Jovem Crente: Como definir prioridades

Como definir prioridades


A vida do jovem é cercada por compromissos em diversas áreas. Família, amigos, estudos, igreja, esportes, entre muitas outras. Em meio a tantas obrigações, às vezes fica difícil conciliar tudo e, mais difícil ainda, estabelecer prioridades. Você já se perguntou como administrar sabiamente o seu tempo com base em princípios bíblicos? É sobre isso que vamos tratar no artigo dessa semana.

A Bíblia não nos dá uma lista pronta com a sequência exata de prioridades com a qual devemos organizar nossa ‘agenda’, mas é muito clara em relação a princípios que norteiam a forma para estabelecermos o que é mais importante.

Antes de tudo, é preciso lembrar que a Palavra de Deus afirma que há tempo para tudo! Sim, para tudo! É claro que nem sempre para tudo o que você quer ou gostaria de fazer, mas com certeza para tudo aquilo que precisa e deve ser feito!

“Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu” Eclesiastes 3.1.

Sabendo disso, devemos deixar de lado a frustração de não conseguirmos fazer ‘tudo’, uma vez que Deus não nos pede isso. O que ele espera de nós é um bom manejo do tempo que ele nos deu. Não temos nem doze e nem quarenta e oito horas em um dia, mas vinte e quatro, e devemos ser gratos por elas. A famosa frase “não tenho tempo” também deve ser deixada de lado, afinal, já reparou que só não temos tempo para aquilo que não fazemos questão de realizar? Quando trata-se de algo que realmente valorizamos, sempre arrumamos um tempinho.

A solução para uma agenda extremamente lotada e sem tempo para nada, muitas vezes, não é diminuir o número de compromissos ou desejar ter algumas horinhas a mais por dia, mas sim estabelecer melhor suas prioridades.

Para te ajudar nesse desafio, vamos agora pensar sobre alguns daqueles princípios que, como afirmado no início desse texto, podem nos nortear na hora de estabelecermos o que é mais importante. Para isso, vamos usar como base os dois maiores mandamentos que a Palavra nos deixa:

1) Amar a Deus acima de todas as coisas

“Respondeu Jesus: ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’” Mateus 22.37.

Deus é a prioridade máxima de nossas vidas e, por esse motivo, devemos sempre priorizar nosso tempo com ele. Não importa quantos trabalhos da faculdade tenhamos de concluir ou o quanto devemos estudar para as provas finais, podemos sempre dedicar pelo menos algum momento do nosso dia para ler a Bíblia e falar com o Senhor por meio da oração. Tempo com Deus é indispensável na caminhada cristã.

Priorizar o Senhor e amá-lo acima de todas as coisas não significa que temos de estar presente em todos os eventos de nossas igrejas ou que tenhamos de nos envolver em todos os ministérios. A vida universitária e o trabalho exigem dedicação e tempo. Por esse motivo, muitas vezes, teremos de fazer escolhas e abrir mão de algumas programações da igreja. Isso, no entanto, não significa que ter uma vida acadêmica ou profissional ocupada seja desculpa para não se envolver com as questões da igreja. Ter uma vida de oração e estudo diário das Escrituras é essencial, mas não é o bastante. Devemos, além disso, nos envolver com o corpo de Cristo, que é a igreja. Essa necessidade é expressa claramente na Bíblia:

“Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!”  Salmos 133.1.

“Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo” 1 Coríntios 12.12.

2) Amar ao próximo como a si mesmo

“E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’” Mateus 22.39.

Devemos investir tempo na vida de pessoas, sejam elas de nossa família, nossos amigos ou até mesmo aquelas que mal conhecemos. Dedicar tempo de qualidade às pessoas e escutá-las é uma forma de demonstrar amor por elas, e é justamente isso que Jesus nos ensina nesse versículo.

É claro que isso não quer dizer que você deve deixar de lado suas obrigações para “bater papo” com seus amigos! Deus possibilitou que você esteja no trabalho, curso ou faculdade que você está e ele quer o seu melhor nisso. A Bíblia diz em 1 Coríntios 10.31 que devemos fazer todas as coisas para a glória de Deus, e com nossos estudos ou profissão não é diferente. Entretanto, não deixe que seus compromissos pessoais o impeçam de cultivar relacionamentos saudáveis e que alegram a Deus.

Leia também outros artigos que podem lhe auxiliar com estas questões: 
Cansado? 
Adeus ansiedade





5 comentários:

  1. Extremamente edificante esse texto! Que Deus te abençoe Giovana!

    ResponderExcluir
  2. Gostei! Muito edificante. Deus abençoe!....

    ResponderExcluir
  3. Direto ao ponto. Em tudo nossa prioridade deve ser Deus -- o resto é acrescentado.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários, sugestões ou opiniões. Lembre-se:
- pode discordar, mas com educação