Jovem Crente: A quem seguir?

A quem seguir?


A sociedade atual sofre com a crise de referências. Várias ideologias perderam o sentido, os modelos econômicos e sociais se mostram fadados ao fracasso, alguns não sabem mais definir o que é uma família, um homem e uma mulher. A humanidade não sabe o que é descansar, e por isso se lança ao trabalho freneticamente, nunca diz não, faz ser comum as horas extras, e é escrava dos outros e das circunstâncias. Existem muitos outros exemplos de referenciais que estão no limbo da mente das pessoas, elas não possuem propósito e convicção, apenas vivem o acaso, o subjetivo, o individual e o relativo.

O discípulo de Cristo vive de maneira diferente, por que: houve uma mudança em sua mente operada pelo Espírito Santo e pelas Escrituras; entendeu seu propósito de vida à luz da Palavra; e tem comunhão com Deus. Esses três aspectos da vida do discípulo fazem com que ele siga o padrão que é Cristo, e assim, vai sendo transformado à imagem do Filho e impactando outros, que por fim entram no mesmo processo. Em meio à crise de referenciais o cristão torna-se um modelo a ser seguido. 

Seja o Padrão, o Modelo, o Referencial

Seja o padrão dos fiéis em todas as coisas, como Paulo instruiu o jovem Timóteo cuide do seu falar, viva de maneira digna, ame verdadeiramente, seja fiel e puro (1 Tm 4.12). Viva de maneira exemplar em meio aos que não conhecem a Deus (1 Pe 2.12), não murmure, não brigue, mas seja irrepreensível ao ponto de as trevas se sentirem incomodadas com tamanha luz (Fp 2.14,15).

Viva conforme o padrão de Cristo, não focado na vida terrena, e esteja pronto para dar a razão da sua esperança em palavras e testemunho de vida (1 Pe 3.15,16). A sua integridade será vista por todos (Fp 4.5), caso você dê ouvidos às palavras de vida. O ouvir é válido quando a Palavra transforma o coração e torna a verdade em prática, visto que não são meras palavras jogadas ao vento. O mundo está cansado de palavras, de promessas, de teorias, pois sabe que isto não leva a nada. O que as pessoas querem ver é o saber aplicado à vida.

Siga os bons modelos de cristãos (Fp 3.17) e viva como eles vivem (Fp 4.9). Siga a Cristo e viva como ele viveu (Ef 5.1). Quando você menos esperar você será o modelo a ser seguido (1 Ts 1.6,7). Você mostrará às pessoas que a vida em Cristo tem propósito, que a família foi instituída por Deus e que o que dá certo, é o relacionamento entre um homem e uma mulher, que o trabalho foi criado para o homem satisfazer-se e com sabedoria, descansar. Nestas e tantas outras situações, as pessoas olharão para você e desejarão viver como você.

Então, não perca as oportunidades que Deus tem lhe dado (Cl 4.5,6; Ef 5.15,16). Que em meio às tempestades desta vida você seja um farol. Que onde a vida perdeu o sentido você seja sal. Que nos locais em que as trevas reinam você seja luz. Que onde houver o choro, você seja o consolo, que onde houver o desespero você seja a esperança, que onde o inimigo estiver reinando você seja um pequeno Cristo. Que os seus pés, as suas mãos, os seus olhos, a sua boca e sua mente, sejam as de Cristo. Que ele se faça presente através de você e os outros não mais o vejam, mas somente consigam ver a Cristo. E como você seguiu o Mestre um dia, através de você Cristo as desafiará dizendo: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me” (Lucas 9.23).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões ou opiniões. Lembre-se:
- pode discordar, mas com educação