Jovem Crente: O crente e a Balada

O crente e a Balada


Será que um crente pode participar de uma Balada?

Segundo um dicionário, balada é qualquer festa noturna dos jovens atuais. O que vai desde uma festa rave à algumas festas de formatura e até mesmo de aniversário.
Normalmente um ou mais elementos estão envolvidos:
  • Som alto e jogo de luz que criam ambiente para dança;
  • Bebidas e cigarro (em algumas drogas)
  • Ênfase na imoralidade (ficar e sexo)
Alguns destes elementos podem estar presentes em outros ambientes que não sejam chamados necessariamente de balada como barzinhos ou shows.

Para responder esta pergunta precisamos saber três coisas:


1. Qual o propósito da festa?

O povo de Deus tinha festas, eram várias no Antigo Testamento, mas precisamos ficar espertos, será que Satanás, o Príncipe deste mundo (1 Jo 5.19; 2 Co 4.4) é ingênuo?
Ele não é bobo, ele é o maior promotor de eventos que já existiu.

Numa de nossas reuniões a galera definiu o propósito da balada como sendo curtir, ficar doidão, pegar as minas. E este e realmente o propósito. A balada é o lugar para esquecer do dia-a-dia, dos pais, dos estudos, se soltar, enfim, curtir.

Mas o propósito de Deus para nós é que glorifiquemos a Ele em cada detalhe da nossa vida (1 Co 10.31), por isso ele sugere que fujamos das paixões da mocidade (2 Tm 2.22) que não fiquemos junto de pessoas que são imorais (1 Co 5.9) que não deixemos que nada domine nossa razão e nos deixe “doidão” (Ef 5.18).

Imagine uma festa de aniversário que se estende até mais tarde, com música insinuante, dança, bebida, sem a presença dos pais, com ambientes escuros, enfim, imagine, o que vai acontecer?

É claro que os casaizinhos vão se formar, que a pureza ensinada por Deus vai dar lugar à imoralidade pregada abertamente pelo mundo
Um cristão verdadeiro poderia participar deste tipo de festa?
É fácil arrumar desculpas:
  • __ Mas é só uma festa de aniversário...
  • __ Mas os pais do aniversariante estarão lá...
  • __ Mas...
No fundo você sabe o que vai rolar, sabe como a festa será, sabe que nada ali glorifica a Deus. Então porque participar? Porque ir em um lugar destes?

A resposta é simples, você gosta, e este é o nosso maior problema. Apesar do nosso propósito ser glorificar a Deus, nós somos pecadores, nossa carne luta contra nosso espírito (Gl 5.17), nosso desejo é para coisas do mau (Tg 1.14).

Deus fala claramente na bíblia que antes nós seguíamos o mundo e os nossos próprios desejos (Ef 2.1-3), agora no entanto, somos filhos da luz, devemos viver da forma certa, mostrando que somos crentes. Participar destas festas é concordar com elas, dizer que não há nada de errado ali, que eles podem continuar e que Deus não se importa com eles.

Uma segunda perguta importante é:

2. Qual a forma da festa?

Como é a festa? Que tipo de música? O que é servido? Como as pessoas se vestem e se portam?

Olhe para os três elementos que citei no início:

Som alto e jogo de luz que criam ambiente para dança;

Imagine que um grupo de amigos vai à sua casa e durante a conversa um deles começa a desmentir tudo o que você fala. Além disso ele fala que não importa que a casa é sua, que ele e os demais vão fazer o que bem entenderem ali, abrir a geladeira e pegar o que quiser, bagunçar os quartos, usar tudo o que desejarem, enfim, não interessa se você está ali ou não. Para terminar ele ainda começa a falar mal da dona da casa, sua mãe, inclusive usando termos bem baixos.

Como você se sentiria?

Pois então, Satanás usa muito da música atual para ensinar padrões diferentes dos ensinados por Deus, isto aqui na terra, no lugar que Deus criou. Não bastasse isso muitas músicas dizem para fazermos o que quisermos, “deixar rolar” o que estivermos à fim, sem consultar Deus, o dono de tudo.

