Jovem Crente: A última oração de Jesus

A última oração de Jesus


É muito interessante poder ler frases ditas em momentos importantes da vida de alguém, assim como é muito interessante assistir a discursos importantes. Consigo me lembrar do que eu disse em meu último dia no seminário, quando pudemos despedir-nos dos amigos e professores. Mas há um momento em que qualquer palavra dita deixará marcas: o momento da morte. 

É no momento da morte que dizemos as mais sinceras verdades, ou então as coisas mais valiosas para nós. Assim, é extraordinário a Bíblia ter registrado as últimas palavras de Jesus aos seus discípulos, antes de morrer. Na verdade, mais do que palavras ditas a eles, temos escrito para nós hoje a última oração que Jesus fez junto aos seus discípulos.


Quando descobri esse texto pela primeira vez, fiquei muito empolgado, imagine só, ler a última oração de Jesus! Quando a li, fiquei ainda mais surpreso! 

Quer descobrir sobre o que Jesus orou nesse último momento com os seus discípulos? Então, vamos lá! 

- O que estava acontecendo? 

Jesus estava em seus últimos momentos com os discípulos antes do Getsêmani. Juntos, eles haviam celebrado a ceia e participado do momento em que Jesus lavou os seus pés. 

Do capítulos 13 ao 17 do Evangelho de João, vemos os últimos momentos de Jesus com os seus discípulos antes da sua morte (depois de ressuscitar, ele ainda os encontrou e ficou com eles), em que ele os ensinou e os amou. Em um versículo marcante, João nos conta: 

Um pouco antes da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13.1).

No capítulo 17, lemos então esta última oração de Jesus com eles. Vejamos o que Cristo orou. 

- A oração de Jesus 

A última oração de Jesus com seus discípulos antes da morte normalmente é dividida em três partes. Ele ora por si mesmo e pela obra que ele tinha pela frente (1-5), ora por seus discípulos (6-19) e, olhe que incrível, ora por você (20-26) isso mesmo, por você! 

Nesse artigo, vamos ver a parte final da oração e ver o que Jesus disse ao orar por você. 

- Jesus ora por você 

No versículo 20, Jesus diz o seguinte: “Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles”. 

Jesus começa a interceder por aqueles que viriam a crer na mensagem pregada pelos discípulos. Esses, jovem, somos eu e você, os que cremos no Evangelho por conta da mensagem que começou a ser pregada séculos atrás pelos apóstolos. 

Nessa oração, por nós, os que cremos, Jesus faz dois pedidos. Dos versículos 21 ao 23, Jesus pede pela nossa unidade, isso mesmo, unidade. Ele disse: 

que eles sejam levados à plena unidade , para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste” (v. 23).

Jesus intercede para que nós, cristãos, sejamos um, e através dessa união, o mundo saiba que realmente Deus enviou o seu filho. 

É muito interessante ler que uma das coisas que Jesus pediu por nós, junto aos seus discípulos, antes da sua morte, foi para que fôssemos unidos. E essa união não é qualquer união. Jesus orou para que nós sejamos um, assim como ele e o Pai são um (v. 22). As pessoas que não conhecem a Cristo devem ver a nossa união, o nosso amor, e entender que realmente o que pregamos sobre Cristo é verdade! Mas isso porque não será o nosso amor que será visto, mas o amor de Deus em nós, o mesmo amor que também estava em Cristo. 

Jovens, percebam que no nosso tempo, um dos valores que mais temos perdido é o da comunhão, da unidade. Cada vez mais individualistas, cada vez buscando mais aquilo que nos faz bem, deixamos totalmente de lado aquilo pelo que Cristo orou antes de sua morte, e aquela que é uma das formas que Deus usa para mostrar ao mundo que Cristo realmente veio, e que ele ama cada filho seu. 

Quando estamos cheios do amor de Cristo, e demonstramos isso, não só testemunhamos ao mundo, mas também ajudamos nossos irmãos a perceberem o quanto Deus os ama. Exatamente por isso, Jesus fez questão de orar para que nós vivêssemos nesta profunda harmonia, vivendo com o amor dele em nós. 

A fórmula para isso está no segundo pedido de Jesus nesta oração, quando ele ora para que “os que me deste estejam comigo” (v. 24). Jesus ora por nosso relacionamento com ele. Pois quando estamos nele, seu amor está em nós e, assim, amamos uns aos outros (v. 26).

Cristo, perto de sua morte, em seu último momento com os discípulos, pede por nossos relacionamentos. Nosso relacionamento com ele e nosso relacionamento com nossos irmãos, sabendo que um depende do outro. 

Para conhecer o amor de Cristo, precisamos amar nossos irmãos, e para amá-los, precisamos conhecer o amor de Cristo. Quando experimentarmos um, seremos capazes de experimentar melhor o outro.

Então, jovem, quero te desafiar a algo que afeta a todos nós. Cuide para que seu tempo de lazer, seu tempo na internet, assistindo a séries ou vídeos, não o impeça de se relacionar bem com Cristo e com seus irmãos na fé. Quando você negligencia isso, negligencia o fato de que Jesus não somente orou por isso antes de morrer, mostrando o que estava em seu coração, como também morreu por isso! Cristo não morreu para que você gaste tempo em conversas superficiais no WhatsApp, ele morreu para que você o conheça, e, ao conhecê-lo, mostre o seu amor a quem está à sua volta! 

- Sendo assim: 

- Da mesma forma que Jesus orou por isso, ore você também. Por seu relacionamento com ele e com seus irmãos; 

- Sonde o seu coração e perceba o tempo e o valor que você dá para coisas superficiais; 

- Gaste tempo se relacionando com Jesus e com seus irmãos, ele pagou muito caro por isso! 


Que eles sejam um, Pai, como tu estás em mim, e eu em Ti” (v. 21).






3 comentários:

  1. Olá! Tem um trecho que está escrito : "Cuide para que seu tempo de lazer, seu tempo na internet, assistindo a séries ou vídeos, o impeça de se relacionar bem com Cristo e com seus irmãos na fé.", mas deveria ser "Cuide para que seu tempo de lazer [...] não o impeça de [...]", não? De qualquer forma, o texto leva à reflexão do quanto a união entre os irmãos é importante! Abraço e que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Não só a união entre os irmãos, mas a nossa união com Cristo!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários, sugestões ou opiniões. Lembre-se:
- pode discordar, mas com educação