Jovem Crente: Em que investir minha vida?

Em que investir minha vida?


"Quero investir minha vida em algo que sobreviva a ela"

Essa é uma frase que trago comigo há alguns anos... Quem a escreveu realmente viveu essas palavras: Jim Elliot! Ele foi um missionário norte-americano na tribo Auca no Equador, e morreu aos 28 anos na tentativa de compartilhar o evangelho com os nativos da região. Você pode pensar, "mas ele nem sequer teve muitos anos de vida, morreu aos 28!", entretanto, a Bíblia nos mostra que mais importante do que quantos anos viveremos é a forma como viveremos, onde depositaremos nossos esforços e, principalmente, em que vamos investir nossas vidas.

Muitos dizem que vivemos na era do egoísmo, egocentrismo, umbiguismo... tantos "ismos" que na verdade não são características só da nossa década, mas estiveram presentes em toda a história da humanidade! Por diversas vezes o homem quis investir sua vida em realização própria, conquista de riquezas, poder e tantas outras coisas atraentes aos olhos. Não é o homem do século 21 que quer investir sua vida em si mesmo, é o ser humano, pecador, cego em seus desejos, sem Jesus, ou ainda uma realidade mais triste: aquele que conhece Jesus e mesmo assim continua a viver dessa forma, numa busca incessante e sem verdadeira satisfação, pois aquilo que busca não é o que realmente seu coração precisa para obtê-la.

“Eu disse a mim mesmo: Venha. Experimente a alegria. Descubra as coisas boas da vida! Mas isso também se revelou inútil. Concluí que o rir é loucura, e a alegria de nada vale. Decidi entregar-me ao vinho e à extravagância, mantendo, porém, a mente orientada pela sabedoria. Eu queria saber o que vale a pena, debaixo do céu, nos poucos dias da vida humana. Lancei-me a grandes projetos: construí casas e plantei vinhas para mim. Fiz jardins e pomares e neles plantei todo tipo de árvore frutífera. Construí também reservatórios para irrigar os meus bosques verdejantes. Comprei escravos e escravas e tive escravos que nasceram em minha casa. Além disso, tive também mais bois e ovelhas do que todos os que viveram antes de mim em Jerusalém. Ajuntei para mim prata e ouro, tesouros de reis e de províncias. Servi-me de cantores e cantoras, e também de um harém, as delícias dos homens. Tornei-me mais famoso e poderoso do que todos os que viveram em Jerusalém antes de mim, conservando comigo a minha sabedoria. Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração. Na verdade, eu me alegrei em todo o meu trabalho; essa foi a recompensa de todo o meu esforço. Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há nenhum proveito no que se faz debaixo do sol.”
Eclesiastes 2:1-11

Não são poucos os exemplos de homens que buscaram essas coisas. Napoleão queria domínio sobre toda a Europa e acabou exilado numa ilha até a morte, Hittler quis imperar sobre a Alemanha e foi o iniciador de alguns dos momentos mais tristes da história
contemporânea, além de tantos outros homens que, apesar de talvez tentarem, não investiram suas vidas em algo que sobrevivesse a elas no real sentido que Jim Elliot expressou com essa frase. O próprio Salomão, autor do texto acima, apesar de ter pedido a Deus sabedoria, escolheu se dedicar a "grandes projetos" isto é, feitos, se rendeu à busca por prazeres e chegou ao fim dos seus dias sem a satisfação de ter dedicado sua vida a algo útil, como por exemplo Jim, que viveu muito menos tempo que Salomão, mas entendeu que investir sua vida em algo que sobreviva a ela não é ser lembrado ou marcar a história, mas plantar na eternidade, que como podemos encontrar em Eclesiastes 3:11, é um anseio do nosso coração. Sim, investir sua vida em algo que sobreviva a ela é usar cada recurso, oportunidade e talento que Deus te deu para trazer glória ao Seu nome e frutificar, trazendo pessoas a Jesus.

Tudo bem, já vimos o exemplo de Jim Elliot, que investiu sua vida na propagação do evangelho e isso é admirável. Vimos também o exemplo de tantos homens na história que buscaram, com todas as forças, investir sua vida em glória própria e vimos que tudo foi passageiro. "Mas e eu?" - você deve estar se perguntando - "o que isso tem a ver comigo? Não faço nenhuma dessas coisas e quero saber em que investir minha vida!".

A primeira coisa que você precisa saber é que não precisa ser como Jim Elliot, abandonar sua faculdade, emprego ou família e ir anunciar o evangelho, para que assim invista sua vida em algo que sobreviva a ela. Você também não precisa revolucionar a história com uma grande descoberta ou fazer algo notável como dar a volta ao mundo. Todas essas coisas são bem legais, claro, mas ainda não é aquilo que vai te fazer investir sua vida em algo realmente válido.