Muitas músicas também rebaixam a mulher, criação de Deus, amada por Deus.
Sabe o que nós fazemos?

Nada!

Olhamos para as pessoas e dizemos que é só arte, que a música é só para diversão, que não tem nada que ver com religião.

Mentira! Se o ambiente tem músicas e coreografias que vão contra princípios da Palavra ele não deve ser freqüentado por crentes.

Bebidas e cigarro (em algumas drogas)

A idéia é “ficar doidão”, é deixar-se dominar por algo que não é Deus. A bíblia é clara sobre isso, devemos ser dominados por Deus e não pelo álcool ou por qualquer outra coisa (Ef 5.18).

Muitos lugares vendem bebidas alcoólicas, como mercados e restaurantes. No entanto baladas e barzinhos tem por ênfase estimular o consumo, de forma que é comum vermos pessoas embriagadas em lugares assim (Pv 20.1; 23.29-35).

Ficar longe de lugares assim evita a tentação, e também traz proteção, pois mesmo que o crente esteja sóbrio, alguém ao redor pode não estar.

Ênfase na imoralidade (ficar e sexo)

Deus planejou um relacionamento entre homem e mulher no casamento que glorificaria seu nome. É este relacionamento que devemos buscar. Mas a cada dia o compromisso perde lugar para a satisfação de desejos sexuais. A bíblia é clara, a vontade de Deus é que sejamos santos, em prática, em pensamento e em ação (1 Ts 4.3-5).

Ao contrário o mundo prega a liberdade sexual, os relacionamentos sem compromissos como o ficar, a valorização do corpo e não do caráter.

Satanás investe pesado nesta área.

Conclusão

Em Romanos 12.2 Deus nos pede para não nos amoldarmos ao mudo, mas nos transformarmos. Infelizmente nestes últimos anos tenho visto muito mais nossos adolescentes e jovens ficando mais parecidos com o mundo do que influenciando o mundo.

Precisamos voltar a ser sal, ser diferente, à mostrar o testemunho de uma vida transformada e não ficar tentando copiar o que o mundo faz.

Que o Senhor nos ajude!!

33 comentários:

  1. Infelizmente o diabo tem conseguido roubar os jovens oferecendo um falso sentimento de liberdade, alegria e prazer. E os jovens crentes também têm se deixado enganar pelas baladas da vida.
    Mas, graças a Deus, já há algum tempo, Ele mesmo tem transformado as nossas mentes e nos fazendo entender, verdadeiramente, que toda liberdade, alegria e prazer só acontecem, em sua plenitude, quando estamos em Sua presença.
    Ele tem nos feito compreender que há festa quando nos reunimos para adorá-Lo. Não há alegria maior do que estar na presença de Deus.
    Não existe "balada" melhor do que festejar a salvação do Senhor.

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer uma baladinha em casa, tenho doze anos, só vão amigos e a festa vai até umas 9 e meia, vou até conversar com os vizinhos e tudo mais. Música só vai ter eletrônica, e não vou permitir que ninguém venha com roupa meio... e nem que eles "fiquem" entre eles...
    Agora não sei se isso é considerado um pecado ou não... :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha você pode fazer uma festa com seus amigos, com músicas que falam de Deus, músicas eletronicas e que não os leve a danças imorais. Voces podem se divertir adorando a Deus, te garanto que será uma benção. O horário só não pode exceder pela questão da musica alta e tals. E realmente a questão do ficar não é legal...
      Gosto muito de dançar com os amigos e muita das vezes quando tem aniversario de alguém la da igreja, dançamos muito, adoramos a Deus é uma benção.
      Beijos, espero que tenha esclarecido.

      Excluir
    2. Concordo com a Kivia. Para que viver como o mundo? Em vez de deixarmos Deus entrar no mundo dos doentes estamos deoxando o mundo entrar em nós. Fazer culto ninguém quer. Balada é bagunça e por mais que seja uma festa como vc quer fazer, Amanda, sempre o diabo vai trabalhar para aparecer coisas que não são de Deus. Pensa bem. Ouvir música sim, não somos robôs, mas no meio Gospel há muitas músicas jovial (eu não gosto), então ouça o que vem das coisas de Deus.

