Jovem Crente: Motivação do coração (verdades sobre a motivação em desfrutar da liberdade)

Motivação do coração (verdades sobre a motivação em desfrutar da liberdade)


“Finalmente passei na faculdade... Vou morar sozinha e agora posso fazer o que quiser!”
“Vamos para a minha casa, não tem ninguém lá...”
“Não tem problema, ninguém está olhando...”

Você é livre para fazer o que quiser? Quem é você quando ninguém mais está olhando? Qual é a sua motivação em fazer o que você faz?
Diariamente estamos diante de escolhas e decisões sobre as nossas atitudes. Como cristãs, somos filhas de Deus livres da escravidão do pecado e temos a liberdade de ter uma vida que traz glória a Deus. Podemos até estar sujeitas a regras de nossas famílias, escolas e ambientes que frequentamos, mas a verdade é que, na maioria das vezes, conseguimos dar um jeito de fazer o que queremos.


No mundo do relativismo, é importante que tenhamos em mente o conceito certo sobre a real liberdade. Ser livre não é o mesmo que seguir o nosso coração enganoso (Jr 17.9) e as nossas tendências da carne (Gl 5.16). As Escrituras nos ensinam que somos livres para falar não para o pecado, para obedecer a Deus e para não deixar o nosso coração ser dominado por qualquer outra coisa além de Jesus Cristo e Seus ensinamentos. E essa liberdade deve ser usufruída com a motivação certa...

A motivação correta em usar da liberdade NÃO VEM de nós.
Não obedecemos a Deus e aos Seus mandamentos como uma tendência natural do nosso coração, mas como resultado daquilo que Deus fez em primeiro lugar: Ele nos amou primeiro (1 Jo 4.19). O nosso coração pecador não deseja a Deus. Cristo não morreu no nosso lugar por sermos pessoas corretas. Cristo morreu por ímpios, pecadores, por causa do Seu amor (Rm 5.8). E o nosso amor e a obediência a Deus – com a motivação correta em usar da liberdade que temos - são possíveis somente por causa dEle. São obras dEle nas nossas vidas, frutos que acompanham escolhas diárias de negar a nós mesmos (Mt 16.24) e renovar a mente na Palavra.

A motivação correta em usar da liberdade NÃO ESTÁ em nós.
Apesar de vivermos em uma sociedade onde somos expostas a conceitos como “Aproveite a vida! Faça o que tiver vontade! Não existe certo e errado!”, precisamos lembrar que cristão não vive para si. Somos pecadores, fomos comprados por alto preço e transformados por Deus com um propósito (1 Co 6.20; Ef 2.10).
Entender isso é essencial, pois a nossa carne desejará aquilo que não agrada a Deus (Rm 7.18-20). Sofreremos tentação. Lutaremos contra nós mesmas. Correremos o risco de usar da liberdade como desculpa para fazer o que queremos ou para manter as aparências.

A motivação correta em usar da liberdade É Cristo!
Cristo morreu para que fossemos livres! Fomos chamados para a liberdade e para o serviço em amor (Gl 5.13). Devemos imitar a Cristo, imitar as Suas atitudes e sentimentos. (Fp 2.5-8). Cristo se sujeitou a ser ultrajado, maltratado, acusado e morto (Lc 18.32) para que a justiça de Deus se fizesse manifesta (Rm 5.19). Ele pagou o preço em nosso lugar e ainda nos deixou exemplo a ser seguido (1 Pe 2.21-24).

Somos livres, glória a Deus por isso! Tudo nos é permitido, mas nem tudo convém e nada (outra pessoa, coisa ou o meu próprio EU) deve exercer domínio sobre o meu coração (1 Co 6.12). Devemos viver como pessoas livres, sem usar dessa liberdade como desculpa para fazer o que é mal (1 Pe 2.16,17). O que você fará ou deixará de fazer não deve ser por causa de regras, temor a homens ou modismos, mas por causa de um coração íntegro que obedece aos mandamentos de Deus (1 Co 7.19), mesmo quando ninguém mais está olhando.

Livres em Cristo, sujeitas à Palavra de Deus, que é viva e eficaz e capaz de discernir os pensamentos e propósitos do coração (Hb 4.12). Que possamos aprender a seguir a Deus de coração íntegro e alma voluntária, pois Ele sonda todos os corações e conhece a motivação dos pensamentos (1 Cr 28.9). Diante dEle nada ficará oculto (Hb 4.13)... Dependemos dEle para avaliar o nosso próprio coração e as nossas motivações (Sl 139.23) em fazer uso da liberdade que Ele mesmo nos proporciona!


2 comentários:

  1. Só é livre quem está em Cristo.


    Estou seguindo seu blog, te convido a vim conhecer o meu e se gostar não deixe de seguir --------> http://www.elaecrista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desta postagem, parabéns a autora Aline Dias Provenzano, que Deus continue lhe abençoando para falar sobre a Palavra dEle. Aproveitando também, divulgarei meu blog: http://www.jovemligado.wordpress.com

    Fiquem na Graça e paz de Cristo Jesus, amém.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários, sugestões ou opiniões. Lembre-se:
- pode discordar, mas com educação