Jovem Crente: Adeus ansiedade

Adeus ansiedade


Quem nunca perdeu o sono com medo da prova no dia seguinte ou já ficou com frio na barriga ao ter de falar em público? Quem nunca suou frio antes de falar com a pessoa de quem está a fim ou ficou com o coração na mão ao imaginar que ia ficar pra titia? Quem nunca teve medo de não passar no vestibular ou até mesmo de não conseguir um emprego? Quem nunca...

Eu poderia escrever linhas e mais linhas sobre situações que tantas vezes nos deixam ansiosos, pois dificilmente não estamos sofrendo por antecipação ou preocupados com coisas que não estão ao nosso alcance. Tudo isso mostra que a ansiedade já faz parte da nossa vida e minha pergunta para você é: o que te deixa ansioso? O que tira a sua paz?

ANSIEDADE

Apesar de tão comum em nossas vidas, a Bíblia considera a ansiedade como um pecado e diz: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus(Fp 4.6).

Pode não parecer, mas a luta contra a ansiedade vai muito além do que imaginamos. Um pecado que consideramos “pequeno” se revela um adversário audaz contra a nossa fé quando percebemos o quanto a ansiedade revela nossa falta de confiança em Deus. A resposta que a Escritura nos dá em Filipenses sobre como tratá-la (com oração, súplicas, ação de graças e apresentando nossos pedidos a Deus) demonstra que uma vida cheia de preocupações é reflexo de um coração pouco dependente do Senhor.

“Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ’Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’” Mateus 6.28-31.

Perceba que as situações que despertam em nós esse pecado estão geralmente ligadas ao temor acerca de coisas que ainda não aconteceram ou que fogem ao nosso controle. É aí que percebemos que um coração ansioso pode ser um coração com receio de entregar o controle de TODA a sua vida aos cuidados de Cristo (Sl 37.5). Ficamos preocupados quando não confiamos que a Palavra de Deus é verdadeira ao nos afirmar que ele tem cuidado de nós (1 Pe 5.7) ou porque não acreditamos que é ele quem sabe o que é melhor. Temos dificuldade em submeter o controle das nossas vidas a ele porque isso resultaria em abrir mão da nossa zona de conforto e de uma aparente estabilidade. No entanto, o que Deus nos diz diante disso é:

“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará. Descansa no Senhor, e espera nele” Salmos 37.5 e 7a.

SEGURANÇA EM DEUS

A verdade é que confiar no Senhor é um grande desafio, mas um desafio que vale a pena ser vivido. Um vida de plena confiança nele é uma vida sem preocupações ou ansiedades e tem como resultado a paz que vem de Deus, como afirma a continuação do versículo de Filipenses que diz: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o [nosso] coração e a [nossa] mente em Cristo Jesus” (Fp 7.7). Ao invés de vivermos uma estabilidade apenas aparente, podemos no apoiar no fato de que nossa segurança está em Cristo (Pv 3.23 e 25).

A resposta que devemos dar à ansiedade é uma dependência completa do Senhor. É acreditar e confiar que ele está sendo sincero ao afirmar que se o buscarmos em primeiro lugar em nossas vidas, ele suprirá nossas necessidades (Mt 6.33).

“Portanto, não se preocupem, dizendo: ’Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal" Mateus 6.31-34.

Aqui cabem duas observações; a primeira é a condicional SE o buscarmos em primeiro lugar. O versículo mostra que todas as coisas nos serão acrescentadas como consequência de um ato anterior: buscar primeiro o seu reino. Assim, é necessário que você faça uma autoavaliação sincera e responda a seguinte pergunta: eu tenho buscado a Deus e o priorizado em minha vida? A segunda observação é que ele promete suprir nossas necessidades e não nossas vontades. Parte de confiar nele é também acreditar que ele sabe o que precisamos e nos suprirá de acordo. 

“Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” Hebreus 13.5b.

Outra coisa que precisamos entender, é que muitas vezes ficamos ansiosos por que nossa vida passa a girar em torno de coisas das quais não precisamos, mas sob as quais colocamos nossa confiança e dependência, quando tal lugar deveria ser de Deus. Pode ser dinheiro, lugares, realizações e até mesmo pessoas. Quando nossa satisfação não está em Cristo, a brecha para a ansiedade está automaticamente aberta.  

“Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras?” Lucas 1.,25-26

LANÇANDO FORA A ANSIEDADE

A boa notícia é que Deus nos chama hoje para entregarmos todos os aspectos da nossa vida a ele; todos os nossos medos, ansiedades, preocupações e desconfianças. Hoje somos chamados, mais uma vez, a darmos adeus à ansiedade e a Deus o nosso coração. Para isso, precisamos nos arrepender da nossa incredulidade e da nossa falta de confiança nle. Precisamos ser humildes o suficiente para admitirmos que não temos o controle das nossas vidas, e devolvê-lo a quem ele de fato pertence. 

“Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês” 1 Pedro 5.6-7.

Que nós troquemos a ansiedade das coisas terrenas pelo anseio das coisas do Reino! Que nos disponhamos a tirar o nosso foco das coisas passageiras e ajustá-lo para focar naquele que merece toda a nossa atenção: Cristo Jesus!










