Jovem Crente: O Dono da história

O Dono da história


A cada ano que passa, Deus escreve um capítulo da nossa história. Assim como em um livro, alguns capítulos são alegres, com acontecimentos incríveis, outros tristes, alguns mais assustadores, outros mais decisivos. A história fica cada vez mais envolvente e o final cada vez mais interessante. O capítulo de 2016 está acabando, 366 páginas escritas pelo Autor da Vida. Agora temos pela frente mais 365 páginas em branco. Como você planeja viver nesse próximo capítulo? Como você tem contribuído na escrita da linda história da sua vida?

O que quero ressaltar é que o Autor da Vida está PERFEITAMENTE familiarizado com você. Ele não é um Deus distante, alguém que escreve a história sem saber dos detalhes. No salmo 139, Davi diz assim:

“Senhor, tu me sondas e me conheces, sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos são bem conhecidos por ti. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor.” Salmo 139.1-4

A palavra do hebraico que traz essa tradução[1] transmite a ideia de escavar algo, ou seja, Deus nos explora, nos escava, ele conhece o mais profundo de nós. Quando Davi usa os verbos “sentar e levantar”, “trabalhar e descansar” ele está se referindo às nossas atitudes mais cotidianas. Ou seja, Deus sabe quando estamos sentados,  em pé, quando estamos escovando os dentes ou estudando, quando estamos trabalhando ou deitados mexendo no celular...E mais ainda, nossos pensamentos são um livro aberto diante de Deus. Ele não só conhece todos os pensamentos, como criou os 86 bilhões de neurônios e conhece todas as conexões que nosso cérebro faz antes de o pensamento se formar. O salmo continua...

“Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim.” Salmo 139.5

A ideia do hebraico é de uma cidade fortificada para a guerra[2]. Tal cidade possuía altos muros, e em tempos de guerra, ninguém podia entrar e nem sair lá de dentro. E é essa ideia que Davi quer passar. Deus está escrevendo a nossa história e nos leva para lugares onde a gente não vê muita saída, mas sabe qual é a incrível notícia?  A BOA mão de Deus está sobre nós. Ele sempre está ali nos ajudando e nos sustentando.

Sabe o que tudo isso significa? Que Deus está PERFEITAMENTE familiarizado com a sua vida. Ele te conhece POR INTEIRO, COMPLETAMENTE. Ele está com você 24 horas por dia. Esse é um dos atributos de Deus, ele é onisciente. Ele sabe de absolutamente TUDO. Davi exclama no próximo versículo: “Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance; é tão elevado que eu não o posso atingir” (v.6). Seria algo como: ISSO ME DEIXA PERPLEXO, É INCRÍVEL!! Tenho que concordar com Davi, é incrível.

365 dias e folhas em branco estão por vir, 8760 horas, 525.600 minutos e 31.536.000 segundos, 36.500.000 batidas do nosso coração. Este Deus onisciente sabe de CADA detalhe que acontecerá neste novo ano, o salmo 139 e a vários outros versículos nos lembram disso. Então, se algumas páginas deste novo capítulo forem meio cinzas, lembre-se: ele continua no TOTAL controle; se as páginas forem alegres, lembre-se também: ele continua no TOTAL controle. Ele está escrevendo nossa história para nos moldar cada vez mais à imagem do seu filho, e neste novo ano, não será diferente. Quanto mais você viver sua vida pra você mesmo, mais miserável você será. Quanto mais sua vida for focada nele, mais a alegria criará raízes no seu coração, porque você se lembrará de que as circunstâncias daqui da terra estão produzindo uma glória indizível nos céus. Viva 2017 lembrando-se sempre que ele está escrevendo uma BELA história para você. Entregue para Deus as próximas páginas em branco com sua assinatura no final, submetendo todos os seus desejos e planos à vontade dele, e deixe que ele preencha o conteúdo.  O último capítulo eu já sei como será, de plena alegria, eternamente nos braços do nosso Pai. Mas enquanto esse final feliz ainda não chega, foque na eternidade, e viva cada um desses 31.536.000 segundos deste novo ano pra glória de Deus.




Esther Ehlert é uma das revisoras de texto do blog.

É formada no CLD (Curso de Liderança e Discipulado) pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida. Atualmente, cursa Pedagogia na Universidade de São Paulo. É membro da Igreja Evangélica Filadélfia, em São Paulo e auxilia a Igreja Presbiteriana Independente de Vila Sônia no ministério de adolescentes




Revisado por: Max Richter Filho


SWINDOLL, Charles R. Vivendo salmos- motivação para os desafios da vida moderna. CPAD, RJ. 2014.
[1] SWINDOLL, 2014 - p.271
[2] SWINDOLL, 2014 - p.273

Um comentário:

  1. Ótimo texto! Amei! Que Deus continue usando a vida de cada um de vocês 😊🙏

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários, sugestões ou opiniões. Lembre-se:
- pode discordar, mas com educação