16.1.12

Tatuagem é pecado?

Nesta semana recebi aqui um e-mail com a seguinte pergunta:
Ola , meu nome é ...  tenho 15 anos e tenho uma duvida com respeito a tatuagens. O que Deus fala sobre tatuagens? Na bíblia esta escrito que somos santuário do Espirito Santo, e que devemos cuidar do nosso corpo. mas e se for uma tatuagem com o nome de Jesus como algum tipo de testemunho? gostaria muito de ouvir sua opinião  :)
muito obrigada , Deus abençoe!

Antes de tudo saiba que é comum perguntas do tipo: "tal coisa é pecado?" Aqui mesmo no Blog já conversamos sobre outros tópicos como:


Nem sempre a resposta é tão simples, por isso leia com atenção ao post  e depois deixe seus comentários. Todos os comentários são postados desde que sejam educados :-)

Voltando à tatuagem, o assunto é polêmico no meio evangélico. Alguns abominam a possibilidade de se fazer qualquer marca no corpo enquanto outros não enxergam nisso nenhum problema.

O que a Bíblia fala sobre tatuagem?
Pra ser honesto, que fala claramente sobre tatuagem nós temos apenas um texto, Levítico 19.28 (sem contar é claro os textos de Apocalipse que falam da marca da besta):


"Não façam cortes em seus corpos por causa dos mortos, nem tatuagem em si mesmos. Eu sou o Senhor."

Muitos usam este versículo para dizer que o crente não pode se tatuar. Será que isso é verdade?
No contexto da passagem vemos adivinhação, feitiçaria (vs. 26) e homenagem a mortos acontecendo. Em outras palavras o cara não se tatuava por que achava bonito, mas esta prática estava ligada à outras que eram claramente pecado. Alguém do povo de Deus jamais deveria se envolver em adivinhação, nem em feitiçaria, nem em qualquer forma de idolatria e quanto aos mortos, deveria perceber a mão de Deus e conformar-se ao invés de procurar práticas para invocar ou reverenciar os mortos.
Para entender melhor existe o texto paralelo de Deuteronômio 14.1-2 que fala do mesmo assunto, mas omite a tatuagem.

"Vocês são os filhos do Senhor, do seu Deus. Não façam cortes no corpo nem rapem a frente da cabeça por causa dos mortos, pois vocês são povo consagrado ao Senhor, ao seu Deus. Dentre todos os povos da face da terra, o Senhor os escolheu para serem o seu tesouro pessoal."


Significado de infinito
Aqui vemos que o povo de Deus era especial, separado pra Deus e deveria ser diferente dos demais povos. Práticas comuns no em outros povos não deveriam acontecer no meio do povo de Deus.
Da mesma forma o fato de ser comum em nossos dias alguma prática, seja ela tatuagem, piercing ou qualquer outra coisa, isso não significa que devemos fazer.
Às vezes até tatuagens bem pequenas podem trazer mensagens que você ainda desconhece, como no caso da tatuagem do infinito que simboliza além de uma constante transformação a ideia da reencarnação.

É pecado se tatuar hoje?
Olhando apenas para estes textos não é possível dizer que tatuar-se é pecado. Precisamos observar alguns outros princípios que vão nos mostrar se devemos ou não fazer uma tatuagem:

  • Tudo o que fazemos deve glorificar a Deus. Já ouvi pessoas dizendo que querem se tatuar por que acham bonito. Será que está é uma razão suficientemente boa? (1 Co 10.31)
  • Não devemos amar nem nos associar com as coisas do mundo. Neste aspecto é preciso sondar nosso coração para perceber se não estamos querendo nos associar com um certo grupo ou valor que não seja de Deus. (1 Jo 2.15)
  • Não devo trazer escândalo com minhas ações. Isso ocorre não só no meio cristão, para mutias pessoas a tatuagem transmite uma mensagem de associação com valores imorais. Será que vou causar escândalo em alguém? (Rm 14.15-16)


E se meus pais forem contrários?
Se seus pais forem contra o fato de você querer fazer uma tatuagem fica claro que você não deve fazer, pois a Bíblia diz que você deve obedecer seus pais (Ef 6.4).
Quanto a isso existe um artigo bem interessante no iProdigo que você pode ler aqui

Conclusão
Não posso dizer que fazer uma tatuagem é em si errado, no entanto é preciso sondar nosso coração e observar ao redor se promoverá a glória de Deus ou causará confusão.
É preciso lembrar também que retirar uma tatuagem é praticamente impossível pois é muito caro, então pense muito bem. O que hoje parece aceitável pra você que é jovem, pode não ser tão bom assim quando você estiver casado, trabalhando e tendo que ensinar seus filhos.
Não pergunte apenas por que é errado se tatuar, pergunte por que seria certo fazê-lo.

PS
Para você que lê em inglês (se não lê sempre pode pedir ajuda ao google translator) eu recebi por e-mail da editora do site Conexão Conselho Bíblico a indicação de dois artigos curtos sobre o assunto:

119 comentários:

Daniel Gava disse...

Muito bem colocado. Sucinto e claro. Deus abençoe sua iniciativa.

Caroline Vasconcellos disse...

Ótima reflexão!

Alexandre Cabral Bragança Faraco disse...

perfeito seu comentário e acrescento que os crentes deveriam olhar bem para dentro de si, seu entendimento da Palavra e observar bem suas motivações.

luiz e kelly disse...

muito bem sua colocação mas eu acho que se nós como cristão começar a fazer
praticas do q o mundo esta fazendo nada adiantou a minha conversão pois na palavra diz agora vc não é mais do mundo mais pertence a Deus tudo c fez novo as coisas velhas já passarão como vc vai continuar fazendo coisas do mundo acho q não ouve realmente conversão abrç luiz

Mariana disse...

Gostei muito desse artigo. Primeiro, pois antigamente eu achava que não tinha nada demais ter tatuagem mesmo sendo crente. Porém, com o passar do tempo a gente vai realmente percebendo aquilo que engrandece nosso Senhor e o que o envergonha. Tenho duas tatuagens e o engraçado é que o Roberto perguntou se eu faria e eu disse que não. Porque tudo o que elas me lembram hoje é o quanto eu estava longe de Deus quando as fiz. Não se pode deixar que um momento seja maior que a sua vida com Deus. Vale à pena refletir..

Marcela disse...

Olá, eu poderia citar um testamento para vocês explicando que este texto na verdade está mais para preconceituoso que para bonito. mas vou fazer o seguinte....vou deixar esse blog aqui. Lá vocês vão ler de um pastor e talvez se sintam mais convencidos por ele do que por um mero desconhecido como eu!!!!

http://www.ariovaldo.com.br/2009/tattoo-e-a-biblia/

Galera, larga mão de preconceito......estilo não é exibicionismo, é fazer o que te deixa confortável, Deus nunca disse "e eu amarei quem NÃO usar preto e NÃO tiver tatuagem, mas for colorido e feliz....". Quem são vocês para julgar alguem por um estilo, até porque julgamento é pecado e está bem claro na bíblia.
Pelos pontos estabelidos em se tuatuar hoje é pecado, bom, só uns comentários a mais: se você só pode fazer algo que claramente é feito para agradar a Deus, então vamos proibir também a maquiagem e todos os tipos de creme de beleza na igreja, porque isso não é usado para agradar a Deus mas sim a si próprio, roupa de grife então deveria render açoite (piadinha já que a base do dia e velho testamento...). Quanto a escândalo, muito mais escandaloso criança de 12 anos andando maquiada por ai e pensando em namorar, que gente adulta com tatuagem e não me digam que as adolescentes da igreja não fazem isso, seria hipocrisia de vocês. Por último, evitar o que causa escandalo, um desenho é menos escandaloso que o preconceito em neon na testa de quem faz esse descurso.

Acho que a intenção da igreja e ajudar pessoas, mostrar o caminho de Deus e tudo mais....com tantos dogmas arcaicos e preconceito vocês só afastam a massa cada vez maior de pessoas alternativas que estão nas ruas, sim, os mal encarados que andam de preto, usam tatuagem e piercing, mas que são pessoas dignas como vocês. Muitos deles ótimos pais e mães, que têm emprego, que pagam as contas, que estudam e que desejam o bem do próximo, assim como o cristão que deve ter escrito este post, com sua roupa colorida e fora de moda ou o seu terno para parecer sério.....

Só para terminar, espero que este post seja aceito, pois todos os que vi anteriormente são só de apoio, mas mostrar que existem contrapontos é sinal de que você realmente acredita no que disse e que está aberto a discutir outras opinões e deixar que as pessoas decidam por si....

Roberto A. Rodrigues disse...

Oi Marcela, parece que você está brava comigo... Primeiramente se você acompanhar o blog verá que eu publico comentários favoráveis e contrários, não tenho problema com isso, desde que sejam educados...
Quanto ao artigo citado o Pr. Ariovaldo, eu não o conheço, teve alguns acertos e erros:
- Levítico não fala especificamente das práticas atuais, é verdade, ele tem toda a razão e não posso usar o texto para dizer que se tatuar é pecado. Eu disse isso no artigo
- Templo do Espírito. Apesar de eu não ter dito que não podemos nos tatuar por que nosso corpo é templo do Espírito, a pergunta inicial fala sobre isso e ao argumentar ele está errado.

Ele diz:
"Está explícito no texto como Paulo refere-se ao ESPÍRITO QUE HABITA EM “VÓS”. Na realidade nosso corpo não pode ser chamado individualmente de templo do Espírito"

Faltou ler o texto todo:
"Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta é um corpo com ela? Pois, como está escrito: "Os dois serão uma só carne". Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês." 1 Coríntios 6.16-20

Todos os pecados citados são pecados individuais como transar com uma prostituta. Quando Paulo usa o "vós", ele não está dizendo que todos eles juntos eram um só templo do Espírito, mas que cada um deles era, e os pecados cometidos por cada um profanavam sim este templo.
Lembre-se, não digo com isso que tatuar-se faz isso, o contexto é de imoralidade sexual, todo o capítulo é, mas você precisa filtrar o que lê Marcela.

