Jovem Crente: Como guardar e usar artigos dos quais gostei? (Google Reader + Evernote)

Como guardar e usar artigos dos quais gostei? (Google Reader + Evernote)

Sei que o alvo do blog não é tecnologia,  mas hoje li uma reportagem do IDGNow sobre o Evernote ter ganhado o prêmio internacional de aplicativo do ano (aqui).

Sei que muitos estão dizendo... Mas o que é o Evernote? Como ele me ajuda na minha vida cristã?

Ai que o negócio fica legal, estes dias perguntei para uma amiga que disse que acompanhava o Adolescente Crente, como ela fazia para ver os seus blogs favoritos e ela me disse que entra neles todos os dias. Eu fiquei indignado que uma adolescente, nascida na era digital clique em todos os blogs todos os dias, sem contar que para salvar os artigos mais interessantes ela faz uma lista de favoritos, que com o passar do tempo fica "inusável"

Quero mostrar como eu faço para acompanhar mais de 90 blogs e guardar e usar os artigos que me interessam de cada um deles. Para isso você vai precisar:

  • Uma conta do Google (se você tem Gmail está dentro)
  • Um navegador com a extensão do Evernote (existe para Safari, Firefox, IE, mas eu uso o Chome) se quiser pegue aqui.
  • Uma conta no Evernote:  https://www.evernote.com/Registration.action (existe Evernote para web, desk, android, aple)

Bom, vamos começar

Leitor de feeds
Eu uso o Google Reader. É claro que existem outras opções, mas como uso vários serviços do Google, concentro tudo num lugar só.
Como ele funciona. É assim, suponha que você entre aqui no blog e goste do conteúdo, você pega nosso endereço (http://adolescentecrente.blogspot.com) e vai na página do seu Google Reader e lá você clica em "inscrever" no lado esquerdo superior.
Pronto! Toda vez que eu fizer uma nova postagem você vai ver no seu Google Reader.
No meu caso ele verifica todos os 90 blogs e me mostra o título e um pequeno resumo de cada postagem, eu clico nas que me interessam e vou para o blog que acompanho. Desta forma eu não preciso abrir todos os blogs todos os dias, eu saberei quem tem coisa nova, e se eu quero ler a postagem.
Na prática só vendo os títulos já filtro 90%. De 50 postagens novas umas 3 ou 4 me interessam, ai eu entro nos artigos.

Evernote
É ai que entra o Evernote.
O Reader vai me mostrar uma lista de artigos. Alguns são bons, e tem informações que eu posso usar em outros momentos.
O que muita gente faz é colocar nos favoritos, mas os favoritos irão se tornar uma lista enorme, difícil de procurar e tem mais, quando você clica em alguns artigos antigos, muitas vezes eles não estão mais lá.
Com a extensão no navegador eu simplesmente marco o texto que eu quero salvar, clico no elefantinho e guardo na minha conta.

Posso salvar textos, imagens, gráficos e muito mais que fica comigo e mesmo que o site deixe de existir o artigo está salvo.
Além disso eu posso separar os artigos em pastas e adicionar tags, ele faz buscas e utiliza filtros o que me ajuda a procurar no conteúdo depois. Com isso, eu posso procurar rapidamente dentre os artigos que li o que eu preciso.

Se o texto que você quer guardar não está impresso, também é fácil. Tire uma foto dele e mande para o Evernote. Ele vai ler a imagem, mesmo que seja manuscrito...
É isso mesmo. O professor passou a manhã toda escrevendo na lousa. Tire uma foto e mande para o Evernote, quando precisar ele irá buscar o conteúdo dentro da foto :-)

Se você já usou esta ou outra ferramenta para este fim, faça um comentário e nos conte, vai enriquecer muito os leitores do blog.

2 comentários:

  1. Partilho aqui o meu método.
    Tudo igual até ao Google Reader. A diferença é que eu não uso o Evernote. Em vez disso, marco a noticia/artigo com uma TAG. No fundo da noticia do reader, tems vários botões (um deles diz Adicionar Tags). Clicar nesse botão e escrever o nome.
    Eu tento usar uns 20 assuntos. Assim tenho sempre tudo arrumado. Quando clico uma Tag, aparecem-me todos os artigos que fui guardando ao longo do tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste processo caso o site saia do ar você fica sem o artigo, certo?

      Excluir

Deixe aqui seus comentários, sugestões ou opiniões. Lembre-se:
- pode discordar, mas com educação