      Excluir
  3. É por motivos como esse que prefiro ir pro inferno a seguir alguém que te da toda essa liberdade SABENDO QUE VOCÊ VAI PECAR (afinal ele é onisciente), e ainda te pune depois disso. Nossa que Deus maravilhoso esse! (to sendo irônico pra quem ñ entendeu --')

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ser humano colhe aquilo que planta. Nossas atitudes fazem de nós quem somos. Por isso, Deus não pune a gente. São apenas nossas escolhas que nos trazem consequências.. Ele nos ama. Se Ele nos punisse, por que deixou Seu único Filho pra morrer por nós...?

      Paz.

      Excluir
    2. O que Deus nos oferece é livre arbítrio, isso se chama vida.Por exemplo,é igual a um relacionamento entre homem e mulher pois, ambos devem ter confiança um no outro, o parceiro sabe como é a vida, pode prever as tentações do cotidiano, mas nem por isso vai deixar de ama-lo. Agora, se houver traição, tu deixaria de punir, ou ficar chateado com o teu parceiro? A mesma coisa é com Deus, estabelecemos com Ele, uma aliança, é como um pai que puxa a orelha de seus filhos quando fizemos algo de errado ou o desapontamos. No entanto, não somos marionetes de Deus e sim seres humanos! Escolhemos o caminho através de nossas ações.

      Abraços de luz :)

      Excluir
    3. O que Deus nos oferece é livre arbítrio, isso se chama vida.Por exemplo,é igual a um relacionamento entre homem e mulher pois, ambos devem ter confiança um no outro, o parceiro sabe como é a vida, pode prever as tentações do cotidiano, mas nem por isso vai deixar de ama-lo. Agora, se houver traição, tu deixaria de punir, ou ficar chateado com o teu parceiro? A mesma coisa é com Deus, estabelecemos com Ele, uma aliança, é como um pai que puxa a orelha de seus filhos quando fizemos algo de errado ou o desapontamos. No entanto, não somos marionetes de Deus e sim seres humanos! Escolhemos o caminho através de nossas ações.

      Abraços de luz :)

      Excluir
    4. A questão é que queremos escolher os atos e suas consequências. E Deus jamais seria injusto de deixar que seus filhos largassem tudo para viver inteiramente para Ele e ver que outros nem na igreja pisavam. Isso sim seria um deus maravilhoso, né? levar ao céu quem não quer compromisso sério e deixar os crentes de verdade viverem uma mentira, porque se fosse o caso, o pecado não seria proibido. Deus é bom, mas é justo, irmão! Infelizmente você pensa assim, mas amanhã, CREIO que estará restaurado.

      Excluir
  4. O livre-arbítrio é um presente de DEUS para conosco.. pra podermos ama-lo e entender os seus mandamentos e a sua Palavra.. ELE ver os nossos esforços;
    Vale a pena seguir cada mandamento pq ELE é MARAVILHOSO Ele é Perfeito ♥

    ResponderExcluir
  5. Leia a bíblia! Nao acredite no q a maioria das igrejas fazem no qual pegam versículos soltos apenas usam como exemplo mudando totalmente a palavra de Deus! já vi em muitos post desse site em que os escritores ultilizam passagens bíblicas usando termos como``tatuagem´´
    ``balada´´ nos próprios versículos sendo que nao epoca nao havia o reconhecimento dessas palavras.
    sou evangélica e amo balada!! Deus nao vai machucar o proprio filho,Deus nos guarda a cada milisegundo a questao é o comportamente que se tem em baladas esse é o problema. É por isso que existem muitos cristãos frustados pois acreditam em igrejas ditas ´´ casa de Deus´´ que pregam para uma juventude se isolarf do meio em que vivem os tornando cada vez mais ignorantes do mundo a sua volta e esses sim são os vulneráveis do inimigo! Sou cristã,tenho cristo como o meu único salvador,sei que Ele me ama e cuida de mim,tenho tatuagem e adorooooooo baladas,dançar ,ir para um bar conversar com amigos e não necessariamente beber e ``ficar doidao``,como dito no texto acima,Amo Deus e sei que ele me ama,o q a juventude deve fazer ,assim como eu faço, uma devocinal,um momento com Deus para ler a palavra e conhecer a Deus por meio do instrumento que é a bíblia e não pelo o homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parece que vc não lê a biblía, ela diz não ferireis a propria carne, tatuagem é pecado

