Jovem Crente: 13 Reasons Why: Porque Jesus morreu por você

13 Reasons Why: Porque Jesus morreu por você


A série original do Netflix "13 Reasons Why" foi lançada há pouco tempo e já virou febre. Todo mundo já viu, ou pelo menos ouviu falar, da série. Quem ainda não viu, está pensando em ver e quem já viu procura alguém para conversar sobre o assunto.

A história da série é a seguinte: Hannah Baker cometeu suicídio e deixou 13 fitas explicando os porquês. Cada fita faz referência a uma pessoa que ela considera ter colaborado para a sua morte.


A série ganhou muitos fãs em um curto espaço de tempo. Alguns amam, outros odeiam. O que todos concordam é que a série é muito deprimente. Os criadores da série (que tem base em um livro chamado "Os 13 Porquês") dizem que o objetivo é abrir os olhos das pessoas para os perigos do bullying, do estupro e do assédio sexual, e também alertar os pais sobre os sinais da depressão. A ideia é boa, o problema é que essa não foi bem a imagem recebida. A maioria das pessoas que assistiram a serie achou a ideia do suicídio muito romantizada, embelezada. Em vez de ajudar a combater o suicídio, a série parece mostrar que isso é a única opção. Afinal, se a sua vida não faz sentido, por que continuar a vivê-la?

Propomos aqui 13 motivos porque Jesus morreu por você. 13 motivos que te mostrarão que a vida tem sim sentido e vale sim a pena! O que faz a diferença nas nossas vidas é a presença de Jesus, seu amor e sua paz.

Ele veio para nos dar vida, portanto, vamos vivê-la!

Porque Jesus morreu por você:

13 - Para mostrar o amor de Deus por você
Deus te ama. Ele te ama tanto que enviou o Senhor Jesus para morrer por você.
“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” Romanos 5:8 NVI
Todas as vezes que eu paro para tentar imaginar o tamanho do amor de Deus por nós, eu simplesmente não consigo. Porque é um amor capaz de entregar seu filho, seu único filho, para morrer por mim e por você. Eu paro e penso em como eu não mereço isso. Não mereço que alguém morra por mim. Mas Deus fez isso. Ele mandou Jesus para morrer na cruz para que eu, pecador, pudesse ter vida. Jesus morreu na cruz por todos nós (Jo 3:16) e Ele morreu sabendo que muitos nem sequer creriam nele. A morte de Jesus é a maior prova de amor de todos os tempos.
“Não existe amor maior do que dar a vida por seus amigos” João 15:13 NVT

12 - Para aplacar a ira de Deus 
“Assim, Deus mostra do céu sua ira contra todos que são pecadores e perversos” Romanos 1:18a NVT
O pecado não agrada a Deus e o seu salário é a morte (Rm 6:23). O sacrifício de Jesus na cruz, porém, serviu para que a ira do Senhor fosse aplacada. Deus viu o sacrifício de Jesus como suficiente e definitivo (Rm 10:12). Através de Jesus, por causa dEle e por meio dEle temos acesso a Deus.
“Agora, portanto, já não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus.” Romanos 8:1 NVT

11 - Para que você tenha um relacionamento pessoal com Deus
O ser humano foi criado à imagem de Deus, semelhante a Ele (Gn 1:26). Deus criou o ser humano para ser seu amigo, companheiro, para viver com Ele e ter um relacionamento com Ele. Mas aí veio o pecado e estragou tudo. O pecado nos afasta de Deus (Is 59:2).
Jesus veio para que esse relacionamento fosse restaurado. Ele veio para que você possa ter um relacionamento próximo com Deus, para que você seja amigo dEle. A Bíblia fala que, se buscarmos a Deus, o acharemos; se o buscarmos de todo coração (Jr 29:13).
“[...] O mundo não o pode receber, pois não o vê e não o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele habita com vocês agora e depois estará com vocês.”
João 15:17 NVT

 10 - Para que você tenha um relacionamento melhor com as pessoas
Jesus morreu por você para que, através dele, conheçamos pessoas que refletem o Seu amor. Através de Jesus, temos um corpo que vive em comunhão e que genuinamente se importa um com o outro. Quando fazemos parte do corpo de Cristo, entramos para a família de Deus e nos sentimos genuinamente aceitos e amados, pois somos todos filhos de um mesmo Pai de amor.
“Assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.” Romanos 12:5

9 - Para destruir a diferença entre as pessoas
Não importa o que muitos digam por aí, a verdade é que Jesus veio para unir a todos, para salvar a todos. Jesus andou com homens, mulheres, pobres, ricos, doentes, sãos, pessoas importantes, pessoas “pecadoras”, e todo tipo de título dado pela sociedade. Para Ele, não existe diferença: somos todos pecadores, alvos de seu amor e de sua salvação. Jesus morreu por todos para quebrar tabus e nos tornar um, assim como Ele e Deus são um.
“Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.” Gálatas 3:28 NVI

8 - Para tornar você santo 
A palavra “santo” significa "separado". Nosso Deus é santo porque é completamente separado do pecado, Ele não tem e não pode ter comunhão com o pecado. Eu e você somos pecadores, portanto estamos separados de Deus. Jesus Cristo veio ao mundo para nos limpar dos nossos pecados, nos tornando santos.
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1 João 1:9 NVI
“Para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo,” Filipenses 2:15 NVI

7 - Para tornar você perfeito 
Perfeito? Você, assim como eu, não deve se achar "perfeito". Todos nós temos problemas com nossa aparência ou personalidade; nossas capacidades ou incapacidades. Jesus veio para que possamos ter um alvo: a perfeição através dEle. Deus não vê como nós, humanos, vemos. Ele não olha para sua aparência física, seu exterior. Ele olha para o seu coração e quer transformar você de dentro para fora. 
“O Senhor não vê as coisas como o ser humano as vê. As pessoas julgam pela aparência exterior, mas o Senhor olha para o coração.” 1Samuel 16:7b NVT

- Para entender as lutas que você passa 
É fácil demais falar que “vai ficar tudo bem” quando não se sabe o que a pessoa está realmente passando. Porém, Jesus passou por rejeição, foi chamado de louco, foi humilhado na frente de diversas pessoas de sua época e foi morto da pior maneira possível. Se existe alguém nesse mundo que sabe o que você está passando, essa pessoa é Jesus.
“Nosso Sumo Sacerdote entende nossas fraquezas, pois enfrentou as mesmas tentações que nós, mas nunca pecou.” Hebreus 4:15 NVT


- Para te livrar da escravidão do pecado 
Jesus respondeu: ‘Eu lhes digo a verdade: todo o que peca é escravo do pecado’. ” João 8:34 NVT
Um fato: o pecado sempre parece bom. Parece divertido e gostoso, mas não vale a pena. Ele te prende, te torna dependente dele, escraviza. Jesus veio para te libertar disso! Ele morreu para a sua libertação. Ele é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14:6). 
“Então conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” João 8:32 NVT

4 – Para que sua vida faça sentido 
Quando algo não funciona para fazer aquilo para que foi criado, perde completamente seu valor. Nós o descartamos. Conosco não é tão diferente assim. Vivemos uma vida de frustração e sem sentido quando não vivemos para aquilo que fomos criados: para nos relacionarmos com Deus e glorificarmos a Ele. Jesus morreu por nós para que pudéssemos entender que a razão da nossa vida está completamente atrelada a Ele. A vida só tem sentido quando Jesus faz parte dela. 
“De longe tragam os meus filhos, e dos confins da terra as minhas filhas; todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz”.  Isaías 43:6,7 NVI

3 - Para remover a sua culpa
Não é preciso muito para descobrir que somos pessoas falhas e que desagradamos a Deus e outras pessoas. Porém, Deus não espera que reparemos esses erros através de nossos bons atos. Deus sabe que não temos força nem capacidade para isso, portanto, Ele não cobra uma solução vinda de nós. Foi por isso que Ele resolveu o problema por nós: Jesus tomou para si a nossa culpa e sofreu a maior consequência de nosso pecado, e tudo isso para que estivéssemos livres da culpa e da condenação.
“Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus”
Romanos 8:1 NVI

2 - Para que você tivesse vida (plena, que satisfaz) 
Em nenhum momento na Bíblia encontramos que sua vida será perfeita se você seguir a Jesus. Ao contrario, Jesus garante que nós teremos aflições (Jo 16:33). A grande diferença é que sabemos que podemos colocar nossa esperança nEle, e que nossa paz não depende de situações, pois Ele cuida de nós. Jesus é a vida e Ele quer te dar vida. Ele veio ao mundo, sofreu, morreu e ressuscitou para te dar vida. Ele veio para que você pudesse perceber que a vida vale a pena e tem sentido, se for vivida com Ele.
“Eu vim para lhes dar vida, uma vida plena, que satisfaz.” João 10:10b NVT

1 - Para dar vida eterna a todo aquele que crê
Esse é o ponto em que queríamos chegar. Jesus Cristo veio ao mundo para morrer por você e o grande objetivo disso é que você tenha a vida eterna. Nós somos pecadores, caímos e erramos, mas Cristo veio para fazer a ponte entre nós e Deus. Não há outra forma de chegar a Deus, não há outro caminho. Jesus Cristo é O caminho (Jo 14:6). A Bíblia diz que se você crê nEle, você será salvo (At 16:31). A salvação não tem nada a ver com obras. Nós jamais seremos bons o suficiente para chegar até Deus, por isso, Ele mandou Jesus para nos salvar. Jesus é o caminho, creia nEle!

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.”
Efésios 2:8-9 NVI


Esperamos que, dessa forma, você possa perceber que, em momentos de desespero, sempre há uma esperança, sempre há uma solução. Jesus morreu por você, para que você pudesse viver.
 “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês.” Mateus 11:28 NVI

____________________
PIPER, John. Fifty Reasons Why Jesus Came to Die. Wheaton, Ill: Crossway Books, 2006.




3 comentários:

  1. Exelentente seus argumentos! Muito claros. Parabéns! Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo pretendo compartilhar e repostar ! Que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  3. Glória a Deus, me emocionei em cada parágrafo, Deus é lindo.. e ama cada um de nós, pela sua misericórdia estamos aqui.. Que Deus te use cada dia. Parabéns

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários, sugestões ou opiniões. Lembre-se:
- pode discordar, mas com educação