16 comentários:

  1. Ótimo artigo! O que para mim basta, é saber que o Senhor cuida de nós. Como está escrito e citado por você, Julyana: “Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” Hebreus 13.5b.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Ju!!! Mais uma escritora na família... Bjos e que Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Eu nasci em berço evangélico. . Sempre fui envolvida com a igreja eu eu era do grupo das crianças depois fui para o dos jovens, fazia parte do grupo de coreografia, eu tava na igreja uns 5 vezes por semana ... Até que me desviei. .. e desde então minha vida não tem mais sentido... a quase 4 anos tomo remédio controlado, pois desenvolvi o transtorno de ansiedade e ataques de pânico. ... tenho medo de sair de casa, de ficar sozinha, de andar de ônibus, me afastei doa meus amigos e de coisas que antes eu amava ... coisas tão simples como andar de bicicleta estão sendo tortura pra mim.. tenho vontades excessiva de chorar... Estou tentando voltar pra igreja ... Mas nem isso eu tenho coragem ...
    Só Deus sabe o que estou passando. ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode parecer que vc nunca vai conseguir vencer esse medo terrível que consome sua vida agora, mas você vai sim. Deus tem sempre um plano para aqueles que planejam estar com Ele. Jesus entende exatamente o que vc tem passado, e ele vai te ajudar, quando tudo parecer o fim, o Senhor te dará um novo recomeço. Creia somente, vc é mais do que Vencedora em Cristo que te fortalece.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Oi Thassy! Nós não conhecemos a fundo sua história e nem o que você tem vivido, mas a Bíblia mostra em 1 Pe 5.6,7 (está no texto) que o Senhor pode cuidar de você! O desejo do Senhor é que você deposite nEle suas preocupações e ansiedades (Sl 37.5-7), confie nEle, Ele pode te ajudar nesse momento difícil da sua vida. Além disso, você não precisa passar por isso sozinha, busque ajuda de pessoas que a aproximem do Senhor. Também pode ser o caso de buscar ajuda médica, principalmente se a ansiedade já tiver se configurado como um distúrbio.

      Sobre o fato de você não ver mais sentido na vida, é importante saber que quando entendemos quem Ele deve ser para nós -Senhor e Salvador- (Jo 3.16, 1 Jo 4.15, Rm 10.9, At 2.36) e decidimos viver de tal maneira, nossa vida ganha um novo significado: viver para Ele, para que seu nome seja exaltado e glorificado como o Deus criador e Senhor das nossas vidas (1 Co 10.31, Rm 11.36, Is 43.7). Quando o reconhecemos como o único Deus digno de adoração e que veio ao mundo na pessoa de Jesus para que tudo àquilo que já fizemos de errado não nos impedisse mais de termos um relacionamento com Deus, nosso desejo passa a ser não olharmos mais para quem éramos, mas para quem desejamos imitar: Jesus! (2 Co 5.17, Ef 4.22-24). Nosso maior desejo é que você encontre sentido para sua vida nEle!

      Além disso, quando Ele se torna nosso Pai, temos o convite do próprio Senhor para descansarmos nEle : “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” Mateus 11.28-29. Em Cristo você pode encontrar descanso para o fardo que carrega.

      E se você tem alguma dúvida de que tem valor para o Senhor, saiba que quando você entrega sua vida a Cristo, ele te dá uma nova identidade como filha dEle. Algumas características dessa nova identidade podem ajudá-la a perceber que sua vida é importante para Deus, você pode encontrar algumas delas nesse site: https://conselhobiblico.com/2012/04/22/chave-biblica-identidade/

      E quando desanimar, lembre-se das palavras do salmista: “o SENHOR é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de tribulação. Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, SENHOR, não desamparas os que te buscam.” Sl 9.9,10.

      Fique com Deus! Em oração pela sua vida.

      - Julyana Néris (equipe Jovem Crente)

      Excluir
  4. Eu nasci em berço evangélico. . Sempre fui envolvida com a igreja eu eu era do grupo das crianças depois fui para o dos jovens, fazia parte do grupo de coreografia, eu tava na igreja uns 5 vezes por semana ... Até que me desviei. .. e desde então minha vida não tem mais sentido... a quase 4 anos tomo remédio controlado, pois desenvolvi o transtorno de ansiedade e ataques de pânico. ... tenho medo de sair de casa, de ficar sozinha, de andar de ônibus, me afastei doa meus amigos e de coisas que antes eu amava ... coisas tão simples como andar de bicicleta estão sendo tortura pra mim.. tenho vontades excessiva de chorar... Estou tentando voltar pra igreja ... Mas nem isso eu tenho coragem ...
    Só Deus sabe o que estou passando. ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. thassy tenha fe que as coisas vao melhorar, sua historia e igual a minha so que eu tomei remedio por 8 anos mas ja me libertei esse ano e voltei para a igreja...voce vai conseguir tenho certeza

      Excluir
  5. Eu nasci em berço evangélico. . Sempre fui envolvida com a igreja eu eu era do grupo das crianças depois fui para o dos jovens, fazia parte do grupo de coreografia, eu tava na igreja uns 5 vezes por semana ... Até que me desviei. .. e desde então minha vida não tem mais sentido... a quase 4 anos tomo remédio controlado, pois desenvolvi o transtorno de ansiedade e ataques de pânico. ... tenho medo de sair de casa, de ficar sozinha, de andar de ônibus, me afastei doa meus amigos e de coisas que antes eu amava ... coisas tão simples como andar de bicicleta estão sendo tortura pra mim.. tenho vontades excessiva de chorar... Estou tentando voltar pra igreja ... Mas nem isso eu tenho coragem ...
    Só Deus sabe o que estou passando. ..

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo texto, Julyana! E eu, aos 50 anos de idade, acabei de aprender uma maravilhosa lição com uma jovem que por certo muito orgulha seus pais e honra a sua Igreja.

    ResponderExcluir
  7. Thassy tenha fé acredite, lute e você conseguirá voltar pra igreja, chame alguem pra ir com você, não vá sozinha, pense que essas dificuldades que você esta passando é uma forma de voltar para junto de Deus.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários, sugestões ou opiniões. Lembre-se:
- pode discordar, mas com educação