      Excluir
    2. como assim jovem??? cade o carater cristao? cada o exemplo? se voce esta em uma festa ou balada na qual contem bebida alcoolica, droga, prostituiçao, lascivia, o que voce acha que as pessoas vao pensar de voce? ir pra balada e fazer tatuagem escandaliza o evangelho e a palavra é clara quanto a isso (romanos 14:15-16), por que em vez de vc ficar postando comentario como esse, na qual jovens que ainda nao tem conhecimento da palavra para aquilo q desagrada a Deus estarao lendo esse post e vendo o que tu dissestes, vc nao vai investir na sua intimidade e comunhao com Deus, por que fazendo isso pelo menos assim voce vai chegar a algum lugar. Nao esqueça do livro de tiago leia o capitulo 4 onde fala que a amizade do mundo te torna inimigo de Deus, e q se voce quer ser amigo de Deus, entao constitua-se inimigo do mundo. sinceramente jovem voce ta precisando renovar sua mente para provar a boa perfeita e agradavel vontade Deus, e nao é atravez de baladas e tatuagens que vc estara provando dela!

      Excluir
    3. E o ambiente como fica? Na bíblia fala para não se assentamos na roda dos escarnecedores.

      Te digo que tem um tipo de balada que não é pecado, mas essas baladas ainda não foi bem popularizada, até porque há muito preconceito, é uma balada que toca música cristã, nem todas as músicas tocadas falam de Cristo ou de Deus, mas todas são edificantes e seguem os princípios cristãos, nessas baladas vendem no máximo energético sem álcool (algumas nem isso tem, só refrigerante), é proibido pegação e roupa curta (eles tem uma equipe que cuida dessa parte), e em alguma momento dessas baladas há alguma ministração.

      Excluir
    4. Amigah Amynah Luli, você se engana, fui em várias baladas, fiz de tudo um pouco e não tinha o conhecimento que possuo hoje referente a palavra de Deus, não posso me julgar e nem ti julgar por que a todo momento pecamos, até quando falamos que não pecamos do mesmo jeito o faremos, desculpe se ti ofendi ou fui grossa, mas te falo algo( minha opinião) mesmo que façamos ou fazemos parecer que o que fazemos não é pecado se é contraditório a bíblia no fundo sabemos que somos desobediente a ordem de Deus, algo no incomoda mesmo quando o pecado se torna iniquidade, não sigo religião alguma mas quando fazia algo que claramente eu tinha certeza que era pecado mas pregava para os " meus amigos" não com palavras mas com comportamentos igual ao deles, demonstrava que era normal(Do qual já se transformava em iniquidade), me equiparava a eles, não tinha nada de diferente, hoje não que não peco, mas a luta é diária, deixar o passado cada vez mais para trás.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Amynah, todos nós temos opiniões sobre muitos assuntos, em alguns concordaremos e em outros não, no entanto,nossas opiniões importam menos do que a Bíblia. Você disse que:

    os escritores ultilizam passagens bíblicas usando termos como``tatuagem´´
    ``balada´´ nos próprios versículos sendo que nao epoca nao havia o reconhecimento dessas palavras."

    Acho que você não está lendo o mesmo blog que eu. Onde estas palavras foram introduzidas na Bíblia? Modifiquei alguma tradução bíblica para basear meus posts? Distorci a interpretação clara de algum texto para dizer o que ele não diz? Cite os locais exatos e posso explicar o que for preciso.

    Você pode discordar da minha posição, no entanto, o que você fez foi acusar-me de mudar a Palavra, isso e muito, mas muito sério.

    ResponderExcluir
  8. Não acusei ninguem apenas coloquei a minha posiçao diante dos textos q são expostos aqui ultilizei as palavras q foram usadas no texto

    ResponderExcluir
  9. Argumentos fracos e sem embasamento prático. E olha que sou cristão hein!

