Crente: O rei que teve tudo e não deu nada

O rei que teve tudo e não deu nada

O que você diria que precisa para que possa servir a Deus melhor? Mais tempo? Mais conhecimento? Mais dinheiro para doar aos missionários e poder ajudar melhor a igreja? Talvez se você tivesse uma casa melhor? Ou talvez se tivesse um carro? O que você diria que falta na sua vida para que você consiga se dedicar melhor a Deus?

A Bíblia conta a história de um cara que teve tudo o que qualquer um poderia pedir. Ele teve tudo para que pudesse ter seu coração voltado completamente para Deus. Ele teve dinheiro, mulheres, fama, conquistas, tempo, sabedoria, vigor, nada de ruim aconteceu a ele, nenhum sofrimento aparente, nenhum parente com algum tipo de dificuldade... Nada. Além disso, o cara conhecia a Deus de perto. Resumindo: Ele teve uma vida boa.


Esse cara era Salomão.

Do capítulo 2 de 1Reis até o 8, temos um panorama da vida dele e de como ele conquistou todas aquelas coisas. No capítulo 9, depois de Salomão oferecer a Deus o tão esperado Templo, Deus dá a ele uma resposta:

O Senhor lhe disse: "Ouvi a oração e a súplica que você fez diante de mim; consagrei este templo que você construiu, para que nele habite o meu nome para sempre. Os meus olhos e o meu coração nele sempre estarão.
1 Reis 9:3

Porém, tal resposta veio com uma continuação:

"E se você andar segundo a minha vontade, com integridade de coração e com retidão, como fez o seu pai Davi, se fizer tudo o que eu lhe ordeno, obedecendo aos meus decretos e às minhas ordenanças, firmarei para sempre sobre Israel o seu trono, conforme prometi a Davi, seu pai, quando lhe disse: Você nunca deixará de ter um descendente para governar Israel.
"Mas, se vocês ou seus filhos se afastarem de mim e não obedecerem aos mandamentos e aos decretos que lhes dei, e prestarem culto a outros deuses e adorá-los,
desarraigarei Israel da terra que lhes dei, e lançarei para longe da minha presença este templo que consagrei ao meu nome. Israel se tornará então motivo de zombaria entre todos os povos.
E, embora agora este templo seja imponente, todos os que passarem por ele ficarão espantados e perguntarão: ‘Por que o Senhor fez uma coisa dessas a esta terra e a este templo? ’
E a resposta será: ‘Porque abandonaram o Senhor, o seu Deus, que tirou os seus antepassados do Egito, e se apegaram a outros deuses, adorando-os e prestando-lhes culto; por isso o Senhor trouxe sobre eles toda esta desgraça’ ".
1 Reis 9:4-9

Em resumo, temos aqui:

Uma promessa: Firmarei para sempre sobre Israel sobre seu trono. Você nunca deixará de ter um descendente para governar.

Uma condição: Se você andar segundo a minha vontade, com integridade de coração, se obedecer tudo.

Aviso: Se não obedecerem...

Consequência: Desarraigarei Israel da terra que lhes dei, e lançarei para longe da minha presença este templo que consagrei ao meu nome. Israel se tornará então motivo de zombaria entre todos os povos.

Bom. Isso deve ter sido fácil para Salomão, certo? Afinal, deveria ser muito fácil para ele servir ao Senhor já que ele tinha de tudo. Certo?
Errado.

A Bíblia continua nos contando o que foi acontecendo com a vida de Salomão. Ele, obviamente, tornou-se muito famoso pelo que tinha (1 Reis 10:1-9), ele tomou para si MUITAS. MULHERES. (1 Reis 11:1-3). Porém, algo aí no meio começou a acontecer:

À medida que Salomão foi envelhecendo, suas mulheres o induziram a voltar-se para outros deuses, e o seu coração já não era totalmente dedicado ao Senhor, o seu Deus, como fora o coração do seu pai Davi.
1 Reis 11:4 

O coração de Salomão já não era totalmente dedicado ao Senhor.
O cara que tinha de tudo para servir ao Senhor desviou-se dEle e, com ele, levou seu reino inteiro, tudo o que ele havia construído, às ruínas.

Por conta de seu pecado, uma nação inteira foi contaminada e prejudicada: 

O Senhor irou-se contra Salomão por ter-se desviado do Senhor, o Deus de Israel, que lhe havia aparecido duas vezes.
Embora ele tivesse proibido Salomão de seguir outros deuses, Salomão não obedeceu à ordem do Senhor.
Então o Senhor disse a Salomão: "Já que essa é a sua atitude e você não obedeceu à minha aliança e aos meus decretos, os quais lhe ordenei, certamente lhe tirarei o reino e o darei a um dos seus servos.
No entanto, por amor a Davi, seu pai, não farei isso enquanto você viver. Eu o tirarei da mão do seu filho.
Mas, não tirarei dele o reino inteiro, eu lhe darei uma tribo por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi".
1 Reis 11:9-13

Dessa forma, vemos que o rei que tudo tinha só não perderia tudo por que Deus é bom e, mesmo o homem não sendo fiel, Ele é fiel e cumpre o que diz. Mas esse também é o mesmo Deus que prometeu, lá em cima, desgarrar Israel, afastá-los de sua presença e torná-los motivo de zombaria. E era exatamente isso que Deus disse que iria acontecer.

A partir daí, temos uma sequência de pessoas que se rebelam contra Salomão ( 1 Reis 11:14-25), sendo um deles Jeroboão que, como já havia sido informado a Salomão, tomaria para si a maior parte do Reino de Israel (1 Reis 11:31-39). Deus ofereceu a Jeroboão as mesmas promessas que foram oferecidas anteriormente a Salomão. O interessante é perceber que tais adversários foram levantados por Deus.

Na sequência do livro de 1Reis, não encontramos muito sobre o que aconteceu com Salomão, vemos apenas que ele morreu e Roboão, seu filho, foi seu sucessor. Porém, no livro de Eclesiastes, podemos encontrar um pouco de que conclusão Salomão chegou ao final de sua vida:

"Que grande inutilidade! ", diz o Mestre. "Que grande inutilidade! Nada faz sentido! "
Eclesiastes 1:2

Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: "Não tenho satisfação neles";
Eclesiastes 12:1
e

Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem.
Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal.
Eclesiastes 12:13,14

Se pararmos para estudar esse livro, vamos ver que ele chega à conclusão de que não vale a pena correr atrás das coisas que não terão consequências eternas. Por isso, o que quero concluir com essa reflexão é que não vale a pena passar a sua vida correndo atrás de coisas que não terão um valor eterno. Não espere até você terminar sua faculdade para servir melhor a Deus. Não espere até você ter dinheiro para servir melhor a Deus. Não espere até você estar estável financeiramente para servir melhor a Deus. Não espere até você ter tempo para ter um coração totalmente dedicado a Deus. Você não precisa de nada para começar a servir a Deus. Salomão teve tudo isso, e, mesmo assim, ele não entregou tudo o que tinha de melhor para Deus: seu coração.

Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.
2 Pedro 1:3







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões ou opiniões. Lembre-se:
- pode discordar, mas com educação