Jovem Crente: Drogas... de quem é a culpa

Drogas... de quem é a culpa


80,3% já usaram álcool na vida
39,6% usaram no mês anterior à pesquisa
Estamos falando de adolescentes, jovens entre 13 e 18 anos da cidade de São Paulo. A pesquisa foi feita pelo Cebrid (Centro de informações sobre drogas psicotrópicas) da Unifesp em 2008, ou seja, os dados que chegam até nós já estão defasados, a coisa deve estar bem pior hoje.

É claro que outras drogas legais e ilegais foram alvo da pesquisa, no entanto, o álcool é normalmente a porta de entrada para substâncias mais fortes. Diante disso o que me deixa preocupado e ao mesmo tempo indignado é como tratamos o álcool como algo natural, normal, sem nenhum problema.
A pesquisa mostrou que 46% receberam a primeira dose de pais ou parentes próximos.
Os pais não tem noção, ou não querem ter, de que estão abrindo a porta para que seus filhos cedam mais facilmente às pressões na escola pelo cigarro e outras drogas ilícitas.
Conheço diversas famílias que não veem problema algum na champagne do natal, ou a cerveja do churrasco do final de semana. O grande argumento é que a Palavra não proíbe que se tome um gole ou até mesmo um copo.
Esquece-se que apesar de o pecado estar na embriaguêz (Ef 5.18), existe um caminho até lá e o primeiro passo normalmente é dado com concentimento dos pais.
A Palavra é clara, cuidado:
"Dos que se demoram bebendo vinho, dos que andam à procura de bebida misturada. Não se deixe atrair pelo vinho quando está vermelho, quando cintila no copo e escorre suavemente! No fim, ele morde como serpente e envenena como víbora. Seus olhos verão coisas estranhas, e sua mente imaginará coisas distorcidas. Você será como quem dorme no meio do mar, como quem se deita no alto das cordas do mastro. E dirá: "Espancaram-me, mas eu nada senti! Bateram em mim, mas nem percebi! Quando acordarei para que possa beber mais uma vez? "
Provérbios 23.30-35
Razões pelas quais um adolescente não deve beber:
  • A Bíblia aconselha cuidado com o pouco ordena abster-se do muito. Por que duvidar deste conselho?
  • Um adolescente ainda está em formação física, espiritual, emocional e social, de forma que é muito mais propênso ao vício que um adulto;
  • É melhor matar o “leão" enquanto é filhote, depois que crescer fica complicado;
  • Pesquise onde quiser e verá que poucos conseguem livrar-se do vício, e mesmo quando o fasem ficam a vida toda na luta para não cair. É melhor nunca entrar do que entrar e não conseguir sair;
  • Eu sei que você acha que não vai se viciar nem se embriagar, 100% dos viciados pensava como você.
(dados da reportagem da Folha de 8/6/10)

7 comentários:

  1. O álcool é uma droga de âmbito familiar, ou seja, tem a capacidade de atingir a esfera familiar, refletindo em uma desgraça coletiva. Enquanto se pode, deve-se evitar o contato e ainda mais, evitar o costume do seu uso. É sutil, e como é "lícita" não é considerada uma droga de grande perigo, mas as estatísticas e os resultados estão aí...é terrível, silenciosa, e ainda mais perigosa. Pais, CUIDEM!!!

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma realidade realmente muito triste do nosso país Roberto! O pior de tudo é ver esse número crescendo na própria igreja, na qual há vários pastores e líderes que bebem também, e que acabam incentivando ainda mais a prática. Hoje em dia os crentes querem viver muito "em cima da linha", textos como o de 1 Ts. 5.22 "Abstende-vos de toda forma de mal", já têm sido esquecidos.

    Leandro J. Demo

    ResponderExcluir
  3. Hoje saiu na folha online um complemento da reportagem que foi citada no artigo. Você pode ler no link abaixo.
    http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/882798-jovens-comecam-a-fumar-por-influencia-de-pais-amigos-e-baladas.shtml

    ResponderExcluir
  4. Oi, me chamo Gabriel, sou um servinho de Deus,e descobri esse blog agora, ja estou seguindo, e tenho certezaque será uma benção pra mim.
    Eu criei um blog recente é o http//vamosentrarnoritmo.blogspot.com ,gostaria muito que vocês me visitassem e seguissem tb,eu estou aprendendo violino,quero ser um levita!
    um abço e fiquem na paz de jesus!

    ResponderExcluir
  5. SEU BLOGS E MARAVILHOSO A POSTAGEM E ÓTIMA, ESTAMOS JÁ SEGUINDO SEU BLOGS E SERÁ UMA HONRA TER VCS NO NOSSO FICA NA PAZ DESSE DEUS TREMENDO.
    MULHERESINDOCOMCRISTO@GMAIL.COM

    TB QUERO FALAR DE UM BLOGS SE CHAMA JOVENS INDO FAÇA UMA VISITA A ELES, POSSO FALAR QUE ELS VÃO FICA MUITO FELIZ COM SUA VISITA.

    ResponderExcluir
  6. Pr.muito bom seu blog.Eu também tenho um blog, Geração do Pai,para jovens cristãos e não-cristãos,aliás meu último post foi justamente sobre o alcolismo.Gostaria que o sr. desse uma lida/comentada/seguida,gostaria de seguir teu blog mas não to conseguindo :( Mas espero sempre poder estar por aqui. Todas as sujestões são muito bem aceitas e todos são muito bem-vindos

    ResponderExcluir
  7. Olá Pr. Roberto!! Graça e Paz! Meu nome é Eduardo, sou de Blumenau/SC e estou passando aqui pra divulgar o trabalho que eu mais uns manos estamos desenvolvendo. Se quiser conhecer acesse o nosso site www.massacrente.com.br e ouça nosso PODCAST. Não sabe o que é um PODCAST??!Então acessa já o nosso site e ouça! Lá, clique em "podcast" no menu da esquerda. Você também pode baixar o mp3 pra ouvir no celular, computador, mp3 player, etc. Temos também os nossos textos publicados semanalmente. Se gostar, ajude-nos a divulgar. Abraços! Ah! muito bom seu blog! Que o Senhor continue concedendo a graça!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários, sugestões ou opiniões. Lembre-se:
- pode discordar, mas com educação