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que indo á esse lugares ficaremos mais expostos a fazer tais atos e fim ! Sou cristã e com o tempo eu fui aprendendo as coisas de verdade, e ainda sou muito ignorante mas é chegando mais perto de Deus que entenderemos o que ele quer de nós, e pra que estamos aqui e o que faremos ? Pq tem muita pessoas que nascem sem o conhecimento de Deus e isso é normal, e ngm tem de sentir mais santo que ngm por algo que se está fazendo, de exemplo!!! O ministério tem de ser verdadeiro com seu povo e as pessoas menos ignorante !!!

    ResponderExcluir
  11. Certamente tenho a mesma opinião, mas gostaria muito de ajuda sobre isso.
    Bom… a pouco tempo o Senhor me designou a missão de líder os jovens da minha igreja, e estou com problemas em relação a algumas meninas estarem indo a baladas e festas locais mundanas como show e bar, Gostaria de saber como aconselha las e lidar com isso, e tbm são adolescentes entre 14 e 15 anos e são pessoas que tem um cargo no ministério fazem parte do grupo de louvor e dança. No momento estou em dúvida pq se levar esse acontecimento ao ministro da igreja, ele irá (punir las) de certa forma pq já foram avisadas para não participa dessas (festas) somos ciente de que isso não agrada a Deus.
    Por favor gostaria que sua opinião a respeito e o que devo fazer, deve-se ter consciência disso ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, é comum o jovem se interessar por coisas que são normais entre os jovens não cristãos mas que não edificam ou até pior, os afasta de Deus. Creio que o primeiro passo é o ensino, não um ensino de pode e não pode, mas um ensino sobre a pessoa e caráter de Deus, sobre o propósito de nossa vida ser glorificá-lo e sobre os caminhos que ele nos propõe.
      É importante levar o jovem a tomar uma decisão, não podemos usufruir dos dois mundos sem sofrer as consequências. Se elas já foram advertidas, de duas uma, ou não entenderam as razões de por que não deveriam ter tais práticas, ou as entenderam e preferem um padrão de vida rebelde ao Senhor.
      Como líder aproxime-se delas, sonde seus corações, motive para o correto mas não se omita de corrigir e disciplinar caso seja necessário.

      Excluir
  12. Realmente não entendo, se você quer viver da mesma maneira que vivia pra que dizer que é cristão. Devemos assumir nossos atos, oh você é cristão ou apenas simpatizante, ai meus amigos você não irá envergonhar a palavra de Deus. Podemos todas as coisas, mas nem tudo nos convém, então poupe os cristãos, e assuma eu gosto do pecado e vou viver no pecado, não arrume desculpas, ou diga que nos cristãos somos caretas, vive anos brincando com Deus, mentindo para mim mesma, presenciei jovens perdendo a vida por troca de momentos de prazeres, perder a vida é melhor?
    - Qual a sua decisão hoje, Deus te deu a escolha, então escolha não da pra servir a dois senhores.
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  13. Uma pessoa que tem um relacionamento com Deus sabe aonde pisa...uma pessoa que preferi ter comunhão com a turma do bar do que com aqueles que buscam cumprir os ensinamentos de cristo está longe de agradar ao senhor...Falo com conhecimento de causa vivia em bar baladinha etc...o que mais tem é o culto ao vício e ao pecado...depois que me converti e tive e fui batizado com o espirito santo as coisas foram ficando mais claras, seria muita hipocrisia minha defender o pecado...

    ResponderExcluir
  14. Uma pessoa que tem um relacionamento com Deus sabe aonde pisa...uma pessoa que preferi ter comunhão com a turma do bar do que com aqueles que buscam cumprir os ensinamentos de cristo está longe de agradar ao senhor...Falo com conhecimento de causa vivia em bar baladinha etc...o que mais tem é o culto ao vício e ao pecado...depois que me converti e tive e fui batizado com o espirito santo as coisas foram ficando mais claras, seria muita hipocrisia minha defender o pecado...