Logo depois ele argumenta que a igreja como um todo é casa de Deus, isso é verdade, mas não diminui a necessidade de cada membro do corpo de Cristo, já que foi comprado por Cristo, separar-se da imoralidade que foi citada.

Marcela, minha impressão é que você leu meu post, me taxou de contrário, preconceituoso e não avaliou meus argumentos, enquanto que leu rapidamente o post do Pr. Ariovaldo, que por sinal eu não conheço, e não avaliou seus argumentos também.


"Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo." At 17.11

Paulo disse...

Tatuagem não é pecado, se levarmos em consideração o fato de ter sido "criado" com intenções malignas, não usaríamos praticamente nada no mundo, carros, aviões e outros meios de transporte, internet, televisão, etc...
TUDO, podemos usar para agradar há Deus ou ao demônio,eis onde entra o pecado, musica por exemplo, DEUS criou a musica e instrumentos musicais (segundo a Bíblia)ou seja, ele gosta de ser adorado através da musica,porém existem pessoas que adoram ao diabo com musica, o problema do crente TAPADO é que ele ouviu dizer que um cara endemoninhado cantou um rock para o demônio, PRONTO, isso para ele é o suficiente para dizer que Rock é do demônio, então se algum cidadão bebe enche a cara e atropela de carro uma familia inteira, vamos todos parar de dirigir ou de beber? Eis a solução, precisamos mudar o foco do que fazemos, deixar de fazer para o diabo e fazer para Deus, fazer, musica para Deus, se for fazer uma tatuagem que não seja algo que seja vinculado ao demônio, usar internet???? muito cuidado por que aqui tem MUITO lixo demoníaco, e assim por diante!!!

abraços, Deus abençoei.

Danilo disse...

Eu adorei ler todos estes comentários , e isso me ajudou a tirar algumas duvidas ! Obrigadoo .

Abra os olhos disse...

velho não gosto muito de polemica sou a favor de tatuagens só que com motivação e desenhos que não agridam a santidade do Senhor pois tem cada desenho por ai brabo e sobre o texto bíblico fala sobre marcas no corpo que não pode se traduzir por tatuagens pois não existe essa palavra em hebraico mais a nvi colocou isso ai nao sei pq tbm mais bem legal esse blog

Helder de DEUS disse...

Galera...o que tenho a dizer e que devemos analisar bem o que vamos fazer, conheço muita gente velha que se arrepende muito de tatoo que fizeram em sua adolecência, sou Cristão e tenho tatuagem, agora e como o artigo explica e os comentários também devemos que motivação temos para fazer, por exemplo eu fiz no meu ombro uma clave de Fa, sou musico da casa do Senhor levita e fiz algo que vou levar para o resto da minha vida.
Então devemos ver nossas motivações, e ja ia me esquecendo peça a aprovação do seu Pai e da sua Mãe....claro se vc ainda for responsável por eles.....
#FICA A DICA....
Fiquem na Paz de Cristo..

Mireille disse...

Gostei do blog, muito interessante. Só como sugestão aos leitores, deixo este link: http://www.gotquestions.org/portugues/tatuagens-piercings.html
Sou cristã desde que me entendo por gente e já tive vontade de fazer uma tatoo quando era mais nova, hoje tenho 29. Nunca fiz por conforme o texto do link que coloquei acima, sempre tive dúvida qd sondava o meu coração sobre aquela vontade. E onde há dúvida, ali não está a presença nem a vontade de Deus.
Outra coisa na qual devemos pensar.. Embora a Bíblia seja clara quanto à minha liberdade de escolha, ela tb deixa claro que nem tudo me fará bem. I Co 6:12.
Por outro lado acho importante refletirmos em Oséias 4:6.
A paz!

Juliano Farnete disse...

ok senhor roberto entao vamos la: sou evangelico e fico indignado quando pessoas como voce escrevem coisas que mais afastam do que trazem as pessoas pra perto de Deus. nosso corpo é templo do espirito santo; correto. entao devo salientar que sua esposa por exemplo caso seja casado, nao deva usar maquiagem, brincos, aneis nem roupas de marca, porque isso pode escandalizar o proximo, e tais comportamentos sao coisas do mundo; ja que é pra falar assim, nao vamos colocar somente a tatuagem como algo que é do mundo, mas tudo que é do mundo. entao nao usemos tenis de marca, cremes de beleza, esmalte, pois isso tudo é vaidade, e vaidade é pecado nao é mesmo? cuidado com que voce escreve, pois no final vc sera responsavel pelas pessoas que desacreditam na palavra, por causa de palavras e conceitos mau usados por sua parte. obrigado a todos.

Roberto A. Rodrigues disse...

Juliano leia novamente o artigo. Em nenhum lugar eu digo que não podemos nos tatuar por causa de nosso corpo ser templo do Espírito. E no que diz respeito às coisas do mundo, é um crivo. Cada pessoa deve se avaliar suas motivações.

Rev Acácio disse...

sou muito simplista e digo apenas isso "Tudo me é licito porém nem tudo me convem",no caso a tatoo não convem a mim como cristão,não sei a vc meu querido irmão(ã)

Roberto A. Rodrigues disse...

Rev, creio que o irmão não foi simplista, que seria tratar o assunto sem dar valor. Creio que o irmão foi direto ao ponto. Perfeito.

Roberto A. Rodrigues disse...

Mireille, o artigo citado é muito bom. Tenho só a ressalva de que a ordem citada logo de início não era "não dar golpes na carne" mas "pelos mortos não dar golpes na carne". É importante fazer a diferença pois damos vários golpes na nossa carne por outros motivos como brincos, cirurgias, doação.

Vanderlan yeshua disse...

Excelente post.....Não sou contra tatoo e sei que não é pecado ....
Já pensei em fazer mais minha intenção era simplesmente vaidade....( modinha para ser claro ).
Respeito quem tem ...mas não me convém .....
Ps : Irmãos vamos ler mais e com atenção , pois o irmão Roberto foi claro e não há preconceito ou julgamento em seu post ....sem mais
Deus Abençoe ...

molivato disse...

VAI SER IGNORANTE ASSIM LÁ DIANTE, MEU DEUS!!! QUEM É CARNAL DEFENDE A CARNE E SEUS DESEJOS, QUEM É DE DEUS PENSA NAS COISAS DO ALTO, QUE AGRADAM A DEUS. SE TATUAR É ERRADO DOU GRAÇAS A DEUS, NADA ME ACRESCENTA ESSE ESTILO, EM VEZ DE GASTAR COM MEUS DESEJOS IDIOTAS É MELHOR USAR ESSE VALOR E AJUDAR ALGUÉM OU UMA IGREJA, ALÉM DISSO É HORRÍVEL TATUAGEM, DEUS NOS FEZ BONITOS SEM TATUAGENS, PELO MENOS EU ME ACHO. TENHO AMIGOS COM TATUAGEM E NÃO ME ENVERGONHO DELES, NEM OS DESPREZAM, SE ELES ACEITAREM JESUS DA FORMA QUE ESTÃO TATUADOS, DEUS OS ACEITARÁ, DESDE QUE NUNCA MAIS FAÇA TAIS DESENHOS NO CORPO. VAMOS USAR A INTELIGÊNCIA NÃO A EMOÇÃO. DEUS ILUMINE SEUS OLHOS PARA QUE VEJAM.

pergun ttaas disse...

eu acho que a Bíblia é bastante metafórica e ambígua... leio raramente a bíblia mas percebi que com ela eu posso fazer tudo. Com a bíblia nas mãos posso opinar contra ou a favor de certo tema. Se repararem, há coisas que a bíblia proíbe aceitando outras que eram antes proibidas. Sei que parece sem nexo mas vejam bem. Como tu dizes, indirectamente (na minha opinião),que é errado tatuar pode aparecer alguém e argumentar que dizendo que Deus quer que cuidemos de nós, do corpo... nos amemos à nós próprios... e se acharmos que isso é bom para o nosso corpo façamos.(algures na bíblia existe essa informação)
Quanto ao escândalo, sabemos que depende também do tipo de tatoo né... o impacto era muito maior do que é hoje e então se o escândalo reduz conforme o tempo passa... espero que postes ok? abraços!

Roberto A. Rodrigues disse...

Postei :-)
Creio que sua visão da Bíblia está um pouco distorcida. A Bíblia não é ambígua, no entanto, muita gente a distorce para ensinar o que quer. Neste caso o problema não está na Bíblia e sim em quem a lê.
Um exemplo disso é o primeiro texto que citei, alguns usam para dizer que a tatuagem é pecado, no entanto, o texto não fala de tatuagem e sim de marcas em homenagem a mortos.
Com relação ao escândalo também é verdade, pode ser que algo que é escândalo em um momento (ex. uma mulher usar calça) pode não ser em outro.
É claro que algumas coisas são pecado sempre, mesmo que ninguém ache errado, como no caso de Ló e suas filhas que viviam em uma cidade onde era normal a homossexualidade e mesmo sendo aceitável pela sociedade foi punida com a destruição.

Roberto A. Rodrigues disse...

Molivato, primeiramente uma dica para alguém que gosta de webdesign, CAPSLOCK não dá uma boa impressão, na internet é falta de educação.
Além disso, creio que você tem uma posição um tanto quanto extremista. Deixe-me criar um caso para você pensar:
Um jovem tatuou-se e em certo momento da vida se converteu. Segue ao Senhor com prontidão e busca obedecê-lo. Ele muda-se de cidade e começa a participar ativamente de uma igreja onde a tatuagem não é vista como pecado e escreve um versículo no braço. Ele mantem uma comunhão intensa com Deus, segue sua Palavra mas fez uma nova tatuagem. Para onde este jovem vai, céu ou inferno? Você escreveu que "Deus os aceitará, desde que nunca mais faça tais desenhos no corpo". É isso mesmo?

dimi disse...

