Jovem Crente: Vitória? Tem certeza?

Vitória? Tem certeza?


Vivemos uma época em que é complicado dizer às pessoas que elas estão erradas. Castigos
não são bem vistos e muito menos a disciplina da Igreja. Vivemos uma época em que todos
acham que como crentes, não podemos sofrer perdas. Precisamos ser prósperos (leia-se
“ricos”), saudáveis, ter bons empregos, boas casas, famílias perfeitas. Não podemos ter
problemas e dificuldades. Afinal, nossa vitória já está garantida! Esse pequeno percalço não
é nada, Deus vai me dar uma vitória tão grande que os meus inimigos, que riram quando eu
estava pra baixo, vão chorar quando me verem por cima.

Não é isso que as músicas “gospel” têm nos ensinado? Não é isso que ouvimos na televisão e de vários “bambambãs” do mundo gospel? Não é exatamente essa a mensagem que vende? Afinal, tudo hoje é baseado na audiência. Se alguma mensagem não vai agradar os ouvidos do público, ela simplesmente não deve ser pregada. Deixa pra lá, não deve ter tanta importância. O que realmente importa é a nossa prosperidade! A nossa vitória virá! O Senhor tem grandes coisas para nós!

Não me entenda mal, eu sei que a nossa vitória, como crentes no Senhor Jesus, realmente virá. Essa vitória será a vitória do nosso Senhor sobre o Diabo, depois que Ele já tiver vindo nos buscar (Ap 17.14). Nós moraremos no céu com o Senhor para sempre! Não pode haver vitória maior do que a do nosso Deus! (E eu digo Maranata! Ora, vem Senhor Jesus). Eu sei que o Senhor realmente tem grandes planos para nós. Planos de nos levar para morar com Ele no céu, afinal, se não fosse assim, Ele nos teria dito (Jo 14.2). Essa sim é a vitória! Esse sim é o grande plano do Senhor para as nossas vidas! Mas, infelizmente, não é exatamente essa a mensagem que tem sido pregada por muitos por aí.

As pessoas hoje não buscam Jesus. Elas buscam posses, prestígio, cura física, bens materiais. A mensagem da cruz não as atrai. A mensagem da cruz é loucura para elas (1Co 1.18). Então hoje, enquanto conversava com minha amiga, ela me mostrou um texto extremamente interessante. Ele se encontra no capítulo 14 do livro de Jeremias. Nesse capítulo, o Senhor e Jeremias têm uma conversa bem interessante. Veja:

"Então o Senhor me disse: "Não ore pelo bem-estar deste povo. Ainda que jejuem, não escutarei o clamor deles; ainda que ofereçam holocaustos e ofertas de cereal, não os aceitarei. Mas eu os destruirei pela guerra, pela fome e pela peste". Mas eu disse: "Ah, Soberano Senhor, os profetas estão dizendo a eles: ‘Vocês não verão a guerra nem a fome; eu lhes darei prosperidade duradoura neste lugar’ ". Então o Senhor me disse: "É mentira o que os profetas estão profetizando em meu nome. Eu não os enviei nem lhes dei ordem nenhuma, nem falei com eles. Eles estão profetizando para vocês falsas visões, adivinhações inúteis e ilusões de suas próprias mentes".Por isso, assim diz o Senhor: "Quanto aos profetas que estão profetizando em meu nome, embora eu não os tenha enviado, e que dizem: ‘Nem guerra nem fome alcançarão esta terra’, aqueles mesmos profetas perecerão pela guerra e pela fome! E aqueles a quem estão profetizando serão jogados nas ruas de Jerusalém, por causa da fome e da guerra. E não haverá ninguém para sepultá-los, nem para sepultar as suas mulheres, os seus filhos e as suas filhas. Despejarei sobre eles o castigo que merecem."
Jeremias 14:11-16

Não sei você, mas eu achei esse texto beeeeem atual. E autoexplicativo também.

Jeremias fala sobre profetas que pregam a paz e a bonança, em nome de Deus. E Deus MUITO claramente diz que isso é MENTIRA. Interessante, não?

Em um texto anterior a esse, o Senhor já havia falado sobre esses profetas. Ele disse:

"Desde o menor até o maior, todos são gananciosos; profetas e sacerdotes igualmente, todos praticam o engano. Eles tratam da ferida do meu povo como se não fosse grave. ‘Paz, paz’, dizem, quando não há paz alguma. Ficarão eles envergonhados da sua conduta detestável? Não, eles não sentem vergonha alguma, nem mesmo sabem corar. Portanto, cairão entre os que caem; serão humilhados quando eu os castigar", declara o Senhor.
Jeremias 6:13-15

Novamente eu digo, soa familiar? Parece um pouco com as coisas que os “profetas” e “sacerdotes” (leia-se pastores, bispos, apóstolos) de hoje em dia têm pregado?

Quando a Bíblia diz que o que é já foi (Ec 3.15), não é um exagero. As coisas que estão acontecendo hoje não são novidade para Deus. Uma coisa é certa: Deus não está indiferente diante da infidelidade do Seu povo. Os nossos pecados não agradam a Ele, a nossa idolatria não passa despercebida por Ele, nossas transgressões são inúmeras e nenhuma delas ficará impune. Afinal, o salário do pecado é a morte (Rm 6.23a). Pensar que Deus só nos deve dar paz, prosperidade e vida boa é uma ilusão que beira à blasfêmia. Afinal, Deus não nos deve NADA. NÓS é que devemos a Ele TUDO. As coisas que fazemos o entristecem e Ele precisa nos corrigir porque o pai que ama o filho, corrige enquanto é tempo (Pv 3.12; Pv 13.24; Hb 12.6).

Deus nos ama muito e, exatamente por isso, Ele não pode nos dar tudo o que pedimos. Ele é soberano, Ele sabe todas as coisas, Ele sabe exatamente aquilo de que precisamos. Ele quer o nosso bem e os seus planos são bons, perfeitos e agradáveis (Rm 12.2).

Precisamos entender que nem sempre entenderemos que aquilo pelo qual passamos é “agradável”, mas entenderemos o propósito um dia. TUDO o que o Senhor faz é bom (Sl 145.17), mesmo que não pareça no momento. Mesmo que não entendamos tudo durante a nossa vida aqui na terra, quando estivermos com Ele entenderemos. Ele é soberano. Isso significa que Ele está acima de tudo e de todos, que somente Ele entende tudo. As bênçãos do Senhor vêm das mais diversas formas, inclusive através da dor. SIM, através da dor. Quando aprendermos isso, conseguiremos ser mais gratos ao Senhor, assim como Jó foi. e disse: "Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor ". Jó 1:21

Nem sempre eu terei o que eu considero uma “vitória”, nem sempre a vida será fácil, afinal foi isso que o Senhor Jesus nos falou:

"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".
João 16:33

Mas repararam na última parte do versículo? Ele nos disse que ELE venceu o mundo! Ele fez isso por nós! E sabe o que é ainda melhor? O que Ele disse em Mateus:

"E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".
Mateus 28:20


2 comentários:

  1. Ótimo texto! Um alerta a mais para a nossa geração.

    ResponderExcluir
  2. Yha. Uma geração que Deveriar ter isso tudo em mente. Mas oucupamos nossas mente com outras coisa que nao têm valor nenhum..

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários, sugestões ou opiniões. Lembre-se:
- pode discordar, mas com educação