    ResponderExcluir
  15. Roberto, meu nome é Cynthia e tenho 2 filhos, a Rebecca com 14 anos e Matheus com 8 anos! São 2 bênçãos que o Deus me deu! Amei as suas postagens! São muitos esclarecedoras! E realmente criar filhos na época em que estamos é DESAFIADOR! Cresci em um lar na qual a minha mãe era evangélica e o meu pai, não! Mas isso nunca foi empecilho pra que ela me mostrasse o Caminho do Senhor! Perdi o meu pai ainda adolescente vítima de um câncer e a minha mãe Deus levou eu já era uma jovem! Conheci um rapaz e 2 anos depois engravidei e tive a Rebecca!Esse rapaz atualmente é o meu marido! E já estamos juntos há 16 anos! Nós íamos à Igreja, ele se converteu e se batizou. Mas abrimos uma brecha e o nosso compromisso com o Senhor, não foi mais o mesmo! E começamos a dar lugar as coisas do mundo! Aí sempre que aperta, a gente vai a Igreja, quando não aperta, aí esquecemos... Enfim, hj estou voltando para a Casa do Pai! Mas estou encontrando sérias dificuldades pra levar a minha filha para os Caminhos do Senhor!!! Ela está com 14 anos e tudo que eu falo ela revida! Eu sempre ensinei a ela que o único Caminho a ser seguido é o do Senhor! Mas nunca dei exemplo pra que ela tivesse compromisso! E hj estou vendo o problema que estou tendo! Ela tá com um namorado de 15 anos! Ele me parece um bom menino, meu marido conhece os pais dele desde criança! Já fiz um convite pra ele de irmos a Igreja e ele topou! Então esse fim de semana ele se comprometeu a ir conosco! Estou numa batalha espiritual! Quero a minha família aos pés do Senhor Jesus! Não quero mais perder o meu objetivo, que é alcançar o Reino de Deus! Mas não quero deixar a minha família pra traz! Na igreja em que eu estou indo, tem culto para adolescentes todas as segundas! Eles oram, louvam... mas acho que falta compromisso! Minha filha até vai nesses cultos, pois depois que o culto acaba, ficam todos conversando do lado de fora e acho que ela vai mais por causa das amizades do que por causa do culto! Quando consigo leva-la aos domingos, falo pra ela que tem a Escola Bíblica Dominical, mas ela não quer ir de jeito nenhum! Sei que o que eu tenho pela frente, só jejum e muita oração para consegui transformar o coração da minha família! Mas eu tenho fé em Deus que eu vou vencer em nome de JESUS! Fica na Paz do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  16. Olha discordo totalmente de tudo isso, vida agente so tem uma, Deus nos deu uma vida para se vivida,curtida. Se agente for se perguntar se tudo é pecado, não fariamos nada, apenas viva sem medo, curta,ame,fique,se iluda,apaixone se,apronte,fique com amigos,vá a igreja,reze. E não de ouvidos a evangélicos, pois eu respeito eles, respeito o jeito de louvar, já eles tem a cara de pau de falar que a religião certa é só dele, Eles querem um mudo melhor mas não fazem isso, Desrepeitar Ateu,Camdomble,Catolico não faz um mundo melhor é sim pior, Um mundo melhor é quando todos se respeitarem independente da sua raça, da sua cultura, da sua religião. Eu acredito em um Deus, tenho amigos que não acreditam nenhum, tenho amigos que acreditam em espiritos, tenho amigos que acreditam em varios e não é por isso que tento enfiar Deus na cabeça deles não é por isso que desrespeito eles, Cada Um Tem Direito de Acreditar No Mundo, são 7 bilhões de pessoas no mundo, nem todas vão acreditar em Deus

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que não a nada de mais, uma festa em família, sem bebidas, pessoas casadas, filhos, sem ninguém solteiro para ficar azarando, todos comprometidos e sérios, ouvir uma música secular onde não agride os princípios morais, ou o evangelho, a DEUS e JESUS, sem apologia as drogas e sexo, sem rebaixar as mulheres a objeto de desejo, e vice e versa, não vejo nenhum problema, um momento de descontração, sem desrespeitar, não vejo nenhum problema, até porque parece que o Cristão tem que viver a cada segundo pregando o evangelho, pode até ser mas melhor então ficar sozinho, sem esposa, sem família, e viver literalmente da obra total, por isso não vejo mal algum em uma festa dessa maneira que eu disse.

    ResponderExcluir
  18. Roberto, não sei se vai chegar a ler isso.

    Sabe tenho uma filha q completou 18 anos em dezembro passado, ocorre q somos cristãos, na verdade eu e meus dois filhos, pois meu esposo não vai a igreja com a gente, ele já chegou a ir algumas vezes, mas parou. Minha filha é o q está me preocupando de mais nesse momento...ela teve um namoro q durou 2 anos e era um namoro mais inocente, tanto q durante esse tempo ela nunca se quer teve relação sexual com o namorado, mas ela terminou o namoro de dois anos pq conheceu um moço no curso q está fazendo. Então ela terminou o namoro e logo começou a ficar com esse moço, hoje com apenas 3 meses q estão juntos ela já se entregou a ele...ela é muito minha amiga, muito mesmo, então ela me contou tudo. Ocorre é q ela além de ser virgem, ia pra igreja e nunca tinha ido em uma balada na vida, mas o mocinho q ela está namorando hoje, adora uma balada. Então um dia ela veio até mim e me pediu para deixá-la ir a balada com o namorado, eu não queria deixar, mas ela insistiu muito....mãe por favor eu tenho muita curiosidade e vontade....então eu mesmo triste deixei, pois eu pensei... como vou proibir ela de tudo, sendo q toda hora ela joga na minha cara q agora ela tem 18 anos e q quer fazer coisas q ela acha q não tem mal nenhum. Resumindo, ela foi pra balada e amou, amou se divertir, dançar, e quer ir novamente.
    A igreja, ela já não vai mais como antes. O namorado, eles não se desgrudam.
    O q eu faço? Me dê uma opinião, por favor. Eu não posso ficar brigando com ela todo o tempo, se não meu relacionamento com ela vai ficar um horror, eu e ela somos muito amiga, eu não sou uma mãe chata, pelo contrário, gostaria de ser mais enérgica as vezes, mas não consigo. Eu ultimamente, estou pensando assim: Senhor meu Deus, eu fiz tudo o q pude por ela e tudo de bom eu ensinei a ela, mas agora o q posso eu fazer, se ela quer ir por outros caminhos, eu não posso me culpar, pois realmente eu fiz tudo por ela, e sempre fui muito, mas muito amiga dela.
    O q devo fazer? Deixar q ela viva a vidinha dela, ainda q eu não me agrade com as escolhas dela? Ela sempre foi uma filha maravilhosa Roberto, mas agora está ficando rebelde e isso é tão triste.
    Me desculpe pelo texto tão gde.
    Isso foi um desabafo, pois não tenho com quem conversar. Não tenho alguém fisicamente né, pois tenho o meu Deus maravilhoso é com Ele q converso sempre.
    Tô escrevendo e chorando já. A minha maior dúvida, é q por nunca ter tido essa experiência antes, pois meu outro filho, tem apenas 10 anos, se eu não estou sendo boa de mais, mole de mais.
    Ensinei a ela tudo o q é bom e o q não é, se acaso ela começar a partir para lado das coisas q não são boas, a culpa não é minha né? Preciso ouvir isso de alguém. Por favor, me ajudem.
    Alguém pode estar lendo isso e pensar....nossa mas cadê o marido dessa mulher, o pai dessa menina? Não posso contar com ele pra nada... ele está dentro de casa, mas é como se não estivesse...fazem 20 anos q somos casados e estamos tendo uma crise em nosso casamento, como nunca tínhamos antes, fazem quase 6 meses q não namoramos, ele se encontra em depressão, estou tendo uma vida q parece de uma viúva, ele não participa de nada, está ausente em tudo.
    É por isso q disse q não tenho com quem conversar. Qdo na verdade deveríamos estar lidando com tudo isso juntos né.

    Mas tudo bem qto a isso, pois creio firmemente na vinha vitória.
    Eu só estou na dúvida, se do jeito q estou agindo com minha filha, está correto ou não.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Roberto, não sei se vai chegar a ler isso.

    Sabe tenho uma filha q completou 18 anos em dezembro passado, ocorre q somos cristãos, na verdade eu e meus dois filhos, pois meu esposo não vai a igreja com a gente, ele já chegou a ir algumas vezes, mas parou. Minha filha é o q está me preocupando de mais nesse momento...ela teve um namoro q durou 2 anos e era um namoro mais inocente, tanto q durante esse tempo ela nunca se quer teve relação sexual com o namorado, mas ela terminou o namoro de dois anos pq conheceu um moço no curso q está fazendo. Então ela terminou o namoro e logo começou a ficar com esse moço, hoje com apenas 3 meses q estão juntos ela já se entregou a ele...ela é muito minha amiga, muito mesmo, então ela me contou tudo. Ocorre é q ela além de ser virgem, ia pra igreja e nunca tinha ido em uma balada na vida, mas o mocinho q ela está namorando hoje, adora uma balada. Então um dia ela veio até mim e me pediu para deixá-la ir a balada com o namorado, eu não queria deixar, mas ela insistiu muito....mãe por favor eu tenho muita curiosidade e vontade....então eu mesmo triste deixei, pois eu pensei... como vou proibir ela de tudo, sendo q toda hora ela joga na minha cara q agora ela tem 18 anos e q quer fazer coisas q ela acha q não tem mal nenhum. Resumindo, ela foi pra balada e amou, amou se divertir, dançar, e quer ir novamente.
    A igreja, ela já não vai mais como antes. O namorado, eles não se desgrudam.
    O q eu faço? Me dê uma opinião, por favor. Eu não posso ficar brigando com ela todo o tempo, se não meu relacionamento com ela vai ficar um horror, eu e ela somos muito amiga, eu não sou uma mãe chata, pelo contrário, gostaria de ser mais enérgica as vezes, mas não consigo. Eu ultimamente, estou pensando assim: Senhor meu Deus, eu fiz tudo o q pude por ela e tudo de bom eu ensinei a ela, mas agora o q posso eu fazer, se ela quer ir por outros caminhos, eu não posso me culpar, pois realmente eu fiz tudo por ela, e sempre fui muito, mas muito amiga dela.
    O q devo fazer? Deixar q ela viva a vidinha dela, ainda q eu não me agrade com as escolhas dela? Ela sempre foi uma filha maravilhosa Roberto, mas agora está ficando rebelde e isso é tão triste.
    Me desculpe pelo texto tão gde.
    Isso foi um desabafo, pois não tenho com quem conversar. Não tenho alguém fisicamente né, pois tenho o meu Deus maravilhoso é com Ele q converso sempre.
    Tô escrevendo e chorando já. A minha maior dúvida, é q por nunca ter tido essa experiência antes, pois meu outro filho, tem apenas 10 anos, se eu não estou sendo boa de mais, mole de mais.
    Ensinei a ela tudo o q é bom e o q não é, se acaso ela começar a partir para lado das coisas q não são boas, a culpa não é minha né? Preciso ouvir isso de alguém. Por favor, me ajudem.
    Alguém pode estar lendo isso e pensar....nossa mas cadê o marido dessa mulher, o pai dessa menina? Não posso contar com ele pra nada... ele está dentro de casa, mas é como se não estivesse...fazem 20 anos q somos casados e estamos tendo uma crise em nosso casamento, como nunca tínhamos antes, fazem quase 6 meses q não namoramos, ele se encontra em depressão, estou tendo uma vida q parece de uma viúva, ele não participa de nada, está ausente em tudo.

    ResponderExcluir
  21. Eu não gosto de ouvir no meu dia a dia músicas de igreja o que eu faço ???

    ResponderExcluir
  22. Eu nao gosto de ouvir as músicas dá igreja fora dá igreja aí não sei q musica eu escuto o que eu faço não consigo gostar dessas músicas gospel

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários, sugestões ou opiniões. Lembre-se:
- pode discordar, mas com educação