Tendo conhecimento no que se desenha no corpo, e não exagerar na quantidade de jóias e espalhadas pelo corpo também...nao interpreto como uma questão de Pecado. para aqueles que tem vontade de se riscar, minha dica é passar para seu corpo ligações biblicas tal fato ligado a Jesus principalmente nosso salvador! Podemos ter entendimento biblico através das interpretações simbolicas.
Por ex. tenho tatoo ref. Provérbios 21:21, Lucas 2:30 e 2ª Corintios 5:17, em breve Romanos 08:11, Tiago 4:7 e apocalipse 5:5 e possuo uma jóia.(as tatoos que possuo são todas em plena descencia) Leiam em espírito 1ª Samuel 16: 7! (NVI é uma maravilhosa Versão Bíblica em minha opnião) Jesus abençoe a Tdos!

Renan Soares disse...

Boa Noite..
Primeiramente quero deixar claro que sou Cristão e apenas demonstro um entendimento, sendo que posso estar errado e estou buscando entendimento em Deus para isso.. Meu entendimento é que a tatuagem é uma das várias formas de arte, é uma profissão, e temos Cursos na Faculdade para quem quer seguir a área que é o Designer Gráfico. No contexto Cristão, creio que não seja pecado, desde que haja limites nisso, ou seja, não é admissível uma pessoa toda tatuada ou um Cristão com tatuagens com teores imorais, mundanos e contrárias à vontade de Deus. De fato somos o templo do Espírito Santo, mas ele habita nos nossos corações, tanto que a nossa carne quando morremos é extinta e juntamente a tatuagem, sendo assim, creio que não seja pecado o fazer da tatuagem, mas sim os objetivos para com isso, e a mensagem que a tatuagem traz. Vejo Cristãos que possuem tatuagem e mesmo assim servem à Deus. Hoje em dia se estereotipou a tatuagem, como sendo algo ligado à marginalidade, e pessoas que não gostam condenam como toda a plena certeza... mas creio que é apenas uma arte, desde que feito com os princípios, mensagens, e que seja algo que não contrarie a vontade de Deus...

Esse é o meu entendimento.. tenho vontade de Fazer, mas busco direção em Deus para isso... Deixo claro à todos que façam o mesmo busquem a vontade de Deus e não venham à se basear em opiniões humanas, pois estamos propensos à erros..

Fiquem na Paz!

Nathan F. Braga disse...

Olha pessoal,já ninguém tem certeza se isso é pecado ou não é melhor não fazer uma tatuagem,pois você estará atirando no escuro, então meus irmãos é melhor não arriscar.Obrigado

A Paz do Senhor esteja com vós.

rodrigo rocha disse...

pooo será que ninguem leu direito o post do Roberto??? em hipotese alguma ele censura o uso de nada nem mesmo das tatuagens. Ele foi bem claro ao deixar o texto que diz pra fazermos em honra e gloria a Deus. eu vou me tatuar mas estou pesquisando primeiro porque quero ter certeza do vou fazer, e após ler os post's aqui tenho mais firme convicção do que vou fazer porque meus desenhos serão todos com um significado importante para mim, com a mensagem das quatro figuras (cara de homem, cara de boi, cara de aguia e cara de leao). Roberto muito obrigado pois esclareceu muitas duvidas e em momento algum me senti ofendido ou que você tenha passado impressão preconceituosa. Deus te abençoe queridão e continue nessa tua força.

Kethily Vanessa disse...

Não vejo problema algum um cristão ter uma Tatoo, na minha opinião, primeiramente se vc qe é cristão se sentir bem com a Tatoo, blz, segundo precisa fazer pesquisas e descobrir o significado do qe vai desenhar.
Jesus falou que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, entendo qe se vamos nos sentir bem com a Tatoo, ñ vejo problema algum ñ a fazer...
Eu sou cristã e estou qerendo fazer uma, e é claro qe estou pesquisando sobre o qe vou tatuar e o significado, oq realmente importa, é a minha relação com Deus, e creio eu, qe uma coisa mínima como uma Tatoo, ñ vai abalar o meu amor por Ele.

Bjss fiquem na Paz de Deus...

Cassia e Edson disse...

Olha, eu sou evangélica de berço, pertenço uma família com muitos ministros da Palavra e de louvor, missionários em campo e eu sou líder de juventude da minha igreja. Fiz uma tatuagem do pulso esquerdo, um "peixe cristão". Não creio que seja pecado, mas me arrependo não pela tatuagem, mas pelo local, muito exposto. Eu fiz com um propósito diante de Deus, não foi por enfeite ou vaidade, porém meu marido e minha mãe, que é pastora, não gostaram, apesar do desenho ser pequeno e simples.
Não faria num lugar exposto como eu fiz, justamente porque muitos não compreendem, e infelizmente, MESMO SENDO POR UM PROPÓSITO COM DEUS, muitos podem vir a ficar escandalizados.

C@ntinho da Jocy Maria disse...

Olá sou evangélica, e já pensei em fazer uma tattoo. Apenas penso que as pessoas que procuram por respostas acerca desses assuntos devem ler bem, refletir, antes de criticarem. Se é pecado ou não, ficou algo bem interessante, você deve refletir na questão. A postagem foi excelente, pois me fez pensar sobre o assunto. Muitas vezes é mais fácil a gente achar uma resposta pronta do que parar pra pensar e tomar a decisão certa. Ou que pelo menos achamos que é certa. Valeu, pra mim foi de muita serventia.

um grande abraço!!!

Deived Lopes Leite disse...

Rodrigo boa noite,

Na verdade o Sr Juliano esta correto no que diz em ter cuidado no que se escreve pois algumas palavra erradas faz com que pessoas que ainda nao são Critaos nao queira conhecer a Deus pois vejamos, se todos esta usando a biblia( Palavra que traz vida ) para descutir e mostrar conhecimentos porque aqueles que nao conhece a Deus iriam querer conhecer .....
Pensando como um impio! Se eles que são cristãos que dizem que vão morar no Céu discutem entre si , porque eu deveria mudar de vida e ser cristao tambem ?

Lembre-se o quer a Deus vem pelo ouvir a palavra de DEUS.

Atenciosamente

Deived Lopes

GWR Estampas disse...

Minha namorada quer fazer uma. Ela é evangélica. Quero convencê-la de não fazer. Perfeita tal analogia deste site... Agora vou ter argumentos pra tentar convencê-la a não fazer...

Adriano Modesto disse...

o que nos difere do mundo são as nossas atitudes não só a nossa aparencia,tem gente que anda com saia la no pé e o cabelo enorme pernas peludas eo coração negro de tanto julgar as pessoas por causa de um desenho e se esquece de muitas passagens na bíblia se referindo a julgamentos,sem contar que não temos respaldo algum falando de tatuagens,vamos irmãos olhar para Cristo não para aparencias das pessoas,que Deus nos abençoe...

Janaina Andrade disse...

Eu amei o esclarecimento. Estou justamente pensando em fazer uma tatuagem e ainda bem que percebi que minha base para tomar esta decisão está citada em versículos na publicação.
Para mim, suas palavras foi EXTREMAMENTE claras... Não vejo contrariedade e preconceito.
Li este post na hora certa! Obrigada!

Amanda Felinto disse...

sou evangélica e tenho tattoo, se vc ver como pecado, será pecado mesmo, isto está nos olhos de cada uma, quantas pessoas na igreja nao tem tatuagem, mas são hipócritas....... da uma olhadinha aqui oh, gostei deste site: http://refugiounder.blogspot.com.br/2010/04/piercings-e-tatuagens-pecado-ou.html

Amanda Felinto disse...

se a tatuagem é pecado, cortar o cabelo e usar roupas modernas também. Voltamos então as túnicas? Pq não heim ^^

A]NDREIA SANTANA disse...

Cada um tem sua opinião, não somos iguais, eu não tenho tatuagem mas a anos penso em fazer uma, apenas porq acho bonito e DEUS sabe disso, Agora se fosse por opiniões aqui expostas de não copiarmos o mundo, não pintaríamos as unhas, nem o cabelo, depilar perna e partes íntimas?,nem pensar, roupas da moda, cores da moda, bíblia da moda, fora os acessórios,jóias, nossa, estamos no mundo, se o seu coração o condena, não faça, cada um tem seu chamado para DEUS, porém para sentir o que quer seu coração sua vida tem que estar no altar, se não condena, faça com descência, ordem, sem causar escândalo para o povo de DEUS!

Priscila Praddo disse...

Bem, com certeza cada um defende aquilo que lhe convém, eu sou CRISTÃ a mais de 10 anos, filha de pastores e tatuada, e na verdade o que as pessoas expoem aqui são CONCEITOS e achismos,não a palavra de Deus,PECADO É TUDO AQUILO QUE NOS AFASTA DE DEUS,então voc~e deve se perguntar, até que ponto um desenho na pele pode me afastar de Deus? E dai voce vai obter a resposta que deseja.Eu tenho 2 tatuagens pequenas, pretendo sim fazer mais algumas e o fato de ter tatuagem nunca, em circunstancia alguma me afastou de Deus, eu sou Levita, tenho um trabalho com crianças e adolescentes e o fato de ter tatuagem nunca me impediu de levar a palavra e o amor de Deus as pessoas, pois esse é o principal mandamento de Deus, que muitas pessoas, infelizmente tem se esquecido " amai vos uns aos outros, como ama a ti mesmo" então, ao invés de perder tempo JULGANDO se tatuagem é pecado ou deixa de ser, vá orar mais, buscar mais entendimento em Deus, fazer as obras, pois mesmo sendo tatuada, Deus me usa de uma forma tão grande, eu entro em lugares e consigo alcançar almas que alguns, com todo seu preconceito, jamais consegueriam. Se tatuagem é pecado ou não, só Deus é quem sabe e nós não somos ninguém pra julgar os outros.

Yasmin disse...

