Jovem Crente: Tempo Ocioso

Tempo Ocioso



Assim como toda criança eu amava jogar bola, brincar de pega-pega, polícia e ladrão entre outras coisas. Mas o meu passatempo favorito era: “fazer nada”. Quão bom era me jogar no sofá e ficar lá, horas e horas sem fazer coisa alguma. Quando minha mãe me via sem fazer nada, ela dizia: “Cuidado, cabeça vazia, oficina do diabo.” Hoje eu percebo que essa frase tem certo sentido. Tudo bem que ela está só metade certa, já que é quase impossível não pensar em nada, e é aqui que está o problema. Nós amamos passar um tempo “descansando”, sem nenhuma tarefa ou algo que possa nos “atrapalhar”.  Mas, será que fazemos isso do jeito certo? Será que ao invés de descansarmos ficamos criando tempo ocioso? Como eu disse, nossa cabeça está sempre pensando em algo, a questão é: “no que temos pensado?”.

O tempo ocioso, partindo de um ponto de vista bíblico, refere-se a TODO tempo em que nós estamos fazendo coisas que não são relevantes para a glória de Deus, já que o alvo da nossa vida é fazer TUDO para a glória dele. Nós sempre pensamos que esse tempo se trata só de quando estamos totalmente sem fazer nada. Então assistir a séries por muito tempo, sair bastante com os amigos, ficar muito tempo na internet, a nosso ver, está fora dessa categoria. Mas não! Se olharmos no dicionário, ele dirá que ocioso é alguém preguiçoso. O que nos caracteriza muito bem na nossa caminhada com Deus. Nós preferimos fazer TUDO, menos aquilo que Deus pede que façamos. É fácil ouvir música, assistir filme, ficar na internet, sair para comer e o que mais vier na sua cabeça (porque você deve gostar de fazer várias coisas que eu não citei). Agora seja sincero, o quanto você gosta de ler a bíblia? E quando eu digo ler, é passar um bom tempo estudando e refletindo na sua profundidade. O quanto você procura orar? Não só aquela oração que você faz nas refeições e ao final do dia, mas momentos de oração que você cria por entender o quanto necessita se tornar cada vez mais sensível à vontade de Deus. O quanto você tem vontade de buscar a Deus realmente?

Se você é que nem eu, suas respostas provavelmente apontarão falhas inumeráveis que permitem caracterizar o seu tempo como ocioso. Nós não temos aproveitado o nosso tempo como Deus quer que nós aproveitemos. Talvez por isso Paulo, em Colossenses 3.1-3, tenha dito que nós precisamos buscar constantemente as coisas do céu, porque as outras coisas atraem muito mais nossa atenção do que aquilo que Deus quer. Como alguém que tem um hábito de ter uma má alimentação tende a engordar e depois precisará fazer uma reeducação alimentar para ter uma vida mais saudável, assim precisamos fazer uma reeducação no que diz respeito à nossa vida espiritual.

Jonathan Edwards, um dos maiores teólogos da história, era um homem muito piedoso. Em sua biografia, escrita por Steve Lawson, estão as resoluções que Edwards escreveu para que pudesse olhá-las com frequência a fim de cumpri-las. O interessante é que em uma dessas resoluções ele diz que não faria nada de que se arrependesse se fosse os seus últimos instantes de vida. Ou seja, ele queria fazer tudo para a glória de Deus, pois se Jesus voltasse, ele não sentiria remorso, porque estaria vivendo como ele queria. O que me lembra de Paulo, pois a partir do momento que nós entendemos o sacrifício de Cristo e nos rendemos a ele em gratidão, a nossa vida deve ser Cristo (Fp 1.21).

Em 1 Coríntios 10.23 Paulo nos alerta que "Tudo é permitido, mas nem tudo convém. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica.”. Portanto nós devemos lembrar que em todos os momentos da nossa vida, partindo das tarefas mais simples como comer ou beber, até as mais complexas, temos que fazer tudo para a glória de Deus (1Co 10.31), meditando na Sua Palavra o tempo todo (Sl 1.2) para que ao invés de termos tempos ociosos nos quais caímos facilmente em pecados, possamos nos conformar, progressivamente e continuamente, à imagem de Cristo (Rm 8.29).

Cristo nos diz "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28), o que nos mostra que o nosso descanso vem de Deus e não do tempo em que não fazemos nada!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões ou opiniões. Lembre-se:
- pode discordar, mas com educação