Jovem Crente: Pressão de vestibular

Pressão de vestibular



É muito fácil você, jovem cristão, perder noção da sua real identidade durante o período de cursinho pré-vestibular. Pensamentos como "Eu não sou ninguém se não passar na universidade x"; "preciso tirar tal nota, senão eu não valho nada" são constantes e permeiam nossa mente de modo a nos fazer pensar somente nisso. Durante meu tempo de preparação para o vestibular me via com esses pensamentos e não importava o quanto tentasse, eles não iam embora, mesmo já tendo feito seminário, e tendo uma fé cristã consolidada. Um dos fatores que mais contribui para isso é a pressão. A pressão de passar em uma boa universidade, de renome e, de preferência, pública. E se você não passar você não é ninguém. Esse é um pensamento real, porque tudo o que estudamos desde a 5° série do fundamental é preparatório para o vestibular. O seu professor carrasco do ensino médio te falava que se você não se esforçasse acabaria em uma uni esquina da vida. Essa pressão se mistura com a insegurança que o peso das provas traz, e faz com que você se sinta um lixo. Que você não estuda o suficiente, que você não se esforça o suficiente, e que sempre tem alguém que tem feito mais que você, e merece, mais do que você, passar no vestibular. E de novo: se você não passar nessa prova, mas seu amigo sim, você é muito pior que ele; ele se tornou alguém, e você não.

Mas deixa eu te contar uma coisa amigo cristão: você não precisa passar na faculdade para ser alguém. Sabe por quê? Porque você JÁ é alguém. Você é alguém em Cristo. Jesus Cristo é, e precisa ser, a sua identidade, porque fora dele TUDO irá te desapontar. Tendo a certeza de que você é filho de Deus, e que sua identidade está em Cristo, você não tem a necessidade de provar nada a ninguém, e o grande peso do vestibular diminui muito. Ter a certeza que o Deus que te criou também está cuidando do seu futuro traz uma paz. Obviamente é muito difícil ter essa noção durante esse período; como eu disse, eu mesmo, após 1 ano de seminário, não estava com esse pensamento na minha cabeça. Sei que se estivesse pensando nisso desde o começo, o meu período de cursinho teria sido muito mais leve.

 Deixando bem claro que vestibular, apesar de tudo, é uma grande etapa da vida, e se você possui um sonho (assim como eu tive) de estudar em uma faculdade pública, vá atrás! Estude, se esforce e confie em Deus, sabendo que ele tem o melhor para você, independente do que aconteça. O erro está, como disse mais para cima, em colocar toda a sua identidade nisso, crendo que essa instituição tem algum poder de te tornar alguém digno, ou alguém que valha mais. A sua identidade está no único que realmente vai te tornar essas coisas, e tirar todo o peso que você tem carregado. Esse alguém é Jesus.


PS: Leia 2 Co 4.16-18. Esse texto me ajudou muito durante o período de vestibular.


Artigos Relacionados:

- Como definir prioridades?
- Cansado?
- Adeus ansiedade





Daniel Nasser


Daniel é membro da Igreja Batista Betel, em São Paulo - SP, onde ajuda na parte de música e com os jovens. Fez o Curso de Liderança e Discipulado pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida, e, atualmente, cursa História na USP - Universidade de São Paulo.

Um comentário:

  1. Excelente texto meu amigo....muito bom ter passado parte desse período contigo....creio q nós dois pudemos crescer em Cristo, juntos. Deus o abençoe ricamente.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários, sugestões ou opiniões. Lembre-se:
- pode discordar, mas com educação