Lendo os comentários anteriores vejo que quem escreveu o post não foi errado, porque colocou em evidência o seu ponto de vista da palavra e deu a liberdade de cada um se auto analisar como diz em 1Coríntios11:28, e vocês, que falam que o post foi preconceituoso e blábláblá não tiveram o discernimento de ver que quem chegou a conclusão final de que tatuar-se seria pecado foram vocês mesmo, indiretamente. Não acusem o irmão RobertoA. por algo que vocês não entenderam, afinal, não seria justo.
Eu, particularmente achei muito bem colocado o post, principalmente porque em nenhum momento ele disse que Deus não amaria os tatuados ou qualquer coisa que soasse preconceituoso ou agressivo. Talvez seja bom rever nossos conceitos antes de levantar a voz contra um servo de Deus, porque aqueles que disseram que o irmão poderia tirar pessoas dos caminhos do Senhor com o que escreve são os meus que o magoaram pelas VERDADES que ele postou(com fundamentos bíblicos).
Não devemos dizer apenas o que é doce, mas a verdade.
Ninguém nunca disse que servir a Deus seria fácil.
Renuncia. Essa é a palavra! ;)
Na paz do nosso Senhor, que quer que vivamos em união.

Roberto A. Rodrigues disse...

Priscila, você leu o post ou somente a carta que eu recebi e coloquei no início?

Roberto A. Rodrigues disse...

Yasmin, tenho a impressão que a muitos dos comentários são baseados no título e na mensagem que recebi e não leram o artigo em si.

Lucas Marques Messias disse...

Muito bom o artigo esta de parabéns pelo blog.

Deus Abençoe.

Ártemis disse...

É a primeira vez que eu realmente vejo algo sobre tatuagens e assuntos polêmicos que realmente me agrada. Mas claro, teremos sempre que interpretar da maneira certa e várias pessoas não o fazem. Pelo que está dizendo, a tatuagem em si não é pecado, mas o modo, o lugar e as circunstâncias nas quais ela se encontra. Seria pecado se meus pais fossem contra e eu fizesse mesmo assim, ou se eu colocasse algo de desagrado a Deus escrito em meu corpo - e na maioria das vezes isso ocorre sem que saibamos, como letras em outras línguas que não conhecemos a tradução, mas acreditamos em quem tatua de que o significado é "tal". Porém, há outro tópico: É realmente necessário ou apenas um capricho seu? Assim como na economia usamos essa pergunta (aquela bolsa é realmente necessária? E essa sapato? Será que não já tenho muitos?) podemos utilizá-la em outros momentos de nossa vida. Assim como a boa e velha "Eu posso. Mas eu devo?". Eu posso colocar uma tatuagem agora, ciente de que daqui a alguns anos talvez eu não goste dela tanto assim. Ou que causará polêmica e que eu sofrerei sem necessidade alguma por causa de algo tão banal. O caso, para mim, sempre será ser sensato. Pensar antes de agir e estudar o momento, a necessidade e os danos que a ação me causará - algo que poucas pessoas fazem.

rodrigo paiva disse...

cinceramente, nao acho pecado fazer tatuagem pois na em:
levitico 19:28(NTLH, nova tradução da linguagem de hoje) diz: Quando chorarem a morte de alguém, não se cortem, nem façam marcas no corpo. Eu sou o SENHOR.
isso fala de sofrimento de alguem querido, de pessoas importantes que chegaria a fazer cortes pelo sofrimento.
e em Deuterônomio 14:1-2 (NTLH, nova tradução da linguagem de hoje) diz: Moisés disse ao povo: – Vocês são filhos do SENHOR, nosso Deus. Portanto, quando chorarem a morte de alguém, não se cortem, nem rapem a cabeça, como os outros povos fazem.
e essa passagem tem o mesmo sentido, em relação a sofrimento.
a biblia em um livro escritos por homens usados por Deus, é algo bastante extenso, tem resposta pra tudo, sendo assim falando sobre tatuagem, e se tatuagem fosse pecado seria bem exemplificado para que nenhum servo tenha duvidas de seus atos.

rodrigo paiva disse...

uma passagem que muitos usam para acusar que a tatuagem é pecado é:
1coríntios 6:19
Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus.

mas se lerem o capítulo inteiro veras que o que realmente fala, não tem nada haver com tatuagem.

ranny disse...

ola a todos , e tao estranho como as pessoas possam ser tao mal informadas , eu li o testo do post e não vi ninguém citar que tatuagem e proibido só simplesmente deixaram a questão a respeito de cada um , a partir da cabeça e do coração de cada pessoa , hoje as pessoas veem motivo em tudo para discordar ,cada um tem livre arbítrio para poder fazer o que corresponde a si próprio , temos e que parar de nos preocupar com o que o outro pensa e olhar para nosso próprio umbigo o que ta escrito no post e uma opinião e não um regra a ser seguida por ninguém .

Raiza 100% love disse...

gente eu simplesmente AMEI este blog
queria saber se vcs tem uma pgn no facebook
cara vcs falam de coisas que temos duvidas todos os dias de uma maneira tão simples e facil de entender
Deus abençõe vcs a cada dia!!!

Roberto A. Rodrigues disse...

Raiza, obrigado pelo carinho. Nosso blog tem página no Face sim - https://www.facebook.com/BlogJovemCrente

Fabrica de Artes disse...

Gostei muito do seu comentário, você foi bem coerente e sóbrio; não que os outros comentários não sirvam, pois cada um é livre para opinar, com tanto que não insulte ou agride.
Blog assim, nos ajuda a crescer em conhecimento e nos deixa livres para andarmos com nossos pés (no que diz respeito a tomarmos nossas próprias conclusões).
Deus te abençoe!

Bruno Cesar Cardoso disse...

tenho 2 tatuagens, uma com o nome do meu filho Davy e uma estrela de Davy, e a outra uma cruz grande no braço escrito meu pai meu herói e a assinatura do meu pai no meio da cruz, homenagem ao meu pai que era pastor e um grande homem de Deus e faleceu há 5 anos. Depois de ler tudo isso, apesar do artigo não dizer nem q sim nem q não é pecado, estou com medo de estar condenado ao inferno por ter feito esta tatuagem já sendo cristão. E a agora? Alguém pode me ajudar?

Roberto A. Rodrigues disse...

Bruno, não existe nenhum texto bíblico que nos diga que iremos ao inferno por usar uma tatuagem. Nossa salvação é baseada na fé em Cristo, a mesma fé que salvou um criminoso morrendo na cruz ao lado de Cristo também nos salva hoje.
Alguns textos que podem te ajudar a entender isso são: Jo 1.12; 3.16; Ef 2.8-9.

Leeh Misaki disse...

Eu concordo com tudo. e também acho que fazer uma tatuagem levando o nome do senhor e o exaltando não seja errado ou pecado. Mais temos sempre que ter a noção do que estamos fazendo e que muitos poderão ver isso como pecado e abominável. pois infelizmente em nosso meio existem os "super crentes" que tudo vê pecado menos em si mesmos. mais enfim.. Eu tenho muita vontade de fazer uma tatuagem no meu punho direito escrito Jesus. Vou pensar muito bem nisso e tomar uma decisão.

mr.chivu disse...

NEX...

O ser humano consegue se converser daquilo mesmo que ele quer acreditar, tentamos achar um meio de estarmos certos para realizar o desejo de nosso coracao....isso aconteceu com reis...principes....sacerdotes...com o povo judeu e com o povo do senhor hoje em dia....Se vc teme ao senhor e e um poquinho espiritual.....pense! E se vc prefere seguir o desejo de seu coracao faca....se nao quizer se arepender depois FIQUE NA PAZ!

Orlando Calegari disse...

Tatuar é pecado!..e fazer lipoaspiração pode,tomar anabolizante pode, implantar silicone pode,infelizmente existe muita descriminação entre evengélicos que so opinão o que interessam pra eles.Eu nunca vi ninguém ser morto por fazer tatuagem,más lipoaspiração e silicone já...kkkkkkkkkkk

Abras24h disse...

Arrependimento é para os fracos, fazem aquilo o que desejam, aqueles que tem o livre harbítrio!! Aqueles que se escondem atras de palavras da bíblia e paradigmas cristãos, deviam enxergar melhor o que é viver! Seja la em quem vocês acreditem, seu DEUS, não está nada contente com suas ações!!Preconceito,inveja,hipocrisia...são umas das mais comuns práticas dentro dos atuais cristãos. Tenham valor, vivam felizes, e peçam força e agradeça no fim de mais um dia. Quem sabe o simples, possa ser o que ELE mais quer?

Vilson disse...

Roberto, parabéns pelo seu artigo,eu acho que Deus conhece o coração do homem e os motivos aos quais levaram a fazer uma tatoo. Eu particularmente sou tao contra a tatuagem como a maquiagem, que podemos considerar no texto de levíticos tb, pois estará fazendo em si uma marca sobre seu corpo, sera que por ser lavavel e menos pecado??? Talvez seria uma boa discussão para outro artigo... hehe, fiquem na paz do Senhor!!!

5a607f0e-925a-11e2-bbe2-000bcdcb471e disse...

Percebo que a mente preconceituosa e atrasada ainda impera no mundo cristão.
Quero e vou fazer uma tatuagem, e se isso fosse condenado na bíblia eu não faria. Mas não é condenado.
O que Deus condenou em Levíticos, como o próprio autor enfatizou, era que o povo marcasse seus corpos em memória dos mortos, ou que os flagelasse. Isso era mto comum entre os povos pagãos.
Percebam que se trata de um ritual de adoração ou veneração de mortos ou deuses, e isso é abominação a Deus.
Sim, há pessoas que tatuam caveiras, demonios e répteis no seu corpo, pura vaidade, egocentrismo, rebeldia.
Há pessoas que tatuam frases bonitas, flores, pássaros e borboletas, pergunto aonde isso se encaixa no texto de Levítico???
No meu caso, irei tatuar o nome de Jesus, meu corpo junto a minha alma irá glorificar a Deus, e quem ver o nome Jesus tatuado no meu corpo, pode achar legal e ter o interesse de conhece-lo.
Nosso corpo é templo do espirito santo, portanto, não vamos escandalizar.
Tem gente que tatua 1/3 do corpo, cara, enche a orelha de piercing, isso não seria uma escandalização?? Sim.
Agora no caso de tatuagens discretas e de cunho cristão eu não vejo problema algum!
Quem vê com olhar preconceituoso é o tipo de pessoa que julga pelaaparência. É o tipo de pessoa que vê um roqueiro todo de preto e já acha que ele é do demonio, as vezes o roqueiro é mais crente do que a pessoa que esta julgando.
Pois Deus olha o coração, essa carcaça veio do pó e pro pó voltara. Glorificarei a Deus com meu espirito e meu corpo, irei tatuar Jesus no meu tornozelo, afinal ele guia meus passos.
E se vier um crente tradicional me disser que isso é errado, terei o maior prazer do mundo de explicar que Jesus Cristo habita no meu coração.