“O que o homem ganha com todo o seu trabalho em que tanto se esforça debaixo do sol? Gerações vêm e gerações vão, mas a terra permanece para sempre. O sol se levanta e o sol se põe e depressa volta ao lugar de onde se levanta. O vento sopra para o sul e vira para o norte; dá voltas e voltas, seguindo sempre o seu curso. Todos os rios vão para o mar, contudo, o mar nunca se enche; ainda que sempre corram para lá, para lá voltam a correr. Todas as coisas trazem canseira. O homem não é capaz de descrevê-las; os olhos nunca se saciam de ver, nem os ouvidos de ouvir. O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.”
Eclesiastes 1:3-9

Pensando nisso, vamos explorar alguns pontos que você precisa saber pra que viva cada dia investindo em algo que sobreviverá a todos eles:

Sua vida não tem um fim em si mesma: a finalidade da sua vida não é sua própria satisfação e realização. Jesus não é como qualquer ideologia, criada para satisfazer nosso anseio por respostas que desejamos ouvir, para nos motivar e permitir nosso viver à nossa maneira. Fomos criados por Deus e salvos da consequência dos nossos pecados (que é a morte) por um motivo: sermos conformes à imagem de Jesus! (Rm 8:29). O propósito de tudo na nossa vida começa e termina em Cristo, nada está à parte dele e você não investirá sua vida em algo que sobreviva a ela se não estiver totalmente submetido àquele que dá sentido a todas as coisas!

“Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos sejam soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.”
Colossenses 1:15-17

"E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou."
2 Coríntios 2:15

Valorize cada dia. Sim isso mesmo, cada dia! Nossa vida é construída em dias! Não nascemos e chegamos aos 80. Não. Há um intervalo, mais precisamente 29.200 dias, dias estes que devem ser valorizados porque é diariamente que investimos em algo. É diariamente que economizamos para uma grande compra, diariamente que nos aproximamos e nos tornamos amigos de alguém, diariamente que amadurecemos e é diariamente também que construímos uma vida que sobreviva a ela. Aos poucos plantamos isso, com atitudes aparentemente pequenas, mas muito preciosas! Não atente apenas às "grandes decisões", mas decida honrar a Deus e obedecer à sua palavra nas pequenas escolhas que tem que fazer durante o dia, são elas que mostram onde está seu coração.

“Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos.”
Tiago 1:22

“Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. Ao contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado,”
Hebreus 3:12-13

Jesus é nosso maior exemplo: Ele viveu de forma perfeita e é o exemplo divino de uma vida como essa que estamos falando, cheia de significado, que sobrevive. O maior ensino que dava àqueles que estavam com ele era sua vida. Orava, servia, era humilde, excelente, disposto, amava. Ele não é simplesmente um homem memorável na história. Sua vida mudou a de todos os que creem em seu nome, mudou o destino na eternidade, a motivação de vida, a mente... Ele realmente investiu seus dias aqui na terra em algo que sobreviveu a eles. Quando imitamos os passos de Jesus, fazemos o mesmo.

“Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”
Romanos 8:29

“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,”
Filipenses 2:5 

- Saiba sua identidade: Não importa a faculdade que você quer fazer ou fez, o emprego que quer ter ou que já tem, o país que mora ou vai morar ou seja lá o que for... O que vai fazer você investir sua vida em algo que sobreviva a ela é entender quem Deus é, quem você é e o real motivo de ele te conceder cada um dos seus dias. É também entender que não importa qual a atividade da qual você se ocupa, ela não te define. Você não é um estudante cristão, uma publicitária cristã ou até mesmo um missionário cristão. Você é antes de tudo um cristão, isto é, um pequeno Cristo, um seguidor de Jesus, que pode ser usado para testemunhar dele na faculdade, no local onde trabalha, no ministério que exerce ou em qualquer outro lugar.


“Os que assim falam mostram que estão buscando uma pátria. Se estivessem pensando naquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar. Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles e lhes preparou uma cidade.”
Hebreus 11:14-16


Que à luz de tudo isso, nós decidamos investir nossa vida no que realmente sobrevive a ela, lembrando que nossa existência não tem fim em si mesma, mas que por meio de atitudes no nosso dia a dia imitamos Jesus e mostramos que sermos seus seguidores é o que realmente nos define. Temos que lembrar que sozinhos não somos capazes de fazer tudo isso, mas só por meio do Espírito de Deus, que habita em todo aquele que crê em Jesus como seu suficiente salvador. Que capacitados por ele para converter em prática essas decisões, possamos um dia, assim como Paulo, dizer essas palavras:

“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.”

2 Timóteo 4:7-8 


Bianca Teixeira
Bianca cursa Odontologia na USP, fez o Curso de Liderança e Discipulado no Seminário Bíblico Palavra da Vida em 2015, e hoje frequenta e serve na PIB em Santo André - SP





7 comentários:

  1. Bianca, que Deus te inspire a escrever mais textos edificantes como esse!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom... Continue servindo e honrando a Deus com sua vida!

    ResponderExcluir
  3. Amei. Toda semana entro nesse blog e aprendo muito.

    ResponderExcluir
  4. Glória a Deus por esse artigo, Deus abençoe você grandemente Bianca.

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente edificante e lindo esse texto!!

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente edificante e lindo esse texto!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários, sugestões ou opiniões. Lembre-se:
- pode discordar, mas com educação