Jovem Crente: Era tecnológica - e Deus com isso?

Era tecnológica - e Deus com isso?

Nestes últimos dias tive a oportunidade de falar com os jovens da Presbiteriana de Pinheiros ( ippinheiros.org.br/) e também com os alunos do Seminário Bíblico Palavra da Vida (opv.org.br) sobre os valores de Deus para que a gente possa viver de forma correta em nossos dias.
Podemos falar de vários assuntos ligados à era tecnológica e eu pretendo fazer alguns posts, mas para ajudar quero dividir o que existe em nossa volta em três áreas que chamei de: suporte, programas e conteúdo.
Para cada área temos princípios próprios.




Suporte
Estou chamando de suporte os hardwares, ou equipamentos. Ou seja, todos os eletrônicos que estão à nossa volta.
Entram na lista desde aparelhos mais comuns como televisores, players, consoles de games, tablets, micros, celulares, enfim, todos as parafernalhas que amamos.







Programas
Os programas ou softwares são todos os sistemas operacionais ou aplicativos que rodamos em nossos equipamentos. (leia mais aqui)
De forma geral existem dois tipos de programas:
  • Proprietários: são programas que tem um dono. Neste tipo de programa o dono, que pode ser uma pessoa ou uma empresa, pode cobrar pelo uso do programa. Existem programas pagos, programas gratuítos, programas com propaganda, programas demonstrativos, etc.
  • Livres: são programas nos quais o dono abriu o código para que outros possam modificar o software. Neste caso normalmente ele é gratuíto.

Conteúdo
É o que usamos ou produzimos com os softwares nos equipamentos. De forma geral quero comentar sobre quatro tipos de conteúdo:
  • textos
  • músicas
  • filmes
  • imagens


E Deus com isso?
Você já pensou que algumas das práticas à sua volta podem não ser agradáveis aos olhos de Deus? Leia estes dois versículos que nos ensinam que tudo é para glorificar a Deus e que não devemos tomar a forma do mundo à nossa volta. No próximo post quero falar como a ganância por equipamentos pode nos fazer tirar o foco de Deus.

"Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus."
1 Coríntios 10.31

"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
Romanos 12.1-2

Um comentário:

Deixe aqui seus comentários, sugestões ou opiniões. Lembre-se:
- pode discordar, mas com educação