Bruna Hadassa disse...

Glória a Deus por esse blog! Preciso,objetivo,texto bem estruturado. Coerência, com a palavra do nosso Deus.

Roberto A. Rodrigues disse...

Abras24h, você tem direito de expressar suas idéias, e como o fez educadamente seu comentário também foi postado.
Quanto às suas idéias, no final você diz que "quem sabe... possa ser o que Ele mais quer"
O que Deus mais quer está na Bíblia: "Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se". Lc 15.7

Arrependimento não é para os fracos, é para aqueles que conhecem a Deus.

Quanto à inveja, hipocrisia, isso existe dentro e fora do meio religioso, isso faz parte da natureza humana, e é exatamente por sermos assim que o arrependimento não é apenas bom, é indispensável.

Roberto A. Rodrigues disse...

Orlando, suas perguntas são justas. Primeiro leia melhor o artigo, levantei a questão mas não disse que tatuagem é pecado.
Segundo, devemos perguntar sim:
- um cristão deveria fazer lipoaspiração? Ou implantar silicone? Com que motivo? Quais as vantagens? É cuidado do corpo ou risco? Até que ponto isso não é vaidade?

Renata Santos disse...

Gosto muito do versículo em que Jesus Cristo diz que: "não é o que entra pela boca que o contamina o homem; mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem" (Mateus 15:11). Antes, eu não conhecia Jesus, e quando o conheci, aprendi que todo o mal está no coração do homem. Aprendi que se eu acho que meu próximo está errado, isso não me torna certa. Aprendi que, independente do que aconteça, devemos amar as pessoas, e apenas mostrar a elas o que diz a Palavra de Deus. Eu tenho duas tatuagens e não me sinto mal com isso. Eu sirvo a Deus, a Jesus Cristo e ao Espírito Santo, e seguramente, eles conhecem meu coração, e por isso, peço-lhes que o sondem, e se nele houver algum caminho mal, que me ajudem a seguir o caminho correto. Respeito a opinião de todos, e considero que o mal da humanidade é sempre a motivação. Se a motivação é ruim, os frutos são ruins. Se a motivação é boa, os frutos também serão bons. Fiquem com Deus.

elizangela bautz de souza rocha disse...

interessante... esse assunto realmente é polemico! mas estou pensando em fazer uma discreta para não haver situações constrangedoras ou escandalizações, por eu estar a um passo de me tornar membro da igreja!

Tiago Jefferson disse...

todas as coisas nos sao licitas mas nem todas as coisas nos convem. acho que essa palavra fala tudo. tatuagem nao sao para os escolhidos por Deus, conheço varias pessoas que fizeram tatuagem quando eram do mundo mais quando eram do mundo, depois que aceitaram a cristo a vida que era do mundo foi morta e uma nova vida surgiu entao acredito que se tatuar nao é para os escolhidos de Deus!
Fiquem na paz.

Elias pinheiro disse...

NA BÍBLIA EXISTEM ALGUMAS REFERÊNCIAS EM LEVÍTICOS QUE FALAM SOBRE NÃO MARCAR O SEU CORPO.
MAS COMO JÁ FUI INFORMADA AQUILO FOI UMA ORIENTAÇÃO PARA O POVO, POIS ELES MARCAVAM OS SEUS CORPOS CONSANGRANDO Á ALUGUM TIPO DE deus.....E POR ISSO DEUS PROIBIU ISSO PARA O POVO NO LIVRO DE LEVÍTICOS.

TEM MUITA GENTE QUE DIZ QUE É UMA CONSAGRAÇÃO POIS HÁ DERRAMAMMENTO DE SANGUE, MAS EXISTEM DIVERSAS COISAS, COMO POR EXEMPLO CIRURGIAS QUE TAMBÉM HÁ DERRAMAMENTO DE SANGUE, E SE FOSSE POR ISSO NEM AO DENTISTA PODERÍAMOS IR.

MAS NÃO EXISTE NADA PROIBINDO A TATUAGEM NA BÍBLIA.

Bruna Callado disse...

Na minha opinião a tatuagem não é uma coisa boa, mesmo que seja para escrever o nome de Jesus Cristo. Não vejo a necessidade de provar nosso amor por Ele com uma tatuagem e sim com a nossa fé em conjunto com nossas obras. Acho tão bonito quando vejo um cristão sorrindo, com bom perfume, bem sucedido financeiramente (com o dinheiro do próprio trabalho) essas coisas são como uma linda oração, pois passa algo bom às pessoas. Não consigo enxergar isso com a tatuagem, pois acho algo feio preso ao corpo. Na minha opinião, o que quero que perdure na minha vida, e por consequência, no meu coração é a minha fé e minha sabedoria, uma tatuagem não me acrescentaria em nada. Abraço!

Caroline Dias disse...

PESSOAL, vocês não estão lendo o artigo completo?
Em nenhum momento o Roberto recrimina tatuagens!

Se vocês leem a Bíblia, que é bem mais complexa com a mesma falta de atenção que leem um pequeno artigo de internet, fica complicado!

Amigo Roberto,
Gostei muito da explicação e de suas colocações.
Estou pensando em fazer um pequena tatuagem com meu nome, porém, tenho um pouco de receio, procurei textos e o seu foi o único que conseguiu atender minhas dúvidas.

Grande abraço!

Roberto A. Rodrigues disse...

Caroline, obrigado pelo comentário, realmente falta atenção em ler sem julgar antes, de fato eu não estou condenando quem faz, mas levanto algumas reflexões, ai fica de cada um decidir aquilo que em sua vida irá glorificar a Deus.
Um grande abraço.

Nathalia Andrade disse...

tatuagem não é pecado, pecado é o que te afasta de Deus. Sou cristã e tenho uma tattoo e essa tattoo não me afastou de Deus.

Babi disse...

legal...
vc foi polido, educado e bíblico!
Parabéns pelas colocações...

Eu tenho uma tatuagem com o símbolo do Cristianismo... o ICHTHUS ... não me arrependo de te-lo feito, NÃO ESCONDO, tenho vários ministérios na igreja... e fora da igreja já tive oportunidades incríveis de evangelizar através da curiosidade das pessoas, tendo a oportunidade de explicar o que é, a história dos cristãos perseguidos, falar sobre o Portas Abertas (q usa o mesmo símbolo...) falar de Cristo... principalmente na minha profissão onde tenho contato com muitas pessoas céticas (médicos, enfermeiros...) ....

;)

Nãna disse...

Como pode isso...as pessoas fecharem os olhos para a realidade diante de tantas explicações...se esta escrito na bíblia que não devemos marcar o corpo com tatuagens pra que arriscar e fazer??Tatuagem é algo permanente ...não tem volta caso resolva deixar de ser teimoso e acreditar de vdd...dai vai se arrepender quando tiver pegando um bronzeado no inferno...e para a informação de alguns (...),crente significa que crê em algo ou alguém ...e para terminar não frequento igreja nenhuma(por enquanto)mas tbm não sou tão ...cego como alguns que comentaram ai.

Lyn disse...

Desculpe, mas o texto de Levítico fala: "PELOS MORTOS não darei golpes em sua carne; nem farei marcas em seu corpo." "PELOS MORTOS"!
Essa era uma ordenança do Senhor aplicada aos SACERDOTES. Se vocês observarem o versículo anterior vão verificar que o Senhor fala sobre corte de cabelo e forma de aparar a barba.
Essa parte do versículo foi tirada de contexto para justificar algo que a bíblia NÃO MENCIONA e em nenhuma versão da bíblia existe a palavra tatuagem.
A marca da Besta não significa que será uma tatuagem. Nosso corpo pode ser marcado de diversas formas.
Se convém um crente ter ou não uma tatuagem é outra história, agora, distorcer a bíblia pra justificar algo que NÃO está contemplado nela, isso sim é pecado.

Roberto A. Rodrigues disse...

Lyn, tentei deixar claro que o problema em Levíticos não era a marca em si, e sim a razão pela qual era feita, no caso, pelos mortos. Logo, não usei o texto para proibir nem para permitir nada, apenas o expliquei.
No caso da marca da besta, não usei para embasar nada, apenas citei que a Bíblia menciona uma marca na testa e na mão. Nem sequer sabemos como esta marca será, com tecnologias crescendo, pode até ser que não seja algo visível, mas qualquer coisa além disso é especulação.
Quanto ao uso da palavra tatuagem é claro que não tem na Bíblia, assim como namoro, depressão,ficar, homossexualidade entre tantas outras palavras atuais que descrevem coisas que eram descritas de forma diferente no passado. Quando se fala de marcar o corpo é o que hoje chamaríamos de tatuagem ou Body modification.

Iriis Kelly disse...

Olá meu nome é Íris, tenho 15 anos e ja ouvi falar muito sobre tatuagens etc.. Mas na bíblia fala q a VAIDADE é pecado... Então tudo é pecado... Tudo q fazemos e para nos sentirmos bonitos ou chamar atenção de outros irmão da igreja.. Em fim... A tatuagem é um meio de vaidade.. não acho q seja "pecado".. Tudo tem limites.. se vc fizer uma maquiagem muito exagerada, vai passar a ser vaidade e de vaidade será pecado.. Assim é a tatuagem, enquanto é simples e discreta ta tudo certo mas dps q começou a exagerar nos desenhos ja vem a vaidade e o desejo de colocar mais e mais manchas sobre o corpo.. algo q fica marcado pelo corpo praticamente para sempre... Na palavra diz tbm (não me recordo o versícolo) mas fala para nós não machucarmos nosso corpo (algo do tipo) e tatuagem toodo mundo sabe q dói pra fazer... Mas ai vem outras duvidas... as vezes por estamos com algum problema no corpo, tipo, preciso de um cirurgia... q vai doer, e tbm mulher q vai fazer um parto cesária, vai sentir dor por causa dos pontos e tals.... então é tudo muito confuso, essas coisas nós temos q ter ligação com Deus.. um jovem íntimo de Deus jamais faria algo para acabar com a santidade...Então antes de fazer qualquer coisa até mesmo as meninas "a vou fazer o segundo furo na orelha" antes disso peça pra Deus, será q vc quer acabar com a sua santidade? será q se vc fizer uma tatuagem vc vai pro inferno?? será q se jesus vive-se na nossa época ele faria uma tatuagem???.. Faça sempre essas perguntas para si mesmo... Pq nós somos tentados todos os dias para cairmos em pecados.. mas ao chegar a noite quando for dormir agradeça pq vc pulou mais uma barreira... Tenha fé e pergunte pra Deus oque não está agradando ele... Fiquem todos na paz!!

