Jovem Crente: Férias para a glória de Deus

Férias para a glória de Deus



Férias, enfim, férias! Tempo de descansar, recuperar as energias, estar com a família, amigos. Mas realmente me impressiona a quantidade de cristãos que veem nas férias uma oportunidade lícita de deixar de lado tantos valores que cultivam durante todo o restante do ano, quando estão "ativos" em seus ministérios ou projetos.

Nossa maior batalha, a batalha contra o nosso coração, só terá fim quando estivermos na glória. Até lá, cada dia é dia de lutar, estando nós de férias ou não. Talvez por isso eu escute tantos irmãos dizendo e eu mesmo já o disse, que as férias são períodos em que estamos mais vulneráveis ao pecado.

Óbvio. Se negligenciamos coisas vitais como o sono de qualidade, a alimentação, incentivamos a ociosidade, fugimos de todo e qualquer serviço a Cristo que envolva sacrifício. Sem dúvida que estaremos mais suscetíveis ao pecado, pois abrimos mão daquilo que é a essência da vida cristã: a glória de Deus.

Descanso não é sinônimo de negligência, ou muito menos de uma trégua de ambas as partes em nossa batalha espiritual contra a carne. Descanso é sinônimo de paz, aquela paz que excede todo entendimento que somente Cristo pode oferecer (Fp 4.7). Tal paz não está ligada a horas de ociosidade sem compromisso, ou mesmo à própria negligência quanto às nossas disciplinas. Está ligada às orações, súplicas e AÇÕES de graças (Fp 4.6), que devem estar presentes nas férias também.

Neste período de descanso, aproveite sim para descansar o seu corpo e revigorar suas forças com toda a excelência que a glória de Deus merece, desfrute bem deste tempo. Mas não permita que sua alma procure descanso ou paz em mais nada ou ninguém do que Jesus Cristo. Tanto tempo livre pode tornar-se ou uma armadilha terrível, ou uma oportunidade de desfrutar de intimidade com Deus e Sua Palavra de tal maneira que você não pode desfrutar no restante do ano. Aproveite para gastar tempo em oração e estudo da Palavra! Aproveite para se aproximar dEle! Algo muito interessante é fazer projetos pessoais de férias que o ajudem a aproveitar bem o tempo livre. Não há nada melhor do que estar a sós com Deus sem ter preocupações que o distraiam ou limitem seu tempo. Aproveite também para servir a Deus de formas diferentes, na igreja, com amigos, em família.

Enfim, não permita que a forma como você administra seu tempo nas férias o impeça de buscar ao Senhor. Não permita que a forma como você administra seu tempo negligencie a disciplina pessoal e o cuidado que deve ter consigo mesmo. Preguiça continua sendo pecado nas férias. Não permita que sua carne o engane, a batalha contra seu coração não cessa nas férias, ela permanece constante e precisamos vigiar. Não confunda o descanso desta batalha com o descanso físico. Quer descansar desta batalha? Ore para que Jesus volte logo, mas, por enquanto, uma alma cansada que só encontra alívio em Cristo mesmo nas férias é sua única opção se deseja manter-se fiel mesmo durante todo este tempo. Cristo merece ser glorificado em suas férias, e isso acontece quando dizendo não a tantas vontades enganosas, você descansa nEle!

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". (Mt 11.28-30).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões ou opiniões. Lembre-se:
- pode discordar, mas com educação