Jovem Crente: Quero casar logo!

Quero casar logo!


Não é fácil esperar pelo casamento, existe todo um processo para se chegar no grande dia e dar início a vida a dois. É necessário cumprir a ordem dada por Deus de namoro, noivado, casamento e sexo. Digo que não é fácil, porque sou recém-casado e afirmo que foi pela graça de Deus que eu e minha esposa nos guardamos e crescemos até o casamento. Tivemos muitas lutas, e não me refiro somente à área sexual, mas também a comunicação, as finanças, os projetos, a forma que se pretende criar os filhos. Mas todas valeram muito a pena, pois nos fortalecemos no Senhor e hoje provamos de frutos saborosos.

Expectativas irreais

Faço esta pergunta: “Por que você quer se casar?”. O homem talvez afobado demais queira o sexo, pensa que sua esposa será como uma atriz pornô e atenderá todos os seus desejos. A mulher anseia pela cerimônia que foi imaginada nos mínimos detalhes, onde seu príncipe do cavalo branco virá buscá-la, levá-la ao palácio e viver “feliz para sempre”, com muito carinho, paciência e amor. Também existem os comentários do tipo: “Ele (a) é lindo (a)”, “Ela (e) me preenche”, “Quando estamos juntos até as cores mudam”, “Ela (e) me faz tão feliz”.

Estas são expectativas irreais. Nisto alguns se iludem, se deixam dominar pela paixão, ignoram os projetos de vida totalmente diferentes. Outros passam a morar juntos antes de casar. Ainda tem aqueles que não seguem a ordem de Deus, têm relação sexual antes do casamento, e entram nele com muitos problemas por haverem quebrado princípios. Então, as brigas, as confusões e a má comunicação se tornam rotina, porque o forte desejo de fazer a própria vontade os escravizou, se tornou um deus, e não os satisfez como havia prometido. Estas são consequências de falsas expectativas e a fonte é o coração:

O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” Jeremias 17:9

A expectativa na pessoa errada.

Talvez você tenha uma grande expectativa pelo casamento, e na vida de muitos ele se torna um ídolo. João Calvino diz: “O coração humano é uma fábrica de ídolos”. Idolatria não é somente uma imagem, mas é aquilo que está acima de Deus no coração humano, quando a pessoa com toda sua alma, força e entendimento deseja por algo.  

“...estes homens ergueram ídolos em seus corações e puseram tropeços ímpios diante de si. Devo deixar que me consultem?” Ezequiel 14.3

Este forte desejo de ser casado se torna o seu deus funcional, aquele que “atende” a sua vontade pessoal. Seu desejo é que certa pessoa te supra com amor, abraços, sexo, elogios, dinheiro, entre outras coisas. Assim, após o casamento, porque a expectativa estava na pessoa errada, esperando dela determinadas atitudes e agrados, a frustração vêm. Não deixe que o seu coração corrupto faça de uma pessoa, ou daquilo que ela pode te dar, um ídolo! Até mesmo o casamento que é algo bom pode se tornar o seu deus.

Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria.” 1 Coríntios 10.14
Filhinhos, guardem-se dos ídolos.” 1 Jo 5.21

Expectativa real e na pessoa certa.

Corrija as suas as expectativas, assim você evitará muitas frustações. O Senhor tem que estar no primeiro lugar em seu coração.

Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento...” Lucas 10.27a

Jesus Cristo tem que ser o que você tem de mais precioso, ele tem que ser o centro da sua vida, e estar acima do seu desejo de casar, do seu casamento, ou qualquer outro desejo. Somente a pessoa de Jesus Cristo não te frustrará.

E quanto ao casamento, ele tem que estar no local correto. Ele é um plano e um propósito de Deus para constituir famílias e espalhar à imagem dele sobre a terra.

 “O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros. Hebreus 13.4

Solteiros até não se sabe quando

Dizem que a oração do solteiro dos 15 aos 25 anos é “O Senhor é meu pastor e nada me faltará” (Salmo 23:1), dos 25 aos 30 anos “Coloquei toda minha esperança no Senhor” (Salmo 40:1), dos 30 aos 35 “Apressa-te, Senhor, a ajudar-me” (Salmo 70:1), e piora a “zoeira”, conforme aumenta a faixa etária. Brincadeiras a parte, temos que nos lembrar de que ser solteiro não é uma maldição, mas uma bênção e oportunidade de servir ao Senhor com maior liberdade e menos preocupações (1 Co 7.7-8). Quem se encontra nesta situação, tem que entender que Deus suprirá todas as suas necessidades de uma maneira que somente ele pode satisfazer. Lembre-se de algo sempre: se você não estiver bem com Cristo sozinho, você nunca estará bem casado; se você não glorifica a Cristo sozinho, nunca o glorificará casado.

No tempo certo a tão esperada pessoa pode aparecer e juntos se construir uma história firmada na pessoa certa, Jesus Cristo. Eu e minha esposa temos este versículo para nós há muito tempo, estava inclusive no convite do nosso casamento, que ilustra muito bem que o foco, o desejado e o esperado, é Jesus Cristo.


Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém. Romanos 11.36


Artigos Relacionados:



Lucas escreveu o artigo junto à sua esposa, Leisle.



7 comentários:

Deixe aqui seus comentários, sugestões ou opiniões. Lembre-se:
- pode discordar, mas com educação