Dayana Muniz disse...

Olha gente eu só sei de uma coisa, se nossa intenção e servi a Deus e se o nosso corpo e templo do espirito Santo analisem algo somos imagem e semelhança de Deus vcs Acham que Deus ou Jesus ou o Espirito Santo faria uma tatuagem... Claro que não ai vcs vão dizer mais somos pecadores e e eles são santos mas qual e o nosso objetivo aq na terra e alcançar o minimo de santidade para erdarmos o reino do céus vcs sabem qual e o problema e que o foco hoje se perdeu nao existe mais crentes igual antigamente.
A propria bíblia diz que nos últimos dias o amor de muitos esfriariam o nosso foco pessoal esta mudando a mulher ficar bem arrumada bonita e uma coisa isso não e definitivo e nem muito menos feri a carne a tatuagem por menos que seja a dor doí e e desagradável não acho bonito e tenho certeza que não nos convêm a bíblia e claro tudo me e licito mais nem tudo me convêm sou evangélica desde os 3 anos e posso notar que hoje nos nossos dias a busca por Deus esta muito fraca e ineficaz. Ai agente fala a mais os crentes de antigamente eram abitolados mais ai nos estaríamos falando do próprio Jesus se nossos pais e avos são antigos imagina Jesus estaríamos ofendendo ao próprio Deus. Jesus seguia costumes e principios e emsmo quando descoradeva de principios como a guarda do sabado ele fez de um amaneira que edificase e mostrase o amor de Deus nao algo que ofendece uma tatuagem pra mim e uma ofensa a Deus sabe o que vc esta dizendo pra ele olha esse corpo qwue vc criou nao ta legal vou enfeitá-lo para sempre velho de tatuagem e horrível fica tudo caído e aquele desenho todo enrugado e feio de mais.
Pessoal vamos voltar ao foco nossa vida tem que girar em torno de Jesus não estou dizendo que uma mulher não pode se maquiar e se vestir bem tatuagem não tem nada a ver com isso mais e vaidade tbm concordo mas não fere ao templo e isso que vcs devem entender.

Lyncoln disse...

resumindo e pecado sim ou não ?

Jean Pierre disse...

Tatuagem é pecado e aquele que tiver tatuagem não entrará no reino dos céus. Não temos que interpretar a bíblia tentando justificar o pecado; a Bíblia tem um contexto, diante deste, ainda que para alguns novos na fé digam que não tem muito escrito a respeito; sim, sim; não, não. É pecado. Tem que retirar a tatuagem, não adianta só se converter, o pecado continua visível, sinto muito mas, alguém tem que dizer a verdade e não ficar fazendo "rodeio".

Lilian do Amarante disse...

Bem legal sua colocação...é dificil responder este tipo de pergunta..até mesmo pq lendo td o capitolo de levitico algumas outras patricas Deus diz ser errado, mesmo assim é considerado normal nos dias de hoje...fica dificil saber oq levar em conta, oq está escrito ou oq o homem determina :/

garimpo disse...

O que eu vi,foi a marcela defendendo só um lado e falou contra o preconceito,mas deboxou,ou melhor desfez,do crente,de roupa colorida,ou de terno para parecer sério,você na verdade não entende,o porque do terno,defendeu só o que realmente te interessa e não ajudou.

divina disse...

O que eu vejo aí é, que se fosse pra ter qualquer tipo de coloração no corpo humano, Deus havia feito desde a criação, veja os animais; temos animais de todas as cores, mas foi Deus quem fez assim ninguém coloriu nem um deles, o ser humano ele fez apenas com duas cores: clara escura, isso é; branca e morena. então o que deveríamos seria nos conformar com a criação de Deus e pronto e sem questionar.

Simone Ruiz disse...

Querido Roberto.
Muito obrigada por seu comprometimento em argumentar usando a palavra de Deus. Pessoas assim nos motivam a estudar a biblia mais e mais.
Bem, nâo tenho nenhuma opinião formada sobre o assunto. Não vejo muitos problemas na tatoo.. Acho q vejo mais problemas profissionais e eclesiásticos do q relacionados ao pecado contra Cristo.
Mas tenho uma duvida q vc deve conhecer kkkkk. O q dizer de Apocalipse 19:16 Aquilo é uma tatuagem?
Em Cristo,
Simone

cerimoniasdecasamento disse...

uau esse assunto é muito polemico eu tenho tatuagens que fiz antes de conhecer o evangelho , mais se formos colocar isso como pecado contra o templo do Espirito Santo oque disser das irmãs que estão fazendo plasticas a revelia !?

elissandro liso disse...

tenho minha opinião sobre isso ,o jovem nascido da água e do Espirito deve se preocupar em ter a marca de cristo,.. em seu coração ,o jovem deve correr para a corrida que lhe foi proposta como foi dito por Paulo deixando tudo aquilo que lhe causa embaraços e seguir para o alvo que é CRISTO e CRISTO implica em não ter parte com a carne ou as coisas que são desse mundo .

Camilla disse...

Roberto, acabei ficando mais cheias de dúvidas ainda! Rsrs.. Seu post está muitíssimo bem colocado, mas EU não consegui entender muito bem! Pq acabou me gerando dúvidas! Tenho vontade de fazer uma tatuagem, com o nome do meu marido!! E é muita vontade mesmo! Já tem tempo, mas como sempre diziam ser pecado, fico na dúvida e nunca sei se faço! Voltei pra igreja a pouco tempo, então por servir a Deus novamente tenho medo do q isso possa parecer! Pois meu coração naum me condena, ou me diz se estou errando, mas simplesmente está cheio de dúvidas e medo de desagradar a meu Deus! Gostaria de uma opinião SUA em relação a isso, um conselho talvez! Vou acatar com respeito e sinceridade pois vc parece entender e viver corretamente a palavra! A Paz De Deus....

Naiara Azevedo disse...

Gente como o autor disse eu queria muito fazer uma tatuagem inclusive para homenagear meus pais de certa forma mas a minha mãe não quer tenho 19 anos sou livre na cabeça de alguns mas ainda devo respeito aos meus pais!

Roberto A. Rodrigues disse...

Camilla, no post estamos orientando quanto ao que a Bíblia diz, na verdade meu conselho não é o importante, mas sim a Palavra. Considere o seguinte:
1 - tatuar-se em si não é pecado;
2 - a motivação para se tatuar pode ser pecado;
3 - como tatuar o nome do seu marido afetaria seu casamento, tanto para bem quanto para mau;
4 - como tatuar o nome do seu marido afetaria seu testemunho entre os outros irmãos e entre os incrédulos tanto para bem quanto para mau

Levando em conta que o alvo maior é a glória de Deus (1 Co 10.31), observando estas coisas você poderá decidir o que traz mais glória ao Senhor.

Daniel Diniz disse...

Gostei do texto, mas achei que os versículos não se aplica especificadamente sobre tatto, e o problema geralmente é esse a bíblia não diz que não devemos fazer ou que devemos fazer, assim como muitos costumes e opiniões pessoais tomam conta da igreja hoje. Se formos analisar os versículos que aqui estão com outros assuntos teremos uma confusão de opiniões, por ex:
Tudo o que fazemos deve glorificar a Deus. (1 Co 10.31) será que tudo no seu dia dia que vc faz glorifica a Deus? Pense nisso.

Não devemos amar nem nos associar com as coisas do mundo.(1 Jo 2.15) Será que vc também não curti nada desse mundo, qual o seu celular desse mundo? seria um de última geração ?

Não devo trazer escândalo com minhas ações. (Rm 14.15-16) Bom nem vou perguntar se suas atitudes, roupas, locais que frequenta trazem escândalos para alguém..

Bom nesse momento vc deve estar pensando ou falando como esse cara é RELIGIOSO colocando essas coisas ou usando outras palavras agressivas ou talvez não, Mas de fato é que a bíblia é vista apenas quando tratamos de assuntos polêmicos, não vem me dizer que a todo momento todas as atitudes que vc faz no dia dia é pensando em seu testemunho, pois não são isso é ser humano e Deus sabe disso. Vou dar mais um exemplo e chega.. Por ex pessoas Evangélicas lá da Assembléia ou outras tradicionais que nem mesmo assistem televisão.. as pessoas curtem zoam chamam de religiosidade entre outros.. Mas esse fato pode ser o ponto de partida da fé dela por ex.. eu não vejo tv pois se eu ver vou pecar entende . acredito que ela pense assim ou que não tenha programas adequados para ela ver... enquanto 90% dos crentes de hoje estão ai na moda do mundo fazendo coisas piores que tatto. Minha opinião sobre tatto é a seguinte eu não tenho mas tenho vontade de fazer, Porque não fiz? não decidi meu desenho. É pecado, analise suas atitudes pois tenho certeza que nem tudo que vc faz agrada a Deus e acredito que a tatto não desagrada em nada a Deus, mas desagrada uma boa parte da sociedade. Assim como as mulheres estão hoje conquistando seu espaço assim também a tatto entre outros assuntos polêmicos estão deixando também de lado o preconceito das pessoas. Antes Mulher jogar futebol era homem.. Fazer tatto é bandido, hoje já tem outros rumos acredito que não seja pecado, mas pra sociedade pode ser um pecado mortal. Eu sou independente, casado, tenho uma empresa e não dependo da sociedade, minhas obras ao evangelho fala mais alto que a minha aparecia então isso pra mim não importa.. Claro que eu não faria tatto no braço todo ou no corpo em geral.. pecado? não eu mesmo que não curto.

gi costa disse...

Alguem citou aqui q pecado é td aquilo q afasta alguem de deus... Eu conheço pessoas q acham o sexo antes do casamento normal, e q n as afasta de Deus. Entao... não é bem assim. Em relação a tatuagem, acho q n é pecado mas a biblia diz: "Todas as coisas me sao lícitas, mas nem tudo convém. Todas as coisas me sao lícitas mas n me deixarei dominar por elas." Devemos ser diferentes do mundo e n cometer as msmas práticas. Se for pra fazer tudo q o mundo faz seria bem facinho ser evangelico,pq pode tudo ne? E n é assim. Devemos mortificar a carne dentro de nós... os desejos.... Isso sim é abandonar os velhos costumes por cristo. RENÚNCIA! Tem tbm a questão cultural...Por exemplo, no meu estado, no norte do Brasil, quem usa tatuagem é considerado marginal, de má índole... e realmente, so se tatua lá pessoas asim. Já aqui no sul, onde moro, tatuagem é normal. Mta gente usa. Eu nao faria tauagem mas respeito quem queira fazer.

ThalytaA Costa disse...

Eu sempre odiei tatuagens pq nasci em um lar evangelico , e me ensinaram q isso é errado . Mais eu tive um filho recentimente e fiquei com marcas horriveis de estrias e nd adianta ja tentei varios cremes , queria fazer uma tatuagem de flores para tampar essas cicatrizes e melhor minha auto estima , sera q fasso errado se eu fizer uma ?

adriana disse...

OLA! Primeiro quero deixar bem claro que sou evangélica, li o artigo e gostei sim do que foi escrito. Não achei preconceituoso, pelo contrario achei que mostra a verdade e responde a muitas perguntas . Li também os comentários e respeito todas as opiniões, estou pensando em fazer uma tatuagem, primeiro li sobre o significado do desenho q escolhi e depois sobre o significado da tatoo, gostei do que li pois me fez refletir. Agora sei que se fizer a tatoo para mim não estarei indo contra meus princípios. obrigada!

Thiago Machado disse...

O corpo humano foi moldado pelo Senhor e tinha o propósito de ser completo e bonito. Desfigurar o corpo desonrava a Deus, a cuja imagem o ser humano foi criado. Golpear a própria carne pelos mortos ou tatuá-la (talvez pintá-la) tinha um significado religioso entre os vizinhos pagãos de Israel. Entre o povo de Deus, tais práticas eram sinais de rebeldia contra o Senhor.

João Vitor Ferreira disse...

Souu Cristão, e Queria Muito Fazer uma Tatto e Pesquisei o Significado é Apenas 1 Tatto com 3 Desenhos 1 Rosa Vermelha:Representa o verdadeiro amor, pode falar sobre o ápice da paixão e também sobre o amor romântico. Diamante:Amor,Fidelidade,Infinito,Delicadeza,Resistência.
Coroa:Liderança,Autoridade,Poder,Legitimidade,Justiça,Inspiração Divina,Cristandade,Jesus,Autodomínio.
Posso ter Interpretado Errado Mais oq eu Li e Entendi é que Se eu Não to Homenageando Ninguem Morto e o Significado Não Existe Nada Fora do Normal na Tatto,Seria Pecado?

fran disse...

Vai orar e pedir orientação de Deus meu povo, Ele sim pode dizer o que voce deve ou não fazer!

whallas henrique disse...

Muito bem! o sinal que temos que ter é o do Espirito Santo em nosso corpo e vida. que só é visto com o Testemunho de Santidade e humildade . não é de qualquer jeito que servimos a quele que deu seu próprio sangue por nós pecadores. o apostolo paulo diz tudo me é licito mais nem tudo me convém . não useis da liberdade cristã para dar ocasião a carne Gl: 5.13.
vamos buscar a santidade e simplicidade irmãos . JESUS CRISTO virar buscar aqueles que se encontrarem santos . uma igreja santa e imaculada ,limpa sem mancha. gloria a DEUS o
todo poderoso.

Marcos Paulo disse...

Oxi...
se um cristão perde a mãe e resolve fazer uma homenagem tatuando o nome dela no braço isso é pecado? motivação em texto biblico... honra teu pai e tua mãe né...
acho então melhor tatuar uma carpa ou qualquer outra porcaria com uma simbologia que não conheço pra ficar mais gatinho...
acho q sou mto cristão... ou careta como quiserem...
oremos!

Solange Almeida disse...

Culpa.Deus vai julgar....
Volta logo Jesus!!!!!!!

Japa Fightfitness disse...

Boa noite galera ..nao sei se e pecado ou nao..so sei que deus ta no meu coraçao..eu tenho uma tatto muito grande entre meu peito e meu braço.bom so quem pode julgar so e deu quem e vc pra julgar...fiquem com deus...:)

Bento disse...

Pois é, temos que respeitar as decisões pessoais de todos, pois, a interpretação não é a mesma para todos.
Quanto a mim, prefiro errar por precaução a errar por imprudência; como disse um pastor que conheço "Prefiro chegar diante do Senhor e Ele me perguntar - Porque você não fez uma tatuagem legal, a ouvir dEle, porque você fez esta tatuagem, porque não me consultou antes, não observou minhas escrituras ou meus profetas?
O que falta muitas vezes a todos NÓS, que fique bem claro, é o TEMOR ao SENHOR.


Jean Francis disse...

Devemos nos preocupar se o nosso nome está escrito no Livro da Vida!

Rosane Gomes disse...

Boa noite! Gostei muito do post, mas confesso q fiquei preocupada com alguns comentarios.. Sou serva de Deus e tenho quatro tatuagens,ja sofri muito preconceito,mas minha fe esta em Cristo. Quem julga pela aparencia nao e capaz de entender como pode estar sendo cruel com o proximo que ele deveria amar. Se e certo ou errado,acho que e doutrina de cada igreja. Ate pq tds os textos citados dao margem para diversas proibicoes. Agora, conselho de tatuada; evite dor de cabeca,.fique com seu corpinho do jeito q Deus fez.

Obs: a remocao ja esta com um preco mais acessivel,porem e Extremamente dolorosa ( eu ja fiz).

Dione Silveira disse...

Ola li muitas coisa do que vcs escrevero e cheguei a um conclusao irmaos e facil fazer a nossa vontade da nossa carne naum condeno qem usa tatuagem tenho muitos amigos qe usam e naum tenho preconceito mais no que glorifica a Deus faze uma tatuagem ? Isso e simplismente e a vontade da sua carne pq vc acha bonito apenas isso e tudo bem mais a palavra e bem clara somos templo do Espirito Santo ate ai tudo bem talves isso pra vc naum queira dize nada mais olha oque palavra diz q tudo me e licito mais nem tudo me convem tudo que vc fize fassa para gloria de Deus irmaos se vc vai a igreja num dia e no outro vc passa la na loja de tatuagem e ve o pastor la se tatuano concerteza vc vai se escandaliza talvea vc ache que naum e pecado mais a palavra fala ai daquele porqem vem o escandalo irmao entendaum uma eu pessoalmente so contra tatuagem mais respeito a opiniao de cada um naum adianta eu sita a biblia inteira aqui pois quem convence e o Espirito Santo so Ele pra abri o nosso entendimento e convence a pessoa do pecado mais ninguem taum se ccs achaum qe e pecado ou naum vai de cada respeito a todos mais prefito fk com essa palavra qem convence e o Espirito Santo e cabo naum adianta fk discutino trazeno contenda e escandalo camos orar coloca o joelho no chao que Deus faz o obra se for do agrado dEle amem se nu for amem tambem mais prefiro nega as minhas vontades e faze a vontade de Deus naquele grandia do julgamento Jesus vai da a cada um a sua recompensa aqilo q merecemos seja bom ou mal cada um cada um vai colhe aqilo q planto infelismente nem todos vaum ser salvos pq o povo perece por falta de conhecimento vamos dobra nossos joelhos e fala Jesus q e bem melhor obg e desculpa se ofendi alguem

STEFANY ESPOSITO DOS SANTOS disse...

Olá Sr. Roberto,
gostaria de fazer alguns comentários sobre símbolos, pois como citado em sua publicação - "Às vezes até tatuagens bem pequenas podem trazer mensagens que você ainda desconhece, como no caso da tatuagem do infinito que simboliza além de uma constante transformação a ideia da reencarnação." - Em meu entendimento sobre símbolos, não devemos levar ao "pé da letra" todos os símbolos, pois temos que levar em consideração o que o símbolo significa para a pessoa em que adquirirá! Um bom exemplo é a estrela de seis pontas (muito usada em magia, ocultismo, feitiçaria e astrologia) ou conhecida como a Estrela de David não é de origem Judaica e os antigos Israelitas nunca usaram-na como seu símbolo religioso... Mas esse símbolo foi largamente adotado, não porque o povo Judeu o escolheu, mas ironicamente porque Adolf Hitler forçou todos Judeus a exibir uma estrela de seis pontas amarela durante o holocausto.
Mais o que realmente importa é o quanto Deus nos ama, e o quanto você realmente o oferece em gratidão e obediência!! Obrigada!

Cris disse...

Bom em 1º lugar quero parabenizar pelo texto.
Sou evangélica, tenho 4 tatuagens e ñ me arrependo de forma alguma de te-las feito, muito pelo contrário. O problema de se fazer uma tatoo sendo evangélico (mesmo que vc escolha com cuidado o desenho ou a frase) vai ter sempre um para te apontar, para te criticar.
Por isso para fazer uma tatoo vc tem que estar bem resolvido, pois se vc ñ tiver, pode acabar se afastando da igreja ñ pq Deus te julgou e condenou, mais sim porque algumas pessoas se sentiram no direito de fazer isso. E mais uma vez repito, fiz e não me arrependo.

Ezequiel Faria disse...

EU POSSO FAZER TATUAGEM?

Talvez você tenha essa dúvida.

Pode ou não fazer tatuagem?

Te responderei de uma forma clara e simples...

Me responda: Você alguma vez viu alguém colar um adesivo numa Ferrari?

Eu nunca vi. O camarada que tem uma "máquina" dessas, não irá colar um adesivo pra estragar sua iguaria.

Assim é com nosso corpo...
"Ou acaso não sabeis que vosso corpo é santuário do Espírito Santo?" (1 Co. 6.19)

"Pelos mortos não ferireis a vossa carne, nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR." (LEVÍTICO 19.28)

PS: Não estou falando daqueles que tem alguma tatuagem. Se por acaso você a tem, tudo bem, Aqui você tem Valor, saiba que Jesus te aceita do jeito que você é.
Eu estou ensinando aqueles que não possuem, já estão vivendo a fé, e tem alguma vontade, ou dúvida a esse respeito.

Lembre-se, quem OBEDECE CRESCE!

http://darisonfaria.blogspot.com.br/
Foto: EU POSSO FAZER TATUAGEM?

Talvez você tenha essa dúvida.

Pode ou não fazer tatuagem?

Te responderei de uma forma clara e simples...

Me responda: Você alguma vez viu alguém colar um adesivo numa Ferrari?

Eu nunca vi. O camarada que tem uma "máquina" dessas, não irá colar um adesivo pra estragar sua iguaria.

Assim é com nosso corpo...
"Ou acaso não sabeis que vosso corpo é santuário do Espírito Santo?" (1 Co. 6.19)

"Pelos mortos não ferireis a vossa carne, nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR." (LEVÍTICO 19.28)

PS: Não estou falando daqueles que tem alguma tatuagem. Se por acaso você a tem, tudo bem, Aqui na FJU você tem Valor, saiba que Jesus te aceita do jeito que você é.
Eu estou ensinando aqueles que não possuem, já estão vivendo a fé, e tem alguma vontade, ou dúvida a esse respeito.

Lembre-se, quem OBEDECE CRESCE!

http://darisonfaria.blogspot.com.br/

Deus abençoe.

Deus é meu juiz! disse...

O pratica problema é que as pessoa não querem deixar praticar anteriores, ou são influenciadas por modas mundanas, ( Pelo que, se alguém está em Cristo nova criatura é; as coisas velhas se passaram, eis que tudo se faz novo) 2Co 5.17 então não faça! ( Então vereis outra vez o que serve a Deus e o que não serve) ML 3.18, (sal da terra e luz do mundo) MT 5.13,14 temos que fazer e mostrar a nossa diferença!
Paz do Senhor a todos =D

Sara Santos disse...

obrigado pastor aprendir muito e estou em companhia de minha filha passando para ela para que ela não tenha duvida de que quem obedece cresce e quem ouve aprendepois concordo plenanmente com o senhor que a paz esteja conosco

Saulo Soares disse...

Eu só acho que tudo depende da sua intenção, vou pra fazer uma que é a medalha de São Bento, que tem nela a oração que quero levar sempre comigo, porque isso seria pecado ? Jamais isso me afastaria de Deus, muito pelo contrário, estou seguro, mesmo sendo permanente, pois é relacionado a meu senhor e meu Deus, sei que ele nunca me abandonará. Deus abençoe todos !

Adriana Santos disse...

Boa Noitee.. Gente Tbm tenho uma tatoo na cintura nao é grande é pequena pois quase nao mostro por q nao uso blusa curta so tampadas.. As vezes me bate um remoço ,mas depois me sinto bem,fiz uma borboleta e uma flor .. E minha opinoão e que quando todos nos morremos nossa Carne fica, é o nosso espirito Que Deus quer,então aquela marca vai sumir ...

JJ disse...

esta escrito que nao devemos mais andar seundo os rudimentos do mundo e tambem todoas coisas me sao licitas mais nem todas me convem e nao se deixe levar por nenhuma delas, esta claro que determinadas praticas nao agradam a DEUS , se voce nao tem nao faça com exceçao aqueles que fizeram na ignorancia.

TATIANE ALMEIDA disse...

pelo amor de Deus tatuagem e simmmm pecadoooo, peguem um dicionario e olhem la o que segnifica a palavra MARCA AAAAFFFFFFFEEESSSSSSS......

rubia souza disse...

Me chamo Rubia e na doutrina da minha igreja não permite se tatuar,Mas com 23 anos fiz uma nota musical no pulso foi escandalo claro que não,Mais senti um peso muito grande pois só depois caiu a fixa que quebrei uma doutrina da minha igreja dos meus pastores eu considerei naquele momento um pecado porque eu estava debaixo da direcão deles. Me arrependo ate hoje! Cristão de verdade era meus avós! eles sim faziam a diferença os jovens de hoje em dia quererm trazer o mundo para a igreja ,não tem respaudo biblico para tatuagens ,mais no mundo evangelico tatuagens não é bem visto. então façam quem quizer Deus deu o livre arbitrio querido.

vinicius augusto disse...

Bom sou evangelico e sou tatuador e acho q o problema não esta em se tatuar ou não e sim no q se passa dentro de vc no ato em q vc decide se tatuar, no ato em q vc escolhe o desenho e no q vc quer causar, exemplo se eu for muito fan do meu time e quiser tatuar o símbolo dele posso estar cometendo idolatria, se eu tatuo o nome de uma pessoa q eu amo muito tenho q diferenciar se estou idolatrando ou homenageando, e assim por diante agora como saber oq se passa dentro de nos so cabe a Deus então na minha opinião o problema não esta nas agulhas ou tintas na pele e sim no q se passa em nossas mentes e corações afinal e isso q Deus valoriza no homem então meu conselho como cristão e profissional do ramo e q pense bem antes de fazer sua tattoo pesquise a respeito do que vai fazer e se tiver duvida não faça afinal a nossa palavra deve ser sim sim e não não

abraços e

PAZ.....

Gabriel Alves de Sousa disse...

intt ja fui evangelica e pretendo voltar mais eu tenho um sonho incondicional sobre a tatuagens eo meu sonho ter um desenho ou mesmo um nome queria muito fazer so que tenho medo disso ser um problema pra mim na entrada do céu . quero muito mais alem disso eu olho bem ao meu redor e vejo que uma tatuagen não e necessaria pra mim ou pra qualquer outra pessoa mais se esse e um sonho .. realiza quem te coragem se tatuagens for mesmo a marca da besta eu sabendo ou nao esse meu sonho nao sera realizado por isso pesso a deus todos as noites que tire essa vonta incontrolavel de fazer uma tatuagens mais isso nao melhorara nada em meu corpo e nem me fazera mais ou menos inteligente mais cada um cuida de sua vida e tem controle sobre ela esse alem de ser meu comentario eo que eu penso sobre essa fato tatuagens alem de ser bonito e chamativo mais diante adeus quero voltar conforme eu vim amém e que deus me guie e guie todos em seus pensamentos ...

Manix Trentini disse...

adorei decidi VOU ME TATUAR !!!!!!!! tenho deus no meu coração simples assim......

johny whitehead disse...

Pecado!!!! se vcs tiverem algumas duvidas comecem estudar simbolos ou simbologia sagrada, acima ela tatua Jesus Cristo , mas a lua e a estrela sao referencias ao bode de mendes ou bafomet,,simbolo da besta, como diz a Biblia , meu povo perece por falta de conhecimento,,em tabernaculonet.com vcs terao estudos de simbolos da nova era, tatuar eh profanar o templo! somos o Templo do Espirito Santo,,,,espero ter ajudado

Luiza Rangel Pedroso disse...

Amei ler muitos comentários apesar de algumas discussões (zinhas ) senti pouco radicalismo (logico q nao li td, mas li bastaaante ) e me ajudou. Sei o q sou pra Deus e o que puder fazr pra impactar ou ajudar uma pessoa farei. Quero me tatuar, pensei mto mas smpr cm uma paz enorme no coração acho q muitos olharão pra mim e verão q nao somos diferentes. Nao farei pros outros mas mais pra.mim que tudo ! No fim de tudo devemos confiar em Deus, achei o post interessante e por td q já passei digo q não há nada mais maravilhoso do q vc e Deus escreverem juntos novas páginas de amor, relacionamento, compreensão! Acho lindo cmo Deus é tão Deus, simplesmente É e se faz suficiente. Nós muitas vezes viajamos em achar q precisamos taanto dos outros... Precisamos de Deus, no q creio é o q importa e as pessoas são lindamente, maravilhosamente usadas (digamos assim) por essa Plenitude naravilhosa, gente, é lindo. Acho q nos ajudarmos é smpr importante mas gnt, o q importa mesmo a teoria ou a prática? O q eu farei tm td a ver cm o q sou e acredito levarei pra sempre cn o maior orgulho de ser tão amada !
Enfim, chega , mas quero dizr q esse post ajuda muitas pessoas e faz pensar tbm e cm ctz glorifica muito o nosso Deus, independente da palavra d cada um de nós mas simplesmente pq é Ele qm é Deus. E q Deus continue noa abençoando e agraciando cm Seu indescritível amor !

Lenda Urbana. disse...

tudo me é lícito, mas nem tudo convém...
fica claro aqui que só será um ato falho se a própria pessoa associar isso a algo impuro e inconveniente. É permitido até uns julgarem os outros, o que é uma coisa corriqueira no meio cristão...

news disse...

Ola tenho 17 anos e sempre quis fazer uma tatuagem sou cristão e quero tatuar Deus seja louvado no braço mas pequeno , e sempre tive medo de estar desobedecendo a Deus e etc .. Fiquei meio na duvida me ajudem

Sandy Rocha disse...

Roberto, você fez a sua parte! Parabéns!

Raissa Cunha disse...

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.
1 Coríntios 6:19-20
.
"Não façam cortes no corpo por causa dos mortos nem tatuagens em vocês mesmos. Eu sou o Senhor.
Levítico 19:28

Aleex disse...

"Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração".

1 Samuel: 16
Versículo 7

PESQUISA

Tecnologia do Blogger.

A GALERA CURTIU:

AMIGOS DO BLOG