Jovem Crente: Um dia APÓS o outro

Um dia APÓS o outro


Mais um ano começou, mais uma vez as pessoas traçam planos e sonhos para 2014. Quais são os seus? Talvez o seu ano tenha começado exatamente como você queria; talvez você esteja  numa situação onde precisa fazer aquilo que não gostaria; ou, ainda, talvez você esteja lutando para saber o que Deus quer de você. Seja qual for o seu caso, sabemos da necessidade de aprender a viver um dia de cada vez (Mt 6.24). Mas como é difícil viver sob essa perspectiva, não é mesmo? Como achar o equilíbrio em meio a isso tudo? Devo ficar ansiosa ou simplesmente “chutar o balde” e viver ao modo “Carpe Diem”? Como não se entregar às preocupações, medos e neuras?
Tenho pensado bastante sobre esse tema ultimamente... Gostaria de compartilhar com vocês algumas coisas que tenho aprendido e que estou lutando para colocar em prática na minha vida.

Um dia APÓS o outro envolve um ALVO
Você tem objetivos? Sabe onde quer chegar? Qual o seu alvo pessoal? Quero desafiá-la a não pensar apenas em alvos concretos, como uma faculdade, um emprego, uma família... Pense também nos alvos de Deus para você! Ao longo desse ano, quais as áreas de sua vida que você deseja trabalhar para ser mais parecida com Cristo? Contra quais pecados você vai lutar?
Todas nós como cristãs temos um objetivo de vida: glorificar a Deus e fazer o nome dEle conhecido. Deus, com certeza, tem planos para você ao longo desse ano. E viver um dia de cada vez envolve correr com um objetivo, esmurrando o seu próprio corpo para que você não venha a ser desqualificada (1 Co 9.26,27).
               
Um dia APÓS o outro envolve um PLANO
Você já tentou emagrecer alguns quilos? Creio que a maioria de nós já passou (ou passa) por isso. Quando estamos de regime nós não podemos sair “feito doidas" comendo tudo o que aparece à nossa frente. Nós temos um plano, que normalmente envolve a restrição de alguns alimentos e uma rotina de exercícios físicos.
Esse mesmo tipo de raciocínio é válido para a vida. Se quero chegar a lugares diferentes, preciso aprender a seguir por caminhos diferentes também ao invés de simplesmente deixar “a vida me levar”. Quais são algumas metas práticas que você pode planejar para atingir seus sonhos? Você já se perguntou como pretende reagir quando tiver que enfrentar obstáculos, “nãos” ou dificuldades? Se você nunca se fez essa pergunta, querida amiga, faça. Faça porque certamente momentos difíceis virão... E é tão fácil perdermos o alvo e ficar estagnadas, olhando para nós mesmas, quando Deus pede que olhemos para Ele. Fato é que nós somos responsáveis pela maneira com que vivemos os dias que Deus nos dá. De que forma você pretende fazer isso?

“Os anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais vigor; entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa depressa, e nós voamos!Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.”  Salmos 90:10,12

Um dia APÓS o outro envolve ORAÇÃO
É maravilhoso saber que Deus é quem dirige os nossos passos (Pv 16.9); que mesmo que erremos e desejemos  ir por caminhos que não são os melhores para nós Deus vai guiando e conduzindo tudo conforme a Sua boa, perfeita e agradável vontade (Rm 12.2). E Ele faz isso com tanto cuidado e carinho.
A oração é uma forma de estarmos constantemente conversando com o Senhor e colocando diante dEle os nossos desejos. A oração pode nos ajudar a lembrar quem Deus é, a olhar para Cristo e a lembrar o que Ele já fez por nós no passado (Hb 12.2) e a não levar um fardo que não é nosso (Mt 11.28). Ao orarmos segundo a Palavra de Deus nós podemos considerar o perdão de Deus, ter as nossas mentes renovadas e as nossas esperanças colocadas unicamente nAquele que pode, de fato, nos ajudar  a viver um dia após o outro.

Um dia APÓS o outro envolve SERVIÇO
Para vivermos um dia de cada vez é importante que tenhamos um alvo, um plano, que estejamos em sintonia com o Senhor... Mas também é muito importante que nos dediquemos à ação. Não viva um dia de cada vez se lamentando pelo que é ou não é; não viva um dia de cada vez olhando para o passado ou ansiosa por um futuro que ainda não chegou; não viva um dia de cada vez com o foco em você mesma. Sirva! Faça algo! Procure ser bênção a outras pessoas, esteja atenta às oportunidades que Deus colocar em seu caminho, às pessoas que Deus permitir que cruzem a sua vida.
Mesmo que inconscientemente, todas nós tomamos inúmeras decisões no dia a dia. E eu costumo dizer que quando dizemos sim para algo, estamos também dizendo não para tantas outras coisas. Você está disposta a dizer não para você mesma? A buscar e fazer algo para que você conheça cada vez mais Aquele que a criou e entregou o Seu filho para te salvar? Você está disposta a ser serva dEle, independentemente das circunstâncias?
               
Viver um dia de cada vez não é fácil, meninas... Envolve olhar para o nosso alvo, mas sem nos desesperar. Envolve fazer planos, mas na dependência do Senhor. Envolve orar, mas também servir! Que possamos viver um dia após o outro, escolhendo olhar mais para Cristo e menos para nós, em cada um deles.

Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.” Lucas 9.23

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões ou opiniões. Lembre-se:
- pode